Cultura - Música

A trajetória de sucesso do Rapper Dexter

2 de Março de 2015

Oitavo Anjo, ou Marcos Fernandes de Omena, 40 anos, é hoje um dos principais nomes do Hip Hop nacional. Iniciou sua carreira nos anos 90, influenciado pelos grandes nomes do rap da época, Public Enemy, NWA e Racionais MCs, e pela ideologia implícita de aliar música com comprometimento social, formação de opinião e multiplicador de consciência racial.

 
 

Em 1999, com o rapper Afro X, fundou o grupo 509-E, com quem gravou dois álbuns, “Provérbios 13”, de 2000 e “MMII DC”, de 2002, ambos repletos de participações especiais, parcerias que se tornariam uma das marcas de Dexter, como Mano Brown, DJ Hum, MV Bill, DJ Zé Gonzales e Edi Rock.

 
 

 

Em 2005, iniciou carreira solo com “Exilado Sim, Preso Não”. No mesmo ano, venceu o prêmio Hutuz, principal premiação do Hip Hop brasileiro, como melhor álbum.

 
 

Em 2010, lançou o primeiro DVD e CD da série “DEXTER & Convidados”, com parceiros habituais, como G.O.G., Edi Rock, Thaíde e Mano Brown, e outras até então inéditas, como Fernandinho Beat Box e Paula Lima.

 

Em 2012, se apresentou na Virada Cutural, acompanhado da recém criada, Banda Oitavo Anjo, que o acompanha nos shows desde então e fez os shows de encerramento do Encontro Paulista de Hip Hop, no Memorial da América Latina, e realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura e da Semana Paulista de Hip Hop, no Vale do Anhangabaú, onde, entre os convidados, estava a cantora vencedora do primeiro The Voice Brasil, Ellen Oléria.

 

Ainda em 2012, em parceria com a Real Filmes, gravou seu segundo DVD ”DEXTER & Convidados”.

 

Em 2013, DEXTER – Oitavo Anjo, teve a sua primeira experiência internacional. Foi a Portugal e se apresentou nas cidades de Porto e Lisboa.

 

Em 2014, lançou seu terceiro DVD da série ”DEXTER & Convidados” ao lado da Banda Oitavo Anjo e uma vez, vários parceiros abrilhantaram o trabalho e mostraram o prestígio do rapper. Entre as novidades, os sambistas Péricles, Juninho do Banjo e grupo Katinguelê, os DJs KL-Jay e Cia, o grupo de rap Ao Cubo e da MPB, vieram Guilherme Arantes e Seu Jorge.

 

Ainda em 2014, DEXTER – Oitavo Anjo, participou de vários trabalhos de outros artistas, como na música “Liberdade Não Tem Preço”, do disco solo de Edi Rock, de uma faixa póstuma de música inédita do rapper Sabotage, e dos videoclipes “Auto-Reverse”, do grupo O Rappa e de “Mil Faces De Um Homem Leal (Marighella)” dos Racionais MCs.

 

Está em fase de gravação do seu terceiro álbum, “Flor de Lótus”, que será lançado no segundo semestre de 2015.

 

JOGO DAS ESTRELAS

Além do sucesso nos palcos, Dexter ainda bate um bolão nos jogos de futebol solidário. O próximo evento que ele estará presente será em Franca-SP, no dia 21 de março (sábado), às 16h. Ao lado de outras estrelas da música, do esporte e da televisão brasileira. A partida será para ajudar o pequeno Davi Miguel, um bebê de seis meses que precisa de uma cirurgia nos EUA no valor de R$ 6 mihões. 

 

 Fotos: Fábio Terral

Comentários
Assista ao vídeo