Cultura - Teatro

ESTRÉIA - TADZIO

30 de Abril de 2015

Nos últimos anos a Igreja Católica vem sofrendo uma série de denúncias de casos de pedofilia envolvendo lideranças religiosas, principalmente nos EUA e Europa, levando o Papa Francisco a criar, em 2013, uma comissão para investigar as acusações. Esse tema tão delicado será abordado no espetáculo Tadzio, que estreia dia 09 de maio no Espaço Parlapatões, com André Grecco, Thalles Cabral e Nélida Lima

 
 

A peça de Zen Salles, com direção de Dan Rosseto, é levemente inspirada no livro “Morte em Veneza” de Thomas Mann, que narra a paixão platônica do escritor Gustav von Aschenbach por um jovem polaco de apenas 13 anos. Outra inspiração foi o polêmico e notório caso da Escola Base de São Paulo, onde os seus diretores foram acusados pela opinião pública de abusarem sexualmente de alguns alunos. Após uma investigação sem nenhum rigor ou prova concreta, essas pessoas conseguiram provar a inocência, porém ficaram diversas marcas.

 

A partir desses fatos, dois aspectos foram trabalhados com maior destaque dentro do processo ficcional de “Tadzio”. O primeiro aspecto é o incontrolável desejo que perturba ferozmente as personagens envolvidas. Já o segundo é o julgamento precipitado que pode haver diante de alguns fatos inventados e que passam a ser encarados como uma verdade absoluta.

 

Na trama, um jovem de 25 anos é ordenado padre e diante da tão sonhada realização, passa a relembrar em tom de confissão como nasceu o seu desejo pelo “santo sacerdócio”. Também narra a maneira que conheceu o seu grande mestre e fonte de inspiração para a vida, o padre Enoque, que despertou nele uma “diabólica” paixão quando tinha apenas 13 anos. Os fatos são contados a partir do ponto de vista de Tadeu que, extremamente contrariado em seu desejo não consumado, resolve se vingar do padre Enoque a partir de uma escandalosa revelação.

 

É justamente aí que o espetáculo aborda um pouco da complexidade humana, que vai muito além do bem e do mal, do céu ou do inferno, de Deus ou do Diabo que nos faz pensar sobre as várias facetas de um desejo avassalador. Na mesma intensidade, também analisa como o mundo ao redor pode reagir diante de uma surpreendente confissão, seja ela verdadeira ou não.

FICHA TÉCNICA:

 

Texto: Zen Salles 

Direção: Dan Rosseto 

Elenco: André Grecco, Thalles Cabral e Nélida Lima 

Trilha Sonora: Fred Silveira 

Cenário, Figurino e Iluminação: Kleber Montanheiro 

Preparação Vocal: Nélida Lima 

Direção de Produção: André Grecco 

Produção Executiva: Rafael Petri 

Fotos: Rafael Petri

Designer Gráfico: Renan Marcondes 

Assessoria de Imprensa: Fabio Camara (Lugibi Assessoria de Imprensa e Produções) 

Administração: DYC Contabilidade 

Realização: Cão Bravo Produções e Applauzo Produções Artísticas

 

SERVIÇO:

 

LOCAL: ESPAÇO PARLAPATÕES – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro. 98 lugares.

DATA: 09/05 até 27/06 (Sábado meia-noite)

INGRESSOS: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

INFORMAÇÕES: (11) 3258-4449

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com.br ou telefone: 4003-1212. Aceita todos os cartões de débito, crédito ou dinheiro.

BILHETERIA: De terça a domingo, das 16h às 22h

ESTACIONAMENTO CONVENIADO: Rua Nestor Pestana, 129

DURAÇÃO: 70 min

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

 

EQUIPE:  

 

ZEN SALLES (Autor) - Jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão e dramaturgo com aperfeiçoamento no Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. “Pororoca”, peça de sua autoria, foi escolhida para montagem após um rigoroso processo seletivo, ficando em cartaz durante seis meses no Teatro do Sesi em São Paulo com direção do premiado Sérgio Ferrara. Com “Pororoca” recebe a indicação ao prêmio de Melhor Dramaturgo de 2010 pela Cooperativa Paulista de Teatro. É autor das peças “Agridoce", "Jet Lag”, “On $ALE” e “Bílis”, que participaram com grande sucesso das Satyrianas. Também é autor de “1, 26”, peça protagonizada pela atriz Bárbara Bruno e que participou do projeto Os Dez Dramaturgos no site Teatro Para Alguém. Escreve também os textos “Tilt” e “Siameses”, que fez parte do projeto Letras em Cena, realizado no Masp.  Em 2014 estreou, “Genet – O Poeta Ladrão”, também com direção de Sérgio Ferrara.

 

DAN ROSSETO (Diretor) - Graduado em Comunicação Social, Cinema e Pós Graduado em Crítica de Arte e diretor da escola Applauzo Produções. Dirigiu esse ano, O COLECIONADOR DE UNIVERSOS de Luccas Papp e LISBELA E O PRISIONEIRO – O MUSICAL de Osman Lins. Esteve à frente da direção dos espetáculos MANUAL PARA DIAS CHUVOSOS (2014) de sua autoria, VALSA Nº 6 (2012) de Nelson Rodrigues, ELES NÃO USAM BLACK TIE (2011) de Gianfrancesco Guarnieri, DIGA QUE VOCÊ JÁ ME ESQUECEU (2010), inspirado no universo de Nelson Rodrigues, QUANDO AS MÁQUINAS PARAM (2008) de Plínio Marcos, MALDITO CORAÇÃO (2008) de Vera Karam, O COLECIONADOR (2007) de Mark Healy, DOIS IRMÃOS (2006) de Fausto Paravidino entre outros. É fundador da Cia. Eventual de Teatro e esteve em países como México e Chilecom a peça MARCAS DE UM CREPÚSCULO (2005), ANTES QUE SEJA TARDE (2008) e COMO DIZEMOS, ADEUS (2009). Como ator, esteve nas montagens de IMPERADOR E GALILEU (2008) de Henrik Ibsen, O BEIJO NO ASFALTO (2007) de Nelson Rodrigues, CANÃA – A TERRA PROMETIDA (2005) de Jarbas Capusso Filho, MÃO NA LUVA (2001) de Oduvaldo Viana Filho, PONTO DE PARTIDA (1999) de Gianfrancesco Guarnieri, MADAME BLAVATSKY (1997) de Plínio Marcos entre outros.

 

ANDRÉ GRECCO (Ator e produtor) - Formou-se em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). É ator, diretor, iluminador e produtor teatral. Em teatro atuou em “Romeu e Julieta” de William Shakespeare com direção de Ivan Feijó, “Francesca” de Luís Alberto de Abreu (Indicado ao Prêmio Shell/2012 – Melhor Dramaturgia) com direção de Roberto Lage, “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues com direção de Lúcia Veríssimo, “Gazinha” da Cia dos Ditos Cujos com texto e direção de Sidmar Gomes, “Notas da Superfície” com direção de Márcia Abujamra, “O Bailado de Flávio de Carvalho” com direção de Roberto Lage, “O Açougue ou De Como Frank Sinatra me Emociona” e "292" com texto e direção de Marcelo Soler, entre outros. Em cinema atuou em "O Futebol" de Sócrates e Kleber Mazzieiro de Souza e nos curtas-metragens “Luz” (Festival Mix Brasil – Mostra Oficial 2010) de Bruna Capozzolli e "Geóides" de Sérgio Concílio, entre outros.  

 

THALLES CABRAL (Ator) - Formado pela Escola de Atores Wolf Maia em 2012, cursou também Cinema na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e na Academia Internacional de Cinema, além do curso de Interpretação para Televisão e Cinema da Escola Globe em São Paulo. Na televisão fez a novela “Amor à Vida” de Walcyr Carrasco com direção de Mauro Mendonça Filho e no teatro fez os espetáculos “Amor aos Pedaços” com texto e direção de Elias Andreato, “No Natal a Gente Vem Te Buscar” com texto de Naum Alves de Souza e direção de Ruy Cortez, “História Viva” com texto e direção de Wladimir Ponchirolli e “Eu e Elas” com texto e direção de Sônia Bacilla em Curitiba, com o qual foi indicado ao Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Teatro Lala Schineider, entre outras.  É também músico e cantor e lançou recentemente seu primeiro EP "That's What We Were Made For" com sete músicas autorais com as quais lançara seu primeiro CD em 2015.  

 

NÉLIDA LIMA (Atriz e preparadora vocal)

Musicoterapeuta formada pela FMU, atua desde 1989 e estudou teatro, dança, circo, piano e violão. Estudou Performance Wolfsohn e Hart com Carol Mendelsohn (EUA), Saule Ryan (UK) e Paula Molinari (BR). Em técnica vocal para teatro musical fez coaching com Tituss Burguess (EUA), iniciou seus estudos de belting contemporâneo com o Maestro Marconi Araújo e está sob orientação de Tiago Kaltenbacher.  Como cantora já foi vocalista, backing vocal, coralista e solista. Como atriz trabalhou na Blue Star Shows LTDA e atualmente é integrante da Cia Eventual de Teatro sob direção de Dan Rosseto. É também professora de Canto Popular, erudito e preparadora vocal de cantores e atores.

Comentários
Assista ao vídeo