Business - Agronegócio

Dunamis: palatabilidade do capim é determinante para o ganho de peso do gado

13 de Outubro de 2023

O híbrido, desenvolvido pela Milagro Agro Brasil, tem se destacado por agradar aos animais.

Foto: Divulgação

Um dos fatores mais relevantes para o sucesso na criação de gado é a escolha de um capim de qualidade para alimentar os animais. Nesse contexto, um fator importante é a chamada “palatabilidade”, que diz respeito à capacidade do capim de agradar aos animais, facilitando a engorda e proporcionando mais saúde ao gado.

O engenheiro agrônomo Dr. Orlando Martins, CEO da Milagro Agro Brasil, conta que o capim Dunamis, desenvolvido pela empresa, tem uma excelente palatabilidade se comparado a outras variedades disponíveis no mercado. Em pastagens onde o Dunamis é plantado junto a outras espécies, o gado tem exibido uma forte preferência pela variedade desenvolvida pela Milagro. Essa tendência se repete mesmo quando o Dunamis, que pertence ao gênero Brachiaria, é comparado a outros capins do gênero Panicum, conhecidos por sua alta palatabilidade.

O que diferencia o Dunamis nesse sentido, de acordo com o Dr. Orlando, é a presença de menos pelos em suas folhas, o que torna o alimento mais suave e atraente para o gado. Além disso, o Dunamis possui um teor de açúcar mais alto (medido em graus Brix) em comparação com outras gramíneas, o que, de acordo com diversos estudos, também pode contribuir para a palatabilidade.

O CEO da Milagro Agro Brasil também explica que a palatabilidade é uma aliada importante no ganho de peso do gado. “Suponha que tenhamos duas gramíneas igualmente nutritivas, mas uma é mais palatável. Nesse caso, o gado que consome a gramínea mais palatável comerá mais, resultando em um maior ganho de peso”, afirma. Considerando apenas a quantidade de ingerida que se reflete em ganho de peso, o potencial de engorda do gado alimentado com Dunamis pode ser até 50% maior. 

O maior consumo de calorias também leva ao aumento na produção de leite em vacas leiteiras. “Produtores relataram um aumento significativo na produção ao fazer a transição de suas vacas de outras gramíneas para o Dunamis. Em alguns casos, essa transição levou a um aumento de quase 50% na produção de leite, sem a necessidade de alimentação suplementar cara”, conta Dr. Orlando.

Além das qualidades nutricionais, a Dunamis também possui outras vantagens em relação às demais variedades de capim, tais como crescimento acelerado; resistência à cigarrinha das pastagens; fácil adaptação a solos de baixa fertilidade, arenosos ou em declive; melhor controle de erosões; boa tolerância à seca e a períodos de encharcamento do solo, entre outras.

Devido a essas características, a brachiaria da Milagro Agro Brasil acaba se tornando uma ótima opção para pastagens da maior parte do país. Dr. Orlando ressalta que a Dunamis tem se mostrado adequada para regiões como Acre, norte do Mato Grosso e Pará, que costumam sofrer com pragas. Além disso, o crescimento inicial vigoroso da Dunamis a torna uma escolha ideal para sistemas de integração agricultura-pecuária. A brachiaria, de acordo com a empresa, só é contraindicada para regiões com geadas frequentes ou períodos de encharcamento do solo superiores a 30 dias e em locais onde chove menos de 600 mm por ano.

Em última análise, as vantagens da Dunamis se refletem em maior lucro para o pecuarista. Embora o custo inicial das sementes de Dunamis seja um pouco mais alto do que o de outros tipos de capim, os benefícios a longo prazo mais do que compensam essa diferença. Vale ressaltar que, ao contrário de culturas anuais como soja e milho, as gramíneas para pastagem, como o Dunamis, podem resistir por 10 anos ou mais, o que dilui o custo inicial um pouco mais elevado.

O pecuarista interessado em aumentar a produtividade de suas pastagens já pode adquirir as sementes do capim Dunamis em várias lojas distribuídas pelo Brasil. Além disso, a própria empresa Milagro Agro Brasil disponibiliza, em seu site, as instruções para que qualquer produtor do país possa encomendar as sementes com rapidez e praticidade.

Saiba mais, acesse: www.milagroagrobrasil.com.br

Comentários
Assista ao vídeo