Business - Agronegócio

Capim Dunamis se destaca como opção de melhor custo-benefício para o preparo de solos

20 de Fevereiro de 2024

A brachiaria da Milagro Agro Brasil apresenta resultados melhores que os de concorrentes e eleva produtividade em culturas como soja e milho.

Foto: Divulgação

A qualidade do solo é um dos fatores mais importantes para o sucesso e a sustentabilidade das plantações de diversas culturas. Esse aspecto, atualmente, torna-se ainda mais importante diante das mudanças climáticas, da erosão acelerada e da escassez de recursos naturais em diversas regiões.

Para contornar esses desafios, uma prática amplamente adotada e comprovadamente eficaz é o cultivo de plantas “de serviço” antes da semeadura de outras espécies. Essas plantas, que não são exploradas comercialmente pelo agricultor, cumprem o papel de preparar o solo para potencializar o crescimento de produtos lucrativos, como soja e milho, por exemplo. 

O agrônomo Dr. Orlando Martins, CEO da companhia de tecnologia agrícola Milagro Agro Brasil, explica a questão. “A produtividade está muito relacionada a um solo equilibrado dos pontos de vista químico, físico e biológico”, conta ele. “O aspecto químico, de fertilidade, tem avançado muito. Mas as qualidades físicas e biológicas ainda são pouco estudadas. Para trabalhá-las, as plantas de cobertura são a melhor opção.”

As brachiarias são algumas das espécies mais empregadas neste processo de preparo do terreno. Devido à facilidade de cultivo e à capacidade de descompactar o solo, essas espécies forrageiras, também usadas em pastagens, são capazes de oferecer uma alternativa com ótimo custo-benefício.

Ao formarem uma cobertura densa sobre o solo, as brachiarias protegem ele da erosão causada pelo vento e pela chuva, reduzindo a perda de nutrientes. Além disso, as raízes das brachiarias penetram profundamente no solo, quebrando camadas compactadas e melhorando sua estrutura, o que resulta em melhor infiltração de água e aeração, que depois serão aproveitadas pela cultura a ser plantada.

A decomposição de partes das brachiarias também adiciona matéria orgânica ao solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de água. O controle de plantas daninhas é outro benefício importante do plantio de brachiarias, já que seu crescimento inibe o desenvolvimento de plantas invasoras.

As variedades de brachiaria mais usadas para o preparo do solo, no entanto, ainda apresentam um potencial limitado, já que têm dificuldades para se desenvolver em condições ambientais adversas e podem acabar fornecendo uma quantidade significativamente reduzida de massa vegetal.

Essas dificuldades, no entanto, já podem ser superadas graças ao capim Dunamis, desenvolvido e comercializado pela Milagro Agro Brasil. A Dunamis é um híbrido de duas das variedades de brachiaria mais cultivadas no país: a Decumbens e a Marandu. Entre suas características, estão a facilidade de enraizamento, o crescimento inicial vigoroso, a tolerância a períodos de seca ou encharcamento, bem como a adaptabilidade a solos de baixa fertilidade.

A Dunamis também se destaca por oferecer uma cobertura mais densa em comparação com outras variedades de capim. Seu grande volume de massa vegetal proporciona uma cobertura completa do solo, potencializando todos os benefícios do plantio de brachiarias no preparo de terrenos. Suas raízes grossas e profundas também conseguem penetrar no solo de forma mais eficiente, quebrando camadas compactadas que outras plantas não alcançam.

Devido a todos esses fatores, a Dunamis tem se mostrado uma excelente opção para os fazendeiros que desejam preparar o solo para soja, milho ou outras espécies. Dr. Orlando Martins conta, por exemplo, que produtores já têm elogiado a diferença expressiva na produção de massa vegetal. “Outras variedades de brachiaria geram 5 a 7 toneladas de massa vegetal por hectare. A Dunamis tem gerado o dobro”, afirma.

O preço das sementes de Dunamis é outro atrativo: apesar de parecer um pouco superior ao de algumas variedades, acaba compensando, já que são necessárias menos sementes e o custo por hectare permanece o mesmo, mas com muito mais benefícios que todas as outras alternativas. Para saber mais, acesse milagroagrobrasil.com.br

Comentários
Assista ao vídeo