Informes -

Nem tudo que reluz é ouro, afirma a nutricionista sobre as iguarias do Programa No Limite

12 de Maio de 2021

Bizarro ou Nutritivo?

“Nem tudo que reluz é ouro”, afirma a nutricionista sobre as iguarias polémicas do Programa No Limite.

Telespectadores ficam em choque e nauseados ao assistir o programa no momento em que os participantes têm que comer algo bem exótico durante as provas.

Foto: Divulgação

Uma das imagens que não sai da cabeça do públicomesmo depois de 15 anos e que ainda não digeriram, foi a cena do olho de cabra, onde em provas são oferecidos alimentos de “comer chorando” para uns e alegria para outros, ou seja, enquanto uma participante comia o “Tal Olho de Cabra”, a outra relatava um gosto saboroso parecido com camarão, inclusive essa, foi até a vencedora do Reality.

As pessoas ao se depararem com aquelas imagens,que para uns soam um tanto “nojentas”, mas mal sabem que em alguns lugares essas iguarias são pratos típicos e até caros, como exemplo: na Grécia, eles comem a cabeça da cabra inteira com olho e tudo, assim como em Marrocos, testículos de cordeiro e olhos de cabra, e podemos ver esse tipo de iguaria sendo consumido também no Nordeste.

Na Tailândia, larvas, escorpiões, baratas, são servidos com farofa e em omeletes, dando um sabor diferenciado e crocante aos ovos.

Em Israel, Marrocos, Saara e toda a África do Norte consomem gafanhotos, larvas, ratos e lagartos bem assados, e os consomem como se fosse um prato de salada.

E aí que entra a parte do julgamento precipitado, ou seja, segundo a ONU, esses insetos poderiam e até  podem ser a solução para a fome global, por trazer vários benefícios, entre eles: alto teor de proteínas, gorduras poli-insaturadas(aquela parecida com as dos peixes, oleaginosas e sementes) minerais (em especial o ferro), essencial para combater a anemia, onde eles têm, no mínimo, a mesma quantidade de ferro presente na carne vermelha; sem contar com a quantidades significativas de sódio, potássio, zinco, fósforo, manganês, magnésio, cobre e cálcio, e a quantidade varia de espécie para espécie.

Mas, vale ressaltar que, esses insetos/iguarias não podem ser consumidos na dieta da noite para o dia, pois eles podem ter contaminantes, fora as toxinas naturais que podem existir nesses organismos, onde existem milhões dessas espécies que nem podem ser consumidos em hipótese nenhuma, exemplo: quem geralmente tem alergia a crustáceos, tende a ter alergia a esses pratos exóticos também.

Ainda há muita pesquisa pela frente, para saber se de fato esses insetos estariam aptos para o consumo humano.

Enquanto isso...ficamos na expectativa do que de estranho, exótico e talvez “bizarro”, virá pela frente.

Nutricionista 

Vivi Saar.

Comentários
Assista ao vídeo