Informes -

Como contornar o impacto do coronavírus nos pequenos negócios

17 de Março de 2020

O mundo parou e as pessoas estão assustadas com a pandemia COVID-19 que pegou a todos de surpresa, impactando não só no dia a dia, mas o faturamento e permanência de muitos negócios. A Estrategista de Carreira e Negócios Ell Branco e diretora da MOB Comunicação dá algumas dicas de como contornar uma situação onde mercadologicamente falando, só os mais preparados sobreviverão.

Confira as sugestões:

Cuidado com as informações que você consome. Quando receber alguma informação a respeito de economia, faturamento e previsões de futuro a respeito dos mesmos, cheque as fontes e se a pessoa que disponibilizou a informação tem propriedade para falar sobre a tal. Isso vai ajudá-lo a manter a calma, e não disseminar pânico e fake News por aí.

·        Negocie: Boletos vencendo, negócios fechados, funcionários para pagar e diversas inseguranças em sua cabeça... É hora de negociar. Negocie com você mesmo toda vez que um pensamento negativo ou desesperador te afligir e procure matérias ou provisões que provem o quanto está errado. A mesma negociação é válida com funcionários e fornecedores afinal, todos estão cientes da situação atual.

·        Aproveite o tempo para investir em você e em seu negócio.

Aproveite o tempo em casa para organizar a vida, traçar metas e adquirir conhecimento através de livros, séries e internet.

·        Planeje-se: Revise os custos, receitas, faturamento, equipe, fornecedores e tudo mais que for necessário para seu negócio funcionar. Analisem quais são os seus diferenciais e como anda o posicionamento da sua marca. Reivente-se e trace uma estratégia para retornar ao mercado de forma eficaz e rentável.

·        Siga perfis relevantes nas redes sociais, ou grupos que possam acompanhar e discutir o assunto junto com você. Isso vai te deixar mais seguro para enfrentar essa turbulência e poderá trazer novas ideias para o seu negócio, afinal, empreendedores juntos, são mais fortes.

Comentários
Assista ao vídeo