Informes -

De olhos bem abertos (em todos os sentidos)

30 de Dezembro de 2020

Avanço da tecnologia no mercado ótico e a importância de uma visão empresarial mostram que este tipo de negócio pode crescer, mesmo neste período tão difícil. E o melhor de tudo, com baixo custo. Dona da Ótica Traxon, Márcia Aguiar mostra que o segredo do sucesso não é só vender óculos, mas vender soluções com rapidez e qualidade para seus clientes.

Que a pandemia trouxe profundas transformações para todo mundo, isso não é segredo para ninguém. No entanto, é possível observar saídas positivas para este período de crise e uma delas é para quem deseja investir no segmento das óticas. Mas, é importante lembrar que para isso é preciso visão de águia, ou melhor, estar preparado para saber descobrir a melhor forma de sobressair neste ramo.
Márcia Aguiar é dona da Ótica Traxon, localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Há 11 anos ela investe em seu negócio priorizando ser referência e não mais uma empresa no mercado. O sucesso veio, pois, sua empresa “investe em tecnologia e na humanização e cuidado com seus clientes e no investimento de seus colaboradores”. Além disso, a empresária destaca que a ótica “investe alto em equipamentos importados que garantem óculos prontos em 30 minutos, e estes produtos fazem toda a análise dos olhos do cliente, o que permite sair na frente no mercado, já que as demais lojas dão 24 horas para fazer as lentes. E ainda por cima tudo isso fica com um custo baixo para o cliente final”, conta.

Perfil mostra que boa parte da população precisa de óculos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35 milhões de pessoas, o equivalente a 19% da população, têm algum tipo de deficiência visual. O uso de óculos é realidade e faz parte do dia a dia de muitos desses brasileiros e essas condições podem evoluir.
Em relação a armações de receituário, 67% dos homens e 59% das mulheres são usuários dessas especialidades. Na categoria óculos solares, a porcentagem é 67% dos homens e 65% das mulheres.

Riscos para quem fica tempo demais olhando para uma tela

No entanto, uma pesquisa feita pelo IBOPE Conecta mostra que metade dos brasileiros não consegue passar um dia sequer longe do aparelho celular. O acessório é tão presente no nosso dia a dia que costuma ser a primeira e última interação dos seus usuários ao acordar e antes de dormir.
O problema é que, conforme lembra Márcia Aguiar, o uso excessivo do celular, bem como de demais dispositivos eletrônicos, pode trazer alguns problemas para a sua saúde ocular. “O efeito das luzes emitidas pelos celulares, computadores, TVs e até lâmpadas LED, podem ocasionar a degeneração da mácula, área da retina responsável pela visão nítida do olho”, reforça.
Além disso, a empresária ressalta que “um dos primeiros sinais que pode surgir em quem fica exposto por muito tempo à luz do celular é sentir os olhos cansados. Isso acontece diante do grande esforço para se concentrar em ver ou ler algo que está muito perto, e com uma luz artificial direcionada diretamente para os olhos”.
Para lidar com estes problemas de visão causados pela iluminação de equipamentos eletrônicos, Márcia destaca que a Ótica Traxon investe em lentes com filtro de luz azul para oferecer aos seus clientes, “o que garante a prevenção de problemas de saúde visual e diminui a sensação de cansaço e peso nos olhos”, frisa.
“O objetivo da ótica Traxon é trazer o que tem de mais tecnológico e avançado no mercado, porém com custo acessível para os clientes”, detalha a empresária. Para isso, a ótica oferece os seguintes equipamentos:’
- Visioffice (mede com precisão a altura, DNP e ângulo)
- Máquina facetadora (lapida a lente com mais recurso e precisão)
- Lensometro e outros

Depois que a ótica investiu em equipamentos de qualidade para prestar um serviço melhor para os clientes o número de clientes aumentou consideravelmente, “pois o público entendeu a necessidade e a importância de ser qualidade na hora de ter o tratamento da saúde visual. A ótica presta o melhor serviço com o menor preço com o objetivo de fidelizar o cliente pela qualidade e segurança e pelo valor que é acessível a todos”, completa a empresária.

Comentários
Assista ao vídeo