Colaboradores - Mauro e Tati

Bretão de Carne

19 de Maio de 2015

 

    Por Mauro Oliveira e Tati Basílio

 

 

Esta receita nasceu de um desejo, sim temos ideias e desejos culinários com uma certa frequência.

E como pra quem gosta de cozinha tudo é um bom motivo, um dia frio somado a vontade de uma comidinha estilo slow food e aromática atiçou nossa cabeça e nosso estômago. Demos uma espiada na internet até que nos deparamos com a foto e os passos de preparo de um belo Ragu italiano (molho de longo – longo mesmo, cozimento, à base de carne, vinho tinto, água, azeite, cebola, manjericão e muito tomate!).

A partir daí começamos a pensar em experimentações que o conceito (molho de carne longamente cozida) possibilitaria.

Bom, como carne o corte escolhido foi o músculo bovino. Embora muitas pessoas tenham um certo preconceito, as carnes ditas “de segunda” são as melhores para pratos deste estilo. No lugar do vinho, porque não uma cerveja preta, ou melhor ainda Caracu e por ai foi até, voilà temos um novo prato!

Faltava batiza-lo afinal ele deixou, de longe, de ser um ragu. Por ser a base de carne, ser rústico (pelo menos na aparência) e por causa da cerveja utilizada para cozinhar o nome escolhido foi Bretão.

O Bretão é super fácil de fazer, cozinha lentamente e é saborosíssimo. Ele vai bem com polenta, purê de mandioquinha ou com pão italiano. Pra beber, a primeira opção é sempre seguir a linha de preparo e acompanhar o prato com a mesma cerveja, mas como a vibe é de novas experiências também pode servir o Bretão com cerveja tipo Stout ou burlar um pouco as regras e servir um vinho tinto frutado, não muito envelhecido (Merlot é uma boa opção) um tinto frisante de Bonarda ou Barbera ambos italianos são ótimas opções também.

Feitas as devidas apresentações, explicações e combinações, vamos a receita:

Bretão de Carne com Cerveja

Bretão de Carne com Cerveja

Ingredientes (porção para 3 pessoas comendo bem)

  • ½ kg de músculo bovino limpo

  • 1 cebola

  • Alho a gosto

  • 2 latas de Caracu (se quiser gourmetizar rs pode substituir por Guiness, fica demais!!)

  • 3 tomates inteiros

  • 1 maço pequeno de espinafre limpo

  • Sal e pimenta do reino a gosto

  • Azeite

Preparo: tempere a carne com sal e pimenta do reino, reserve. Numa panela de pressão refogue a cebola e o alho no azeite. Sele a carne neste refogado. Adicione as cervejas, mexa e deixe ferver. Tampe a panela e deixe na pressão por volta de 40˜50 minutos.

Após este tempo, abra a panela* e coloque os tomates inteiros. Volte para a pressão por mais 5 minutos**. A medida que tudo vai cozinhando sua casa vai ganhar um aroma delicioso!!!

Depois dos 5 minutos, abra a panela e coloque o espinafre (nós usamos ele inteiro, mas se preferir pode usar apenas as folhas). Ligue o fogo até pegar pressão novamente e desligue deixe abafar por mais 5 minutos e pronto! Agora é só servir.***

Dicas:

* Para abrir a panela de pressão, coloque a válvula sob água corrente e levante a válvula com uma colher de pau, ou algo refratário. 

** O tomate deve estar cozido porém firme, não deixe passar muito tempo senão o tomate irá derreter na pressão.

*** Guarde o caldo que sobrar da carne, tenho uma receita de macarrão com ele que vocês irão adorar.

Leia mais em: http://entrepanelasetacas.com.br/ 

Comentários
Assista ao vídeo