Business - Agronegócio

Prêmio "Melhores do Ano RÚMIScore" reconhece fazendas com as melhores práticas na pecuária de leite

17 de Novembro de 2023

Cerimônia de entrega poderá ser acompanhada de forma online, no dia 21 de novembro, a partir das 17h

Laerte Cassoli, CEO Rúmina, na edição de 2022

As fazendas com melhor ranqueamento no índice RÚMIScore, o maior benchmarking independente de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite no mundo, serão conhecidas no próximo dia 21 de novembro.

O RÚMIScore é uma evolução do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018 e construído a partir de uma base de informações provenientes de mais de 1.000 fazendas de todo o Brasil que utilizam o software de gestão Ideagri, em atuação no mercado há 16 anos. 

Desenvolvido pela Rúmina, empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, o índice possui 13 indicadores de desempenho nas áreas de reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade, que compõem a nota dada para cada fazenda, que varia de 0 a 10, e foi validado pela empresa europeia IMPACT FORECAST.

O CEO da Rúmina, Laerte Cassoli, conta que em 2023 foram mais de 1.000 fazendas participantes da premiação. “O número de propriedades que participa cresce ano a ano e isso nos mostra que o produtor quer fazer parte da pecuária de leite do futuro, mais produtiva e sustentável. Para isso, utilizar uma tecnologia que disponibiliza dados e os ‘cruza’ de forma inteligente é uma oportunidade de posicionar sua fazenda em outro patamar de negócios”, destaca o executivo.

Cassoli conta que os dados desta edição do RÚMIScore permitiram atualizar a publicação Radar da Produtividade e Sustentabilidade. “É bastante interessante verificar a evolução das notas das fazendas nos últimos cinco anos, tanto geral quanto por perfil racial de rebanho. Destaco em especial a evolução de índices reprodutivos, como taxa de prenhez, que subiu de 16,09% para 18,60%, além de uma redução da emissão de metano por propriedades com melhores médias de produtividade”, adianta o CEO da Rúmina.

O evento de anúncio dos vencedores desta edição de RÚMIScore será em Cravinhos (SP), na empresa Ourofino Saúde animal, patrocinadora master do Prêmio.

Para o Diretor da Unidade de Negócios de Animais de Produção na Ourofino Agronegócio, Fabrício Oliveira, patrocinadora Master do Prêmio, o benchmarking de RÚMIScore ajuda a fomentar a pecuária de leite ao “proporcionar uma referência confiável e independente para os produtores”. “Ao utilizar indicadores de desempenho relacionados à reprodução, sanidade, criação, produção e sustentabilidade, o RÚMIScore oferece uma visão abrangente do desempenho das fazendas de leite. Isso permite que os produtores identifiquem áreas de melhoria em suas operações e tomem decisões embasadas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade, contribuindo para o crescimento e o aprimoramento da indústria leiteira como um todo”, salienta Oliveira.

“Sediar a cerimônia de premiação do RÚMIScore é uma honra para a Ourofino e representa a nossa firme intenção de apoiar ativamente o setor da pecuária de leite. Além de celebrar os destaques do setor, este evento proporciona uma oportunidade única para nos aproximarmos dos produtores e especialistas, demonstrando nossa disponibilidade em contribuir para o desenvolvimento do setor na melhoria da saúde do rebanho e na sustentabilidade das operações pecuárias. Acreditamos que essa sinergia entre a Ourofino e a Rúmina é essencial para impulsionar o setor a novos patamares de excelência”, complementa o diretor da Ourofino.

A cerimônia do Prêmio "Melhores do ano RÚMIScore 2023" poderá ser acompanhada de forma online. A inscrição pode ser feita pelo site https://rumiscore.com.br/

RÚMIScore 2022

Sobre a Rúmina

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiEduca, programa de educação contínua; Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RÚMIScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br

Comentários
Assista ao vídeo