Business - Agronegócio

Agricultura digital: IA e a evolução do agronegócio

6 de Março de 2024

Previsão é de que investimento para uso da tecnologia no setor seja de aproximadamente 4,7 bilhões de dólares até 2028, segundo estudo

O avanço exponencial da Inteligência Artificial (IA) vem tornando a ferramenta essencial em diferentes setores. No agronegócio, o uso da tecnologia vem auxiliando na otimização de processos, aumento de eficiência e redução de custos. Em 2023, o investimento em IA foi de 1,7 bilhão de dólares. A previsão é de que o número cresça aproximadamente 4,7 bilhões de dólares até 2028, segundo estudo da Statista.

O tema foi um dos assuntos abordados no painel “Construindo o Amanhã: Inovações Tecnológicas que Moldarão o Mercado”, promovido pela consultoria de tecnologia keeggo, em evento de 30 anos da empresa. “Vemos uma parcela dos agricultores começando a investir em conectividade para usar sistemas de gestão que, consequentemente, podem tomar melhores decisões. Exemplo disso é entender onde tem uma praga e aplicar um químico, em vez de jogar na fazenda inteira, reduzindo custos e o impacto para o meio ambiente”, explicou Alexandre Stephan, um dos painelistas e Partner da SP Ventures, empresa de fundo de investimento inicial para AgTech e Food Tech na América Latina.

Um estudo realizado pela pesquisadora Maira de Souza Regis, da Universidade de Brasília (UnB), apontou que a região que mais adota a agricultura digital é o Centro-Oeste, com softwares ou aplicativos utilizados por 80% dos produtores. Dentre os recursos aproveitados, 64,8% revelaram que usam programas de planejamento anuais; 62,9% programas de cálculo para controle de fluxo de caixa e indicadores para gerenciamento de máquinas; 51,8%  telemetria para transmissão remota de dados; 27,7% drones para mapear vegetação ou gestão de culturas; e 14,8% sensores de vegetação.

Para Rogério Athayde, CTO da keeggo: “A inteligência artificial - além de tornar operações mais eficientes - entrega soluções assertivas que podem ser interpretadas de forma rápida pelo produtor, desempenhando um papel fundamental na segurança alimentar global”. 

No geral, a IA está transformando o agronegócio, tornando-o mais eficiente, sustentável e resiliente, e desempenhando um papel fundamental na segurança alimentar global.

Aplicações da IA no agronegócio

Unir duas potências para pavimentar um setor eficiente e mais produtivo é um caminho benéfico para todos aqueles que querem investir na agricultura digital, desde pequenos a grandes empreendedores. “A IA é uma semente a ser cultivada para trazer frutos valiosos aos negócios e à sociedade”, disse Rachel Maia, conselheira do Pacto Global da ONU,  fundadora e CEO da RMConsulting, empresa com foco em Sustentabilidade, Governança Corporativa e Liderança.

Diante desta nova realidade, novos insights e papéis surgem, criando um cenário ainda mais dinâmico para os agricultores. Segundo Athayde, aplicações relacionadas à IA no setor envolvem: 

Agricultura de precisão: A IA pode ser usada para analisar dados de sensores, imagens de satélite e drones para monitorar o crescimento de colheitas, identificar áreas com problemas e otimizar o uso de recursos.

Previsão de safras: Algoritmos da tecnologia podem analisar dados como clima, solo e cultivo para prever a produção agrícola, ajudando  produtores a planejarem e melhorarem as safras.

Detecção de pragas e doenças: A tecnologia pode analisar imagens de plantas e identificar sinais de infestação, permitindo uma resposta rápida e eficaz para diminuir os danos.

Mercado e precificação: Sistemas podem analisar dados de mercado para ajudar agricultores a tomarem decisões sobre valores a cobrar pelos produtos cultivados.

“As novas tecnologias no agronegócio estão proporcionando ganhos significativos em eficiência, sustentabilidade e produtividade. Com o uso inteligente e estratégico, podemos enfrentar os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade, garantindo um futuro próspero para o setor”, finaliza Athayde.

Comentários
Assista ao vídeo