Informes -

Brasileiro Gilmar Eldo de Andrade aponta dificuldades em alugar imóvel nos Estados Unidos

13 de Setembro de 2021

 

Os estados de New Jersey, Pensilvânia e a região de Nova York apresentam hoje uma grande dificuldade para quem deseja alugar um apartamento ou uma casa nos Estados Unidos. Um dos fatores é o aumento da chegada de um número maior de imigrantes, não só do Brasil, mas de outros países hispânicos.

New Jersey, por ser um estado com grande concentração de brasileiros, tem a  situação agravada pelo fato do imigrante que já reside no local normalmente trazer quatro, cinco, seis ou mais familiares para viver no estado. A grande maioria dessas pessoas costumam morar em cidades próximas a Nova Iorque.

Outro fator que aumenta a demanda por imóveis, além do aumento do fluxo de  pessoas que vieram em busca de oportunidades de trabalho, emprego e mudança de vida, é a emissão de carteira de motorista para imigrantes  indocumentados que vivem nos Estados Unidos. 

País constituído por cinquenta estados e um Distrito Federal, capital  Washington DC, onde apenas dezesseis estados emitem a drive license pra  pessoas indocumentadas, sendo o estado de New Jersey o mais recente. Pessoas que moram em outros lugares mudam para o estado com objetivo de  conseguir a carteira.

O mesmo acontece com brasileiros que chegam com o intuito de obter a habilitação e assim poder dirigir tranquilamente no país. A carteira de motorista é um dos documentos mais importantes para o imigrante que mora nos EUA, pois caso seja parado em uma blitz, o condutor não vai ser  multado e nem vai ser chamado a uma corte sujeito a pagamento de multa.  

“Eu estou há três meses buscando meios de alugar um apartamento ou casa e estou tendo dificuldades. Muitos amigos que estão chegando agora não estão  conseguindo alugar um imóvel, pois a demanda está muito grande. Acaba conseguindo quem chega primeiro ou quem paga mais no depósito de caução”, conta Andrade. 

A Pensilvânia aumentou o número de construções nos últimos quatro anos,  mas mesmo com o número cada vez mais crescente, a demanda ainda não consegue suprir a procura por moradias. “Eu vejo todos os dias em grupos de  brasileiros no WhatsApp e no Facebook, pessoas buscando por informações  ou indicações de apartamentos para alugar. Até quartos em residências,  procedimento muito comum quando é um uma pessoa solteira ou um casal  sem filhos, está difícil de encontrar”, encerra Andrade.  

Gilmar Eldo de Andrade, aos 46 anos de idade, mudou do Brasil com a esposa. Atualmente trabalha como House cleaning, limpeza de casas. Antes de deixar o país tinha desempenhado diversas funções como funcionário público, dono  de rádio e de posto de gasolina. Nos Estados Unidos trabalhou em carpintaria,  landscape e também no serviço de pintura até chegar na empresa de limpeza  de casas que é proprietário junto com a esposa.

Desde o começo da pandemia compartilha seu dia a dia em seu canal do  Youtube e instagram.

Suas redes sociais para conhecer um pouco mais da sua  vida: 

Instagram: @andrade_usa

Youtube: Andrade USA

Comentários
Assista ao vídeo