Informes -

Renata Vieira eliminou 40 quilos durante a pandemia e combateu a depressão com o poder da fé

5 de Outubro de 2020

A corretora de imóveis e pastora evangélica Renata Vieira ganhou destaque nas redes sociais após passar por uma total transformação física e uma mudança de vida durante o período de confinamento, emagrecendo 40 kg em apenas cinco meses

A corretora de imóveis e pastora evangélica Renata Vieira hoje é um exemplo de empoderamento feminino e do poder transformador de uma palavra de fé e motivação. Hoje residindo nos Estados Unidos, em Massachusetts, Renata se tornou inspiração para muitas mulheres, ao compartilhar sua história de superação da depressão e perder mais de 40kg durante o período de confinamento da pandemia, em apenas 5 meses, alcançando também o reconhecimento como uma das brasileiras atuantes no ramo imobiliário de maior sucesso nos EUA.

O Começo

Renata Vieira chegou aos Estados Unidos, como turista, com 19 anos de idade. Contudo, devido a um acidente familiar, seus planos acabaram tendo de mudar e ela acabou estabelecendo residência permanente no país.

Na época ela estava grávida de sua primeira filha, e para conseguir se manter nos EUA, trabalhou em restaurantes, fazendo entregas e tantas outras ocupações profissionais, de acordo com as oportunidades que apareciam. “Muitas pessoas acham que nos Estados Unidos o imigrante chega e tudo é maravilhoso. É um país de oportunidades, onde é possível sim ganhar dinheiro, mas para isso é preciso trabalhar muito e estar disposto a recomeçar, a reconstruir toda a sua história.”

O momento mais crítico

No entanto, como consequência de uma má alimentação e do estilo de vida que passou a ter devido ao ritmo de trabalho intenso, Renata havia ganhado muito peso. Além disso, Renata teve mais duas filhas, e a cada gestação, engordava cada vez mais.

Apesar de ter realizado uma abdominoplastia e de colocar próteses de silicone nos seios após o nascimento de sua terceira filha, dois anos e meio depois destas intervenções estéticas cirúrgicas engordou novamente e chegou ao seu momento mais crítico, chegando a pesar 95kg e se tornando uma mulher obesa. Naquela altura, com a autoestima abalada e insatisfeita com o próprio corpo, ela voltou a apresentar tendências depressivas, que eram recorrentes desde a infância, e se viu vítima de uma situação que precisava ser vencida.

“Cheguei a um momento em que eu já não me reconhecia mais, não me sentia confortável na minha própria pele. Eu tinha a minha autoimagem distorcida e estava me entregando de novo àqueles sentimentos ruins, deprimida, oprimida. Por isso tinha de vencer não apenas o excesso de peso, que era o que se via por fora, mas conseguir me levantar de dentro para fora”, relata.

Transformação total

Com o objetivo de mudar totalmente de vida, Renata passou a treinar 6x por semana e contar com o acompanhamento de nutricionistas e de um personal trainer. Desta forma, mas após mês, viu seu corpo responder rapidamente aos exercícios e alimentação regrada. Mesmo com a chegada do confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus, Renata seguiu firme no seu objetivo e ao final de cinco meses, eliminou 40kg.

Para alcançar esta façanha, Renata revelou que o poder da fé foi fundamental. “Entreguei o meu futuro nas mãos de Deus e pedi a Ele forças para vencer o medo, as minhas dúvidas, as minhas inseguranças e a depressão, rumo a uma vida melhor. Este foi o meu maior segredo, não apenas para perder peso, mas para ter a minha autoestima e o controle da minha vida de volta: a minha fé.”

Empoderando mulheres e quebrando paradigmas

Renata, que também é pastora evangélica há nove anos e atua em missões há quase vinte anos, se tornou também uma palestrante motivacional e life coach. “A minha missão é motivar e encorajar outras mulheres a alcançarem todos os seus sonhos e objetivos, usando a fé para vencer. Eu quero mostrar para elas que mesmo nos momentos onde a nossa força natural parece não ser suficiente, é aí que acontece o sobrenatural e a nossa fé nos faz ir além. Sou um testemunho vivo disso. O meu chamado e o meu ministério é de empoderamento.”  

Ela também conta que seu processo de emagrecimento e a sua exposição nas redes sociais tem ajudado a quebrar paradigmas e preconceitos. “Muitas pessoas, quando falamos que uma mulher é pastora ou que frequenta uma igreja evangélica, têm na cabeça a imagem de alguém usando roupas muito compridas e que não parece pertencer ao ambiente de uma academia ou uma aula de ginástica. No entanto, uma coisa nada tem a ver com a outra e está mais associada a costumes do que a ser ou não cristão. Tenho grande respeito movimentos mais tradicionais, congregações mais conservadoras que deixaram para nós um belíssimo legado. Contudo, minha consciência não me condena por cuidar do meu corpo, por malhar ou usar uma roupa de ginástica, porque eu entendo que o meu corpo é templo do Espírito Santo, e como tal, preciso cuidar dele, já que Deus habita nele.”

A pastora acredita que é preciso usar a fé inteligente, tendo a razão aliada da experiência religiosa, para não se privar de coisas que são perfeitamente compatíveis com a vida cristã. “Deus não vai condenar uma mulher só porque ela está cuidando da saúde, fazendo dieta e exercícios físicos. O que não pode haver é o culto ao corpo, o exagero, o pecado da vaidade e isso em mim não há. É preciso usarmos a razão na hora de interpretarmos os textos bíblicos, para assim podermos desfrutar de uma vida plena, sem impedimentos e restrições que Deus não nos impôs e sim os costumes religiosos de alguns.”

Comentários
Assista ao vídeo