Notícias -

Tartaruga gigante completa 190 anos; é o animal mais velho do mundo

28 de Janeiro de 2022

Jonathan é uma tartarug a gigante que completa agora 190 anos! Isso faz dele o animal mais velho de todos os tempos.

Tartaruga Jonathan faz 190 anos e é o mais velho animal do mundo | Foto: Divulgação

Segundo o Guinness World Records, Jonathan é o mais antigo quelônio de todo o sempre – uma categoria que engloba todas as tartarugas, cágados e jabutis.

Quando ele nasceu em 1832, a rainha da Inglaterra, Vitoria, tataravó da rainha Elizabeth II, ainda era adolescente!

Jonathan em fotografia tirada entre 1882 e 1886 | Foto: Divulgação 

Jonathan foi um presente para governador

A tartaruga mais idosa do mundo reside na ilha de Santa Helena – que fica localizada no sul do oceano Atlântico, entre a África e a América do Sul – e é uma celebridade.

Jonathan foi presenteado a Sir William Grey-Wilson – que mais tarde se tornou governador – chegando de Seychelles a Santa Helena em 1882. Mais 31 governadores vieram e foram embora nas décadas seguintes.

Ele passou a maior parte da sua vida no jardim da Plantation House, residência do Governador de Santa Helena.

A tartaruga ‘presenciou’ a criação da lâmpada e até mesmo duas guerras mundiais

O bichinho presenciou várias mudanças no mundo: a primeira fotografia de uma pessoa tirada em 1838, a invenção da lâmpada incandescente em 1878 e até mesmo o primeiro homem a pisar na Lua. Sem contar com as duas guerras mundiais.

Mas na verdade, nesses dois séculos, as únicas coisas que importaram para ele foi continuar dormindo, comendo e acasalando.

Idoso ainda tem muita energia

Segundo o veterinário Joe Hollins, Jonathan está se alimentando à mão, pois com a velhice, ficou cego e sem olfato. Ele adora couve, pepino, cenoura e maçã.

Porém, a sua audição é excelente e ainda tem muita energia! “Em dias suaves, ele toma sol. É muito amado e as pessoas olham por ele”, disse.

O carinho por ele é tão grande, que oficiais na ilha já estão trabalhando nas celebrações do aniversário de Jonathan, previsto para o final deste ano.

Comentários
Assista ao vídeo