Notícias -

Projeto Guri comemora Dia das Crianças em mais de 30 municípios do interior paulista

4 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

Com roteiro de apresentações gratuitas e abertas ao público, o Projeto Guri, programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura, voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, homenageia a Semana da Criança, no interior do Estado de São Paulo. Os alunos mostram seus conhecimentos em eventos dentro dos polos de ensino e em locais públicos como praças, teatros, entre outros. 

Confira roteiro de apresentações abaixo

Regional Jundiaí

Nos dias 10 e 11 de outubro os guris da região de Jundiaí realizam encontros musicais. Em Santo Antonio de Posse, 80 alunos da Orquestra de Cordas Friccionas e Canto Coral apresentam-se no Centro Múltiplo do Idoso, dia 10, às 19h30. Em Vinhedo, com o apoio da CCR Autoban, 50 guris comemoram a data com evento aberto ao público, dia 11, às 14h30, no próprio polo do Projeto Guri, no centro da cidade. Samba e trilhas sonoras de filmes fazem parte do repertório.

Santo Antonio de Posse
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Centro Múltiplo do Idoso
Endereço: Rua Prefeito Pedro Ferreira Alves, 135
Horário: 19h30

Vinhedo
Data: 11/10, 6ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Vinhedo
Endereço: Rua Monteiro de Barros, 101
Horário: 14h30


Regional São José dos Campos

Entre 04 e 11 de outubro, os guris da região de São José dos Campos fazem apresentações em Aparecida, Natividade da Serra, Lagoinha e Cruzeiro, com apresentações gratuitas e abertas ao público.

Dia 4 de outubro, na cidade de Aparecida, 50 alunos das turmas de violino, viola, teclado, violoncelo e canto coral apresentam um repertório variado, na Escola Murillo do Amaral, às 18 horas. No dia 10 de outubro, é a vez dos guris de Natividade da Serra realizarem um encontro no Centro Cultural. Alunos de coral, violão e percussão unem-se para mostrar suas performances em músicas inspiradas no universo infantil, como “Arca de Noé”, “A Foca” e “O Pato”, de Vinicius de Moraes e o “Caderno”, de Toquinho.

Na sexta-feira, dia 11, os guris do polo de ensino de Lagoinha tocam no Teatro Municipal, mesclando percussão, violão e canto coral. “Sweet Child O’ Mine”, de Guns N' Roses, será apresentada pelos alunos de violão. Para a percussão, foi escolhida “Tudo Azul”, de Lulu Santos. Alunos de coral cantam “Estrela, estrela”, de Vitor Ramil. “Primeiros Erros”, de Kiko Zambianchi, finaliza o evento, unindo os alunos das três modalidades.

Dia 12, Dia das Crianças, 70 guris de Cruzeiro mostram suas habilidades, no Bosque Municipal. Os visitantes poderão acompanhar um repertório que passa por Luiz Gonzaga, com “Asa Branca” e “Que nem Jiló”, Frank Sinatra, com “New York, New York”, entre outros.

Aparecida
Data: 4/10, 6ª feira
Local: Escola Murillo do Amaral 
Endereço: Travessa Antonio Fillippo, S/N
Horário: 18h
O polo de Aparecida conta com o apoio da EDP Bandeirantes.

Natividade da Serra
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Centro Cultural
Endereço: Av. Treze de Agosto, 235
Horário: 15h

Lagoinha
Data: 11/10, 6ª feira
Local: Auditório Municipal
Endereço: Rua Amador Alves de Oliveira, s/n
Horário: 15h

Cruzeiro
Data: 12/10, sábado
Local: Bosque Municipal de Cruzeiro
Endereço: Rua Sebastião Vieira da Silva, s/n – Retiro da Mantiqueira
Horário: 10h

Regional São José do Rio Preto

De 7 a 12 de outubro, nas cidades próximas a São José do Rio Preto, os alunos do projeto Guri realizam apresentações e gincanas em Guapiaçu, Orindiúva, Ibirá, Icém, Cosmorama, Severinia, Nipoã, Potirendaba, Neves Paulistas, Onda Verde e Nova Granada.

na segunda-feira, 7/10, às 9h, em Guapiaçu, alunos das turmas de canto coral e percussão tocam juntos músicas como, “Hora Bolas” e “Toda Criança Quer”, do grupo Palavra Cantanda, “Sorte Grande”, de Ivete Sangalo e “Som Melódico”, de Thiago Almeida de Sousa. À tarde, às 14h, será a vez dos alunos de violão, viola caipira e percussão com o “Hino Nacional Brasileiro”, “Billie Jean”, de Michael Jackson, “Superfantástico”, do Balão Mágico.

No município de Orindiúva, 12 alunos da camerata de violão farão uma apresentação especial, dia 9, às 14h30, na sede do polo de ensino do Guri. Durante o evento, interpretarão músicas relacionadas ao universo infantil, entre elas, Galopeira”, de Donizete, “Fico assim sem você”, versão de Adriana Calcanhoto e “Super fantástico”, do extinto grupo Balão Mágico. No mesmo dia, 42 alunos das turmas de violão e percussão do polo de Icém se apresentam na R. Irineu de Barros, s/n, a partir das 19h.

Em Nipoã, 95 guris participam de uma gincana musical, na qual serão desafiados a interpretar no violão e na percussão músicas como, “O Menino da Porteira”, de Sérgio Reis, “Rosinha vem-te comigo”, do grupo Vai de Roda, “Linda”, de Caetano Veloso, e “Não precisa”, da dupla Victor e Léo. O evento acontece no dia 10, no polo do Projeto, às 9h.

A programação do dia 10 conta ainda com a apresentação dos alunos do Guri de Cosmorama, no Cine Cosmorama Facchini, às 19h30, na qual 60 guris mesclam violão e percussão num repertório baseado na música sertaneja. O polo de Severinia realiza evento também no dia 10, com alunos das turmas de cavaco, percussão, violão e canto coral. Com repertório bastante eclético, os guris cantam “Fio de Cabelo”, “Brincar de ser feliz” e “No rancho fundo”, entre outros. A apresentação será às 14h, no polo da cidade, Rua José Ferrarezi, 10.

Em Ibirá haverá apresentação especial para os alunos da Escola Municipal Edith Pereira Gonzaga: 150 guris dos cursos de iniciação musical, violão, percussão e canto coral interpretam canções como, “Sem Mínima Chance”, “Percuxaxando”, “Tocando em frente”, Amanheceu peguei a viola”, “Não quero dinheiro” e “Ode alegria”, a partir das 13h30 na Av. Adriano Pinho Maia, 470.

Dia 12, a programação acontece em Onda Verde. Na Praça da Matriz de Onda Verde, um grupo composto por 37 alunos das turmas de guitarra elétrica, baixo elétrico, percussão, bateria e canto coral faz apresentação gratuita, às 16h. O repertório abrange músicas como “Um anjo do céu”, do grupo Maskavo e “Carrossel”, música tema da novela, entre outras. Chorinho e Tango estão entre os estilos musicais escolhidos para a apresentação do polo de ensino de Potirendaba, no domingo, 13/10, na Praça da Matriz Central, onde alunos de violão tocam gratuitamente, às 18h30.

Para encerrar as homenagens da semana, no dia 14, às 14h, 70 guris de Neves Paulista receberão 35 colegas de Guapiaçu para uma gincana musical, quando utilizarão seus conhecimentos em sala de aula para encantar o público presente. A competição acontece no polo de ensino da cidade. Em Nova Granada, 60 alunos das turmas de violinos, violoncelo, violão, percussão e canto coral interpretam “É preciso saber viver”, “Conquista do paraíso” e “Fico assim sem você”, na Rua Jacinto Ruiz Garcia, 651, a partir das 10h.

Guapiaçu 
Data: 7/10, 4ª feira
Local: Centro Educacional
Endereço: Rua Tiradentes, 581 – Centro 
Horário: das 9h às 10h e das 14h às 16h


Orindiúva 
Data: 9/10, 4ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Orindiúva
Endereço: Av. Carolina Lima Diniz Junqueira, s/n
Horário: 14h30

Icém 
Data: 9/10, 4ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Icém
Endereço: R. Irineu de Barros, s/n
Horário: 19h

Cosmorama
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Cine Cosmorama Facchini
Endereço: Av. da Creche
Horário: 19h30

Severinia
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Severinia
Endereço: Rua José Ferrarezi, 10
Horário: 14h

Nipoã
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Nipoã
Endereço: Rua de Janeiro, 304
Horário: a partir das 9h

Ibirá
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Escola Municipal Edith Pereira Gonzaga
Endereço: Av. Adriano Pinho Maia, 470
Horário: às 13h30

Onda Verde
Data: 12/10, sábado
Local: Praça Matriz do Município de Onda Verde
Endereço: Av. Ismael, s/n
Horário: 16h

Potirendaba
Data: 13/10, domingo
Local: Praça da Matriz Central
Endereço: Largo Bom Jesus - Centro
Horário: 18h30


Neves Paulista
Data: 14/10, 2ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Neves Paulista
Endereço: Avenida Rio Branco, 298 – Centro
Horário: 14h

Nova Granada
Data: 14/10, 2ª feira
Local: Emef Profª Adalgisa Pereira Prado
Endereço: Rua Jacinto Ruiz Garcia, 651 – Centro
Horário: 10h


Regional Presidente Prudente

Os alunos do Guri da região de Presidente Prudente realizam eventos em: Emilianópolis, Regente Feijó e Sagres. Todos as apresentações acontecem no dia 10, quinta-feira. No polo de ensino de Emilianópolis, às 13h30, 40 alunos das turmas de violão, percussão, bateria e canto coral interpretam músicas animadas, como, “Bate Lata”, da Banda Beijo, “Flor do Reggae” e “Me abraça e me beija”, de Ivete Sangalo e “Virar o jogo”, de Happin Hood. Para tornar o evento ainda mais agradável para as crianças, cada guri poderá convidar um amigo para assistir a apresentação e conhecer as salas de aula.

O polo de Regente Feijó preparou um evento diferente, às 14h30: no Anfiteatro Professora Ophélia Tozzi de Godoy 70 alunos tocam caracterizados de personagens dos filmes da Disney, mesclando violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, percussão, flauta, saxofone, clarinete, trompete, trombone, eufônio, violão e canto coral. O público poderá conferir um repertório composto por trilhas sonoras de desenhos, como, “Beauty and the Beast”, de A Bela e a Fera e “When you wish upon a star”, de Pinóquio.

No município de Sagres, 44 alunos das turmas de canto coral, percussão e violão realizam evento especial para convidados, no qual, interpretam músicas como “Vida de Bicho”, de Margareth Daerezzo, “Espírito de Contradição”, de Ruth Rocha, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e “Era uma vez”, de Toquinho.

Emilianópolis
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Polo do Projeto Guri em Emilianópolis
Endereço: Idalina Maria Fiorese, 719 – Centro
Horário: 13h30
Apresentação para convidados.

Regente Feijó
Data: 10/10, 5ª feira
Local: Anfiteatro Professora Ophélia Tozzi de Godoy
Endereço: José Gomes, 558
Horário: 14h30
Aberta ao público.

Sagres
Data: 10/10, 5ª feira
Local: polo do Projeto Guri em Sagres
Endereço: Rua Armando Batista, 121 – Centro 
Horário: 16h
Apresentação para convidados.


Regional Sorocaba

No dia 11 de outubro, os alunos do Guri da região de Sorocaba apresentam-se na cidade de Porto Feliz. Quarenta alunos do polo de ensino de Itu, das turmas de violino, violão e violoncelo, tocam no teatro Olair Coan, às 19h. Os visitantes podem conferir interpretações de canções como “Berimbau”, de Vinicius de Moraes, “Dias Melhores”, do grupo Jota Quest, “Kyrie”, de Mozart e “Canções e Momentos”, de Milton Nascimento.

Porto Feliz
Data: 11/10, 6ª feira
Local: Teatro Olair Coan - Porto Feliz
Endereço: Rua Lauro Galvão nº 115 – Água Branca
Horário: 19h


Regional Marília

Entre os dias 9 e 12 de outubro, os alunos da região de Marília comemoram a Semana da Criança com apresentações em Marília, Novos Paulista, Ipaussu, Ribeirão do Sul e Santa Cruz do Rio Pardo, com apresentações abertas ao público.

Em Novos Paulista, alunos da turma de violão e viola caipira tocam no Centro Comunitário Municipal Bruno Giovanetti, dia 9, quarta-feira, às 19h30. No violão, os guris interpretam canções como: “Otherside”, de Red Hot Chili Peppers, e ”Deserto”, da dupla Thaemi e Thiago. Na viola caipira, os alunos mostram músicas como “De Volta pro meu aconchego”, de Dominguinhos, e “Bandeira Branca”, composta por Max Nunes e Laércio Alves.

Dia 10, quinta-feira, é a vez dos alunos de Ipaussu se apresentarem no polo da cidade, às 18h. As turmas de canto coral, violão e bateria interpretam canções como: “Deserto”, da dupla Thaeme e Tiago, “Fico assim sem você”, de Claudinho e Bochecha, “A casa”, de Vinicius de Moraes e “Um novo Domingo de Sol”, composta por Rodrigo Ganso, Alan Dias Castro e MC Jean Paul.

Também na quinta-feira, dia 10, os guris de Ribeirão do Sul realizam evento dentro do polo de ensino, com um repertório que reúne músicas de diversos estilos, como “Descobridor dos Sete Mares”, de Tim Maia, “Depende de Nós”, de Ivan Lins, “Criança Não Trabalha”, do grupo Palavra Cantada, além de “Sweet Child O’ Mine”, de Guns N’ Roses. Em Marília, os alunos realizam uma apresentação de percussão na Escola Primavera.

Já no dia 12 de outubro, sábado, os alunos de Santa Cruz do Rio Pardo apresentam-se no Centro Esportivo Boanerges de Britto, às 10h. “Sina”, de Djavan, “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e “Ser mejor”, da série infantil da Disney, Violetta, estão entre as músicas escolhidas para o evento.

Novos Paulista
Data: 09/10, 4ª feira
Local: Centro Comunitário Municipal Bruno Giovanetti
Endereço: Avenida José Theodoro de Souza, s/n – Centro
Horário: 19h30

Ipaussu
Data: 10/10, 5ª feira
Local: polo do Projeto Guri em Ipaussu
Endereço: Rua Francisco Bonaci, 231 – Centro
Horário: 18h

Ribeirão do Sul
Data: 10/10, 5ª feira
Local: polo do Projeto Guri em Ribeirão do Sul
Endereço: Rua Olivio Pasqualine, 115 - Centro
Horário: 19h30

Santa Cruz do Rio Pardo
Data: 12/10, sábado
Local: Centro Esportivo Boanerges de Britto - Pista de Skate 
Endereço: Avenida Coronel Clementino Gançalves, s/n
Horário: 10h


Regional São Carlos

Entre os dias 8 a 16 de outubro em Bara Bonita, Dois Córregos, Itápolis, Rincão, Mineiros do Tietê e Pirsassununga serão realizadas apresentações abertas ao público pelos alunos do Guri. Em Barra Bonita, 42 alunos das turmas de saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, percussão e bateria e canto coral tocam na Fundação Barra Bonita de Ensino, dia 8, às 15 horas.

Nos dias 8 e 10 de outubro, em Dois Córregos, 107 guris revezam-se em um roteiro de apresentações em escolas municipais da cidade. A camerata de cordas friccionadas inclui o violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico e conta com participação dos alunos de canto coral. A camerata de sopros, que inclui saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, eufônio dividirá o palco com a percussão e bateria.

Na quarta-feira, dia 9 de outubro, no próprio polo de ensino, 80 alunos de Itápolis preparam uma apresentação em naipes. A turma de violão interpretará a tradicional canção “Freere Jacques”, além de “Assum Preto” e “Asa Branca”. Os alunos de percussão levam o Ploc Pop de Rafael Vasque e a turma de canto coral apresenta músicas como, “Brasileiros das Cavernas”, “Côro Cobra”, “Samba em Prelúdio” e “Redescobrir”. A apresentação será encerrada com mescla de instrumentos e vozes, com as canções “Era um garoto que como eu, amava os beatles e os rolling stones”, de Engenheiros do Havaí e “Estúpido Cupido”, consagrada por Celi Campelo.

Quinta-feira, 10 de outubro, na APAE de Rincão, alunos das turmas de percussão, violão e coral interpretam “Ainda bem”, de Marisa Monte, “Vagalumes”, do grupo Pollo e “Romaria”, de Renato Teixeira, entre outros. Em Mineiros de Tietê, alunos das turmas avançadas de violão, percussão e bateria interpretam canções como, “Dias melhores”, do grupo Jota Quest, “Um ano do céu” e “Fácil” de Wilson Sideral, entre outras.

Em Pirassununga, no Centro de Convenções Prof. Doutor Fausto Victorelli , 200 alunos das turmas iniciantes e avançadas apresentam-se em naipes. Na camerata de cordas friccionadas, os guris exibem suas habilidades com violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico, na camerata de sopros e percussão, se apresentam com o saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, tuba, eufônio, percussão e bateria, além das turmas de canto coral. Dia 16, às 15h.


Barra Bonita
Data: 08/10, 3ª feira
Local: Fundação Barra Bonita de Ensino
Endereço: Rua João Gerin, 275 – Barra Bonita
Horário: 15h

Dois Córregos
EMEFEI Oscar Novakoski
Data: 08/10, 3ª feira
Endereço: Av. Helcy Bueno Faulin, 504
Horário: às 9h e às 14h30

EMEF Prof. Valdomiro Casagrande 
Data: 08/10, 3ª feira
Endereço: Av. Vasco da Gama, 164
Horário: às 9h e às 14h30

EMEF Franscisco Simões
Data: 10/10, 5ª feira
Endereço: Praça Francisco Simões, 39
Horário: às 9h e às 14h30

EMEF Benedito dos Santos Guerreiro
Data: 10/10, 5ª feira
Endereço: Praça Francisco Simões, 39
Horário: às 9h e às 14h30

Itápolis
Data: 9/10, 4ª feira
Local: polo do Projeto Guri em Itápolis
Endereço: Av. Sete de Setembro, 931
Horário: 14h30

Rincão
Data: 10/10, 5ª feira
Local: APAE de Rincão
Endereço: Av. Francisco Fornielles, 155 – Bairro Bela Vista
Horário: 15h

Mineiros do Tietê
Data: 11/10, 6ª feira
Local: polo do Projeto Guri em Mineiros do Tietê
Endereço: Rua Santa Cruz, s/n
Horário: 15h

Pirassununga
Data: 16/10, 4ª feira
Local: Centro de Convenções Prof. Doutor Fausto Victorelli em Pirassununga
Endereço: Avenida Painguas, 2014 – Jardim do Lago
Horário: 15h

Projeto Guri
www.projetoguri.org.br

Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Este ano, o Projeto Guri comemora 18 anos de existência tendo atendido, desde o início, cerca de 500 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri no litoral e no interior de São Paulo desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br.

Comentários
Assista ao vídeo