Notícias -

Após esconder arma na bolsa, segundo a PM, mulher com criança de colo recebe abordagem violenta

6 de Novembro de 2021

Uma mulher recebeu uma abordagem violenta por parte de dois agentes da PM (Polícia Militar) de Itabira, no interior do Estado de Minas Gerais, na noite da última sexta-feira (05/11).

A mulher estava com uma criança de colo em seus braços e, mesmo assim, foi derrubada e imobilizada no solo com o joelho de um dos policiais em seu pescoço. Uma das pessoas que observava a cena interviu, pegou e protegeu o bebê enquanto a mulher já estava no chão e com a criança ainda em seu colo. Além do bebê, outra criança - de aparentemente 6 ou 7 anos - testemunhou a cena e entrou em desespero tentando defender a mãe.

O garoto foi afastado pela PM e acolhido pelas outras pessoas que observavam a ação. Após ser algemada, a mulher foi levada pela polícia com um viatura. Em nota, a PM informou que a mulher e seu parceiro estavam portando ilegalmente uma arma de fogo com munições.

De acordo com as informações, a arma foi colocada na bolsa da mulher e ela pegou sua criança mais nova no colo para impedir uma abordagem violenta por parte dos policiais. A polícia afirma que a mulher foi "projetada ao solo e imobilizada, numa queda controlada". Além disso, asseguraram que o bebê não sofreu nenhuma lesão. Após a repercussão, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), se manifestou sobre o caso.

"Com a responsabilidade de prefeito, manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial ocorrida no início da noite em Itabira (...) As lamentáveis cenas precisam ser apuradas com rapidez e rigor. Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comando Geral da Corporação", disse.

Internautas compararam muito a ocorrência com a ação que matou o norte-americano George Floyd em maio de 2020 na cidade de Mineápolis. No caso, o policial Derek Chauvin se ajoelhou no pescoço de George Floyd, este foi asfixiado e morreu.

Comentários
Assista ao vídeo