Cultura - Educação

Feira do Livro de Ribeirão Preto anuncia destaques para sua 14ª edição

27 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação Feira do Livro divulga nacionalmente o primeiro time de nomes confirmados para a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. São autores e estudiosos ligados aos dez temas que a feira pretende discutir: o livro e a leitura diante dos novos direitos da Criança, da Mulher, do Idoso, do Negro, do Índio, da Pessoa com Deficiência, do Homossexual, do Meio Ambiente, da Juventude e dos Direitos Humanos no Brasil.

Também foi lançada a Carta de Compromisso da 14ª edição da feira que terá formato inédito, com o tema "A história em suas mãos - os novos direitos civis e os novos sujeitos sociais do Brasil". O documento foi assinado pelas autoridades, pelos escritores e pela sociedade civil de Ribeirão que estiveram no lançamento e está disponível no site www.feiradolivroribeirao.com.br onde pode ser assinado por qualquer pessoa.

Convidados

A seleção de autores e artistas escalados para a programação da Feira já sabe que vai contar com o filósofo, psiquiatra e escritor italiano Mauro Maldonato, com o jornalista e escritor superpremiado Fernando Morais, com a bailarina e coreógrafa brasileira que já assinou espetáculo do Circ Du Soleil, Débora Colker e com a escritora infanto-juvenil homenageada da Feira, que já vendeu mais de 19 milhões de livros, Ana Maria Machado.

O rapper, escritor e ativista MV Bill também foi confirmado na programação ao lado do líder que escreveu seu nome na luta pelas terras indígenas e pela preservação da Floresta Amazônica, Cacique Raoni, de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus", que deu origem a um dos filmes de mais sucesso da história do cinema brasileiro, e da especialista em História do Brasil, Mary Del Priore.

Para discutir o livro a leitura diante dos novos direitos do homossexual no Brasil, a Fundação Feira do Livro escalou o professor, escritor e deputado federal que batalha pela causa das minorias, Jean Willys. A jornalista Ana Paula Padrão e a escritora e filósofa gaúcha Marcia Tiburi completam o time de craques que ajudarão a pensar o país em Ribeirão Preto.

Carta pelos Direitos Civis
A Carta Aberta, que foi lida pelo apresentador da EPTV Danilo Scochi e por convidados da plateia, é um convite a todos para apoiar e lutar pela aplicação dos direitos civis já firmados em nosso país que estabelecem, por exemplo, o respeito e a dignidade da Mulher, da Criança, do Jovem, do Idoso, dos Homossexuais, dos Índios e dos Homoafetivos, entre outros.

O documento já está disponível no site e no Facebook da Feira para assinatura. Ao final do evento, o documento vai receber as conclusões dos debates temáticos e será enviado à Presidência da República, Congresso Nacional, Assembleias, Ministério Público, órgãos de Justiça, associações e entidades afins, manifestando o "grito" de seus signatários de realmente construir um país novo, justo e igualitário, constituído pelos direitos civis e sustentado pelos movimentos e ideias de novos e legítimos sujeitos sociais.

 

Comentários
Assista ao vídeo