Informes -

Nota à imprensa

11 de Junho de 2020

Sobre o anúncio da nova medida de fechamento do comércio em Ribeirão Preto, a ACIRP manifesta seu descontentamento com o governo do Estado no que diz respeito a transparência dos dados e critérios que basearam a decisão, uma vez que regiões com piores números tiveram a classificação mantida, enquanto a cidade de Ribeirão Preto foi rebaixada.

É importante destacar que nossa cidade tem realizado um número significativo de testes cujos resultados se refletem nas estatísticas utilizadas pelo Estado no contexto do Plano São Paulo, de forma que esta atenção maior do município não pode impactar negativamente no processo de flexibilização do isolamento social.

A ACIRP entende que os comerciantes cumpriram com seu papel na reabertura, respeitando todos protocolos sanitários determinados, e segue defendendo que seja realizada uma comunicação clara e antecipada de indicadores evolutivos para que o plano proposto pelo governo do Estado seja de fato efetivo.

Estes critérios e estatísticas devem ser públicos para gerar previsibilidade, uma vez que, como estamos vendo, a retomada ou fechamento das atividades não é um processo que as empresas realizam facilmente.

Comunicações como a realizada nesta quarta-feira (10/06), pegam desprevenidos milhares de empreendedores que, quando da decisão pela reabertura, se viram obrigados a resgatar o relacionamento com seus fornecedores, investir na adequação aos protocolos sanitários e redefinir relações trabalhistas.

Soma-se a isso a falta de coesão nos critérios das medidas de distanciamento, que se mostram ineficientes. Está claro, por exemplo, que restrições no transporte público e redução dos horários de atendimento do comércio só contribuem para a aglomeração nos veículos e nas lojas e seus entornos.

Reforçamos mais uma vez o compromisso da ACIRP com a preservação da vida e nossa preocupação com a gravidade da doença e de toda a situação que dela decorre. É evidente que todos precisam contribuir com o controle da pandemia como é evidente a necessidade de haver mais transparência e coerência nas decisões impostas pelo governo estadual.

Comentários
Assista ao vídeo