Business - Agronegócio

FENASUCRO & AGROCANA terá ações ESG antes, durante e pós feira

4 de Agosto de 2023

Iniciativas em diferentes áreas têm a questão da descarbonização e sustentabilidade como destaque. Evento acontece entre os dias 15 e 18 de agosto, em Sertãozinho/SP

Feira Internacional da Bioenergia será realizada de 15 a 18 de agosto, em Sertãozinho/SP

Um conjunto de iniciativas para neutralizar o impacto ambiental de suas atividades e, assim, contribuir na transição para um mundo ‘carbono zero’ e mais sustentável faz parte das inovações da Fenasucro & Agrocana em 2023. Única do mundo exclusivamente voltada à cadeia de bioenergia, a feira é promovida e organizada pela RX Brasil, que tem a questão de boas práticas de sustentabilidade, social e de governança como um de seus compromissos como companhia e líder da indústria de eventos. 

Para o diretor da feira, Paulo Montabone, o fato da Fenasucro & Agrocana destacar a transição energética global com foco na sustentabilidade, biocombustíveis e energias limpas a “obriga” a apresentar um evento pautado em ações de ESG ao mercado, visando a descarbonização.

“Estamos realizando diversas ações de conscientização e engajamento. A Fenasucro & Agrocana tem esse papel, se destaca em relação a outras feiras e precisa ser exemplo”, ressalta Montabone.

Ações na prática

Entre as iniciativas colocadas em prática para essa edição, a feira – que acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP – prioriza a contratação de fornecedores da região com o intuito de fomentar a economia onde está inserida. Antes, porém, é realizada uma análise criteriosa para certificar que a empresa a ser contratada tenha um olhar voltado para ações socioambientais e de governança.

“Temos um site que monitora toda a documentação a fim de verificar se a empresa fornecedora não tem contratação de mão de obra ilegal, não está envolvida em corrupção, se possui certificação do IBAMA e utiliza materiais renováveis, entre outros requisitos”, revela o diretor.

A 29ª edição da Fenasucro & Agrocana tem ações prioritárias de ESG antes, durante e após o evento, envolvendo a parte de logística, compras, gestão de resíduos, fornecimento de água e até na estadia dos colaboradores, todas no sentido de apoiar a meta de descarbonização da companhia. 

Durante os quatro dias de feira, por exemplo, todo o papel toalha e papel higiênico utilizados serão provenientes de fontes renováveis certificadas, assim como os sabonetes que serão biodegradáveis. 

Já o lixo gerado no evento será separado em caçambas específicas (orgânico e reciclado) e terá o descarte monitorado. Haverá ainda o controle do consumo de água para evitar perdas, detectar vazamentos e desperdícios. Já a estadia dos colaboradores ocorrerá em um hotel que também segue iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Energia 100% limpa

Pela primeira vez, toda a energia elétrica consumida durante a realização da Fenasucro & Agrocana será proveniente de fonte limpa, 100% renovável e certificada. O evento terá ainda cinco estações de recarga para carros elétricos e híbridos com custo zero aos usuários.

Inédita

Outra iniciativa é o lançamento da inédita Rota da Inovação Sustentável com patrocínio da MÚTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que durante o evento destacará marcas expositoras que possuem produtos e soluções com pegada inovadora e sustentável. O objetivo é impulsionar e dar visibilidade às marcas que já deram o primeiro passo rumo à demanda de sustentabilidade do planeta.

"Essa será uma atração inédita e está em linha com o que a feira busca fazer a quase 30 anos, ou seja, impulsionar e dar luz às soluções e produtos que possam trazer benefícios para a cadeia produtiva de bioenergia e, neste caso, para o planeta como um todo", explica Paulo Montabone.

Ao todo, em 2023, 12 marcas participarão da Rota da Inovação Sustentável, sendo elas: ACS, Bermo, Caldema, Fass Agro, Interunion, Mix Telematics, Quadrante, SEW, Smar, Telog, VLC e WEG. Para saber mais sobre o projeto e as empresas participantes, acesse o link

Credenciamento

A 29ª edição da Fenasucro & Agrocana está com o credenciamento disponível. Basta fazer o cadastro on-line e gratuito nos respectivos links de visitanteimprensa e assessorias.

Sobre a Fenasucro & Agrocana

Fenasucro & Agrocana (Feira Internacional da Bioenergia) realizará sua 29ª edição entre os dias 15 e 18 de agosto de 2023, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, realizado pelo CEISE Br e promovido e organizado pela RX Brasil, é o único evento do mundo exclusivamente voltado à toda cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 42 países do mundo.

Sobre a RX

RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. 

É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.

Sobre o CEISE Br

O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) é a entidade de classe representativa das indústrias e prestadores de serviço, dedicados ao fornecimento de equipamentos, produtos e serviços para o setor sucroenergético nacional e internacional.

Fundada em 1980, a entidade abrange todo o território brasileiro e possui sede na cidade de Sertãozinho/SP, principal polo de desenvolvimento de tecnologias industriais para o setor. Há 43 anos o CEISE Br defende o setor e realiza a maior feira de bioenergia do mundo, a Fenasucro & Agrocana.

Comentários
Assista ao vídeo