Informes -

Cafu abre exposição em São Paulo e dispara: Neymar é insubstituível

10 de Junho de 2014

Cafu participou hoje (09/06) da coletiva de imprensa da exposição BRASIL um país um mundo, que será aberta ao público nesta terça-feira no Museu da Cidade – Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque do Ibirapuera. A mostra traz para São Paulo relíquias da Canarinho desde a Copa de 1930 e retrata o futebol como elemento cultural presente nas mais diversas expressões da identidade brasileira, desde a espiritualidade até a tecnologia, passando por moda, publicidade e comportamento.

 A coletiva também contou com a presença de outros dois eternos campeões mundiais, Zé Maria (1970) e Dino Sani (1958). O ex-craque Zé Maria afirmou que o Brasil precisa ficar atento às novidades.

“Temos que ter cuidado com as zebras, que são aqueles times que cresceram nos últimos anos, como a Bélgica”, afirma Zé Maria. Mesmo com possíveis novidades, o campeão mundial mostrou seu favoritismo sobre a final: “Quero que a final seja Brasil contra Argentina”.

Campeão de 1958, Dino Sani arrancou risadas dos participantes da coletiva com seu jeito direto de responder às perguntas. Questionado sobre o que a Seleção deveria fazer para ser campeã, ele foi categórico: “Tem que entrar em campo e jogar futebol”.

Exposição revela o Brasil por meio do futebol

Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, BRASIL um país um mundojá passou por Curitiba, Salvador, Recife e Porto Alegre e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa. Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição traz um acervo composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 1930, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.

Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do BRASIL um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz Ana.

Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios e BNDES e com apoio da Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, GettyImages, Elemidia e da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, BRASIL um país um mundo tem entrada gratuita e abre para o público amanhã a partir das 9h.

Comentários
Assista ao vídeo