Business -

FIEMG avalia decisão do COPOM

4 de Maio de 2022

Aumento da taxa SELIC intensifica o ciclo de aperto monetário

Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) anunciou nesta quarta-feira, 4/5, o aumento da taxa SELIC de 11,75% para 12,75% ao ano.

Confira o posicionamento da FIEMG sobre a decisão:

Nota FIEMG 

Mais uma vez, o Comitê de Política Monetária do Banco Central - Bacen elevou significativamente os juros básicos da economia brasileira. A taxa SELIC saiu de 11,75% ao ano para 12,75% ao ano, intensificando o ciclo de aperto monetário.

Em março de 2021, o Banco Central iniciou a sequência de altas dos juros, quando a expectativa de inflação para 2022, medida pelo IPCA, girava em torno de 3,5% ao ano. Desde então, a taxa SELIC subiu 975 pontos base e, mesmo assim, a expectativa de inflação aproxima-se de 8,0% neste ano.

É evidente que mudanças no cenário internacional têm agravado as pressões inflacionárias em todo o mundo, inclusive no Brasil, sobretudo nos preços de commodities.

Mas tudo indica que há uma longa defasagem entre as alterações na taxa de juros e a resposta da inflação no país. Por esse motivo, insistimos que a relação entre o custo e o benefício dos movimentos de elevação dos juros precisa ser reequilibrada pelo Banco Central.

O nível de desemprego e os riscos de recessão são potencializados diante do ritmo e da intensidade das altas dos juros no Brasil.

É fato que a economia brasileira convive com uma doença antiga, a inflação, mas o tratamento não pode ameaçar a vida do paciente, tal como está ocorrendo.

Confira aqui a nota divulgada pelo COPOM.

A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.
FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company.

Comentários
Assista ao vídeo