Notícias -

Polícia diz que mais um lote de cerveja mineira está contaminado

13 de Janeiro de 2020

A Polícia Civil informou, na manhã desta segunda-feira (13), que mais um lote da cerveja Belorizontina, da fabricante Backer, está contaminado com dois anticongelantes que podem estar relacionados com uma doença misteriosa que pode ter contaminado até 21 pessoas em Minas Gerais.

Os laudos já apontavam a presença de dietilenoglicol, que é tóxico à saúde humana, no lote L1 e L2 1348. Agora, o mesmo produto foi achado no lote L2 1354. Os novos resultados indicam que uma substância chamada monoetilenoglicou também está presente nos dois lotes.

Divulgação
 

Até o momento, sabe-se que as garrafas com os líquidos contaminados foram distribuídas para a região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo, Espírito Santo, Brasília e outras regiões de Minas.

Segundo a Polícia Civil, o produto em alguns Estados é vendido com o nome "Capixaba" e há garrafas deste rótulo também contaminadas. Os peritos destacam que embora os das marcaas sejam diferentes, o líquido da "Belorizontina" e da "Capixaba" são os mesmos.

O número de pessoas possivelmente contaminadas atualmente é de 11, mas segundo a Polícia Civil, ele pode chegar a 21 após a conclusão de análises das equipes de saúde. Nem todos eles teriam se intoxicado no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte.

A reportagem aguarda posicionamento da Backer sobre os resultados dos laudos. A empresa já havia explicado que não usa o dietileno em seu processo de produção. Thales Bittencourt, superintendente de polícia pécnico-científica, explica que a fabricante apresentou notas fiscais da compra de monoetilenoglicol e que um barril da substância foi encontrado na empresa.

Especialistas ouvidos explicam que, em condições ideais, os anticongelantes não encontram com a cerveja nos processos de produção. Isso só acontece se tiver ocorrido alguma falha. A polícia não descatou a possibilidade de uma sabotagem. A investigação sobre o assunto, contudo, ainda segue em sigilo.

Comentários
Assista ao vídeo