Cultura -

Paulistano integra nova geração de artistas brasileiros

17 de Março de 2020

Aos 30 anos, Ariel Busquila soma mais de 250 obras e duas exposições na Câmara dos Deputados, em Brasília 

Fã de Salvador Dalí, Ariel Busquila jamais imaginou que também conquistaria seu próprio público. Mas agora começa a ver que isso pode ser uma realidade. Aos 30 anos, o paulistano já reúne mais de 250 obras e várias exposições. Duas delas na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

Formado em Design de Moda pelo Instituto Europeu de Design, Ariel sempre foi ligado às artes. Começou a ter aulas de pintura aos 11 anos de idade, fez curso de Artes Plásticas no Centro Cultural Castillo Pittamiglio, em Montevidéu, Uruguai, curso de História da Arte com Rodrigo Naves e pós-graduação em Práticas Artísticas na FAAP. Teve a primeira exposição de suas obras aos 20 anos de idade. 

De lá para cá, já fez mais de 100 pinturas em aquarela, 150 obras em acrílico sobre tela, fotos e xilogravura, forma artística que vem experimentando mais recentemente. Ariel aposta em quadros estéticos e não se prende a métodos ou conceitos de um determinado estilo. “Eu não penso previamente no que vou fazer. Apenas sento e pinto o que estou sentindo. Decido que está pronto quando olho e acho que está bonito”, explica. 

O pintor acredita que a arte tem o poder de restaurar sentimentos e mexer com a sensibilidade das pessoas. “Hoje em dia já temos as fotografias para retratar a realidade. Nos meus trabalhos prefiro ir para o abstrato, mexer com o imaginário de quem vê”. Algumas de suas obras já serviram de cenário para séries da Netflix e SBT. 

Recentemente, arriscou-se em uma nova forma artística: a escrita. Seu primeiro livro conta a história de uma criança que tinha tudo para ser feliz, não fossem fatos perturbadores e enigmáticos que atravessam a sua trajetória. Uma narrativa que deixa o leitor apreensivo e intrigado entre o que é real ou não. A ficção será lançada em abril pela editora Chiado Books.

Comentários
Assista ao vídeo