Notícias -

Cidade no interior da Bahia sofre há mais de 10 anos com lixão e esgotos irregulares

13 de Julho de 2020

O descaso da rede pública fez com que um dos pré-candidatos à prefeitura de Ituberá chamasse a atenção para os problemas ambientais do município

Localizada no Baixo Sul da Bahia, Ituberá é conhecida como a “Capital das Águas” devido à sua abundância hídrica. Apesar de toda a beleza de suas praias e cachoeiras, o munícipio está tendo estes recursos depredados por conta da inoperância dos governantes, mesmo sendo parte de uma área de proteção ambiental.

Uma pesquisa realizada em 2007, pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, já apontava que existiam irregularidades no que, na época, era considerado como o aterro controlado de Ituberá. Hoje em dia, o espaço é um lixão com acesso totalmente descontrolado, queima de resíduos a céu aberto e impermeabilização do solo inexistente, caracterizando risco à saúde da população.

No último dia 9 de julho, um dos pré-candidatos à prefeitura do munícipio, Reges Aragão (PP) destacou o problema em suas redes sociais através de um quadro intitulado “Papo Cabeça”. Em live, ele conversou com cidadãos da cidade, que são especialistas em Meio Ambiente, para debater os principais impactos do lixão em Ituberá e pensar em possíveis soluções de maneira coletiva.

Para Reges, a má gestão do lixo na cidade impacta negativamente, sobretudo, na saúde da população. “O lixão de Ituberá é um problema grave de saúde pública!” Exclamou o pré-candidato durante transmissão ao vivo.

Além disso ele afirmou que existe uma falta de atenção da máquina pública com o tema. “Há um tempo, em um evento produzido pelo coletivo universitário de Ituberá, os jovens questionaram a gestão, e foram informados que faltava investimento e que estavam apenas esperando uma lei municipal. Tudo isso aconteceu, e mesmo assim nada até hoje foi feito." Comentou Reges.

Essa não é a primeira vez em que o pré-candidato demonstrou sua indignação com os problemas ambientais de Ituberá. No Dia Mundial do Meio Ambiente, Reges publicou um vídeo em seu Instagram (@regesoficial) que dava outros exemplos da ineficácia nos cuidados aos recursos naturais ituberaenses.

No vídeo ele cita os esgotos que desembocam nos rios da cidade. A falta de fiscalização custou à Ituberá a qualidade da Cascata Castro Alves, importante posto turístico que se tornou impróprio para banho. 

Comentários
Assista ao vídeo