Notícias -

Cresce o número de casos de Covid-19 em Ribeirão Preto-SP

17 de Maio de 2021

A Secretaria Municipal da Saúde informa que houve um crescimento muito acentuado na chegada de novos casos, bem como nas internações e, principalmente na gravidade dos casos, em particular na necessidade de intubação e terapia intensiva nas últimas 72 horas na cidade de Ribeirão Preto.

Na última quinta-feira, dia 15 de maio 2021, tínhamos 92 pacientes internados nos Pólos Covid e UPAs, sendo que destes, 13 estavam intubados. Este número de pacientes em ventilação artificial subiu diariamente para 19, seguido de 23 e finalmente, 27 nesta segunda feira, dia 17 de maio.  Evidentemente, este aumento tem relação com o aumento da circulação das pessoas e o número de aglomerações evidenciados nos últimos 15 dias.

Mais uma vez, o sistema de saúde, público e privado, encontra-se sobrecarregado em Ribeirão Preto, com o agravante do aumento também consistente em toda a DRSXIII.  Dia 16 de maio a noite, no sistema do Estado de São Paulo de Regulação Médica, a fila de espera por vagas era de 192 casos, sendo 142 de Ribeirão Preto e 70 da região.

Os gráficos anexos demonstram este crescimento súbito, além das taxas de ocupação de leitos de CTI, bem como a situação da Cidade em relação à média móvel e Plano São Paulo.

As medidas de restrição que, estão sendo persistentemente solicitadas por todas as autoridades sanitárias no Brasil e em Ribeirão Preto e parcialmente respeitadas pela população levam, mais uma vez a esta situação.

Reafirmamos que, todos os pacientes moderados e graves atendidos nos Pólos Covid e UPAs do município de Ribeirão Preto, estão recebendo todas as medidas necessárias para o tratamento adequado das fases iniciais da doença, e serão transferidos para os hospitais respeitando as decisões dos médicos plantonista, com base na gravidade de cada caso e necessidades individuais de cada paciente.

Por fim, reforçamos a necessidade do respeito à proteção individual, o uso de máscara e a higienização das mãos.  Sobretudo, necessitamos da colaboração de todos para evitarem aglomerações, para com estas medidas, possamos avançar na vacinação na nossa cidade!

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde.

Comentários
Assista ao vídeo