Informes -

Rico Andrade:conheça o brasileiro que virou referência em lifestyle e empreendedorismo na Europa

24 de Fevereiro de 2021

O empresário e influenciador digital Rico Andrade e seu empreendimento, a King Boss Salon, estão se tornando cada vez mais conhecidos, atraindo a atenção de brasileiros e europeus, como uma referência em lifestyle e empreendedorismo no ramo de barbershop em Portugal.

Rico Andrade se tornou um dos barbeiros mais conhecidos do país e também um influenciador digital. Além do Instagram, Rico é pioneiro no Clubhouse,  rede social baseada em áudio que está atraindo a atenção dos famosos e é o maior hype de 2021. Sua sala no Clubhouse, a Barber House, foi a primeira em português dedicada a este tema e aos profissionais do ramo e está no ar 24h por dia, ininterruptamente, há mais de duas semanas, sendo também a mais longeva deste segmento.

Origem

Rico Andrade nasceu no Rio de Janeiro e tem uma impactante história de superação. De origem humilde, nascido em uma comunidade carente da zona oeste carioca, Rico viveu em orfanatos na infância e precisou desde muito cedo amadurecer e aprender sobre a vida. 

No entanto, o empresário aponta que os problemas que viveu foram para ele uma grande escola. "Apesar de tudo que passei, não sou a favor do vitimismo. Não me vitimizo pelos problemas que eu tive e nunca me coloquei na posição de um coitadinho que jamais iria vencer, apesar de muitas vezes ter ouvido de terceiros que meus sonhos eram impossíveis de serem realizados. Tudo que vivi e experienciei me tornaram no homem que hoje eu sou. Todas as lições aprendidas foram para o meu bem. Fui à luta em busca de realizar os meus sonhos e transformei as circunstâncias difíceis em oportunidades." 
 
Europa

Em 2018, Rico Andrade decidiu levar à frente um de seus mais ambiciosos sonhos, que era sair do Brasil e se tornar empreendedor na Europa. "Muitos disseram para mim que não ia ter como isso acontecer. Mas eu me planejei, corri atrás da minha documentação, fiz todo o trâmite legal necessário, juntei dinheiro, trabalhei muito duro e vim, acreditando que ia dar certo, somente com a minha determinação." 

Antes de abrir sua barbearia dos sonhos, seu primeiro emprego foi em Lisboa, em uma barbearia que funcionava dentro de um famoso restaurante da cidade. "Foi uma grande escola para mim e sou muito grato por tudo que aprendi.  A rotina era pesada, trabalhávamos muito, e as exigências eram altas, devido ao alto padrão do lugar, e ali aprendi muito sobre como atender às expectativas dos clientes e oferecer excelência." 

Conquistas

Meses depois, Rico Andrade começou a construir o seu sonho e abriu sua primeira barbearia em Portugal, a King Boss. "Eu tinha a meta de conseguir abrir minha primeira barbearia em cinco anos e consegui em menos de dois anos. Já me sinto um vitorioso." 
Aos poucos, Rico foi se tornando uma referência no país por expôr o seu trabalho nas redes sociais, atraindo a atenção de clientes e marcas. "Conseguimos estabelecer nosso nome no mercado e assim atrair a atenção não apenas dos clientes mas de empresas que queriam fazer parcerias conosco e ter a King Boss e o Rico Andrade como embaixadores dos seus produtos." 

Clubhouse

Sua sala, a Barber House, que está há mais de duas semanas seguidas no ar, foi a primeira do Clubhouse a abordar este tema e é hoje a mais conhecida. 

O espaço, democrático e participativo, é moderado por Rico, que bate papo com outros profissionais do setor, assim como pessoas que são admiradoras de sua arte e ofício, e também dá dicas preciosas para quem quer, assim como ele, investir neste tipo de negócio e alcançar o sucesso.

Melhor barbeiro de Portugal

Em abril de 2019, Rico Andrade conquistou o primeiro lugar, na categoria barba, do Challenge CACP BarberShop, que é um concurso de barbeiros a nível nacional em Portugal.

"Uma grande honra para mim, que estava recém chegado, com apenas 1 ano em Portugal, competir com barbeiros de todo o país, portugueses e estrangeiros que exercem a atividade aqui na Europa, e ser eleito por um júri altamente qualificado como o melhor. Para mim foi uma imensa surpresa. Nunca me considerei melhor do que ninguém e não me vejo dessa forma. Eu apenas procuro apenas oferecer a cada cliente todos os dias o meu melhor, para que cada corte, barba ou trabalho seja sempre o meu melhor trabalho de sempre", contou Rico.

Futuro

O empresário conta que pretende abrir mais barbearias no país e continuar expandindo seus horizontes. "Quero partilhar com as pessoas conhecimento. Faço isso no Clubhouse e nas minhas redes, mas quero ir além. Tenho projetos de escrever um ebook e gerar mais conteúdo voltado para o empreendedorismo e liderança. Além disso, tenho a meta de abrir 10 barbearias em 10 anos aqui em Portugal."

Comentários
Assista ao vídeo