Notícias - Televisão

SBT festeja aniversário de 33 anos nesta terça-feira, 19 de agosto

19 de Agosto de 2014

Nesta terça-feira, 19 de agosto, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) completa 33 anos de história e momentos marcantes compartilhados com a família brasileira. A emissora comemora o novo ciclo com importantes novidades que irão ressaltar e multiplicar ainda mais a percepção de um SBT mais dinâmico e moderno. 
Além da adoção da campanha ‘Quem compartilha felicidade, multiplica’ junto à plataforma ‘#Compartilhe’ e de uma nova logomarca - que está no ar deste domingo, 17 de agosto -, o SBT também prepara grandes estreias no decorrer do ano para compartilhar ainda mais momentos inesquecíveis com os telespectadores, que no mês de julho de 2014, fizeram com que a emissora superasse a concorrência e recuperasse a vice-liderança de audiência nas mais importantes faixas da média nacional (PNT) e o segundo lugar no ranking geral das audiências em São Paulo. Dados fornecidos pelo Ibope. 

Em parceria com a ‘Endemol Brasil’, o SBT fará a aguardada estreia do talent show ‘Esse Artista Sou Eu’ (Your Face Sounds Familiar) na noite da próxima segunda-feira, 25 de agosto, às 23h. O formato da competição de talentos já ganhou versão em mais de 50 países. No ‘Esse Artista Sou Eu’, um grupo de celebridades precisa assumir identidades de grandes estrelas da música nacional e internacional. A produção brasileira será apresentada por Márcio Ballas. 

O assunto ‘Eleições 2014’ já faz parte dos principais editoriais do País e o departamento de Jornalismo do SBT está preparando uma grande cobertura em torno das eleições. Em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, o portal UOL e a rádio Jovem Pan, o SBT vai realizar sabatinas e debates eleitorais com os candidatos a governador (dia 25 de agosto, às 17h45) e presidente (dia 1ª de setembro, às 17h45). Os debates serão mediados pelo jornalista Carlos Nascimento. No telejornal ‘SBT Brasil’, os candidatos à presidência serão entrevistados no período de 15 a 19 de setembro de 2014, com duração de 15 minutos para cada concorrente. Já os candidatos a governador terão participação no ‘SBT Manhã’ entre os dias 4 e 12 setembro de 2014, também com o tempo de 15 minutos cada. 

Sucesso absoluto, ‘Patrulha Salvadora’ terá a estreia da quarta e última temporada da série, com 13 episódios inéditos que trarão aos telespectadores grandes novidades e participações especiais. A nova temporada estreia na emissora ainda em 2014. 

O SBT também irá estrear a segunda temporada da atração ‘Festival Sertanejo’, que desta vez buscará a revelação da melhor vozsertaneja do País. O programa volta ao ar repleto de novidades. 
A emissora está em pré-produção de sua nova telenovela, ‘Cúmplices de Um Resgate’ (nome provisório). A nova trama, que substituirá Chiquititas em 2015 (na faixa-horária das 20h30), será adaptada pela autora Iris Abravanel e protagonizada pela atriz mirim Larissa Manoela. 

História de sucesso 

No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília. 

Para conquistar os sete canais, que pertenciam à extinta TV Tupi, de propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do País. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos. 

Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o ‘Programa Silvio Santos’, que bateu o recorde e entrou para o Guiness Book como o programa mais antigo da TV. Sucesso absoluto, o ‘Programa Silvio Santos’ é tradicionalmente exibido nas noites de domingo, onde é vice-líder isolado de audiência e constantemente atinge o primeiro lugar por diversos minutos. 

À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o Brasil. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas. 
Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações. 

A identidade da emissora foi construída com o sucesso de programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), a série Joana, com Regina Duarte, a minissérie internacional ‘Pássaros Feridos’, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, além de uma seleção de grandes filmes. 

Desde o início, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o ‘Show do Bozo’, ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara MaravilhaSérgio MallandroAngélicaElianaJackeline PetikovicSimony e Mariane.   

Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deram ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%. 

Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, ela comandou um programa de entrevistas, além de um dominical. 

Com o melhor do humor brasileiro, ‘A Praça é Nossa’ estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas comoRonald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.   
Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa. 

À frente do ‘TJ Brasil’, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa ‘Jô Onze e Meia’, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador. 

O núcleo de telejornalismo foi reforçado com a contratação de Hermano Henning nos anos 90, atual apresentador do ‘Jornal do SBT Manhã’. Sua estreia ficou marcada com o êxito da cobertura da Copa do Mundo, na Itália.   
As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil metros quadrados: o Complexo Anhanguera, em Osasco. 


Considerado como o empreendimento mais arrojado do Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão de televisões internacionais.

 Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com oito estúdios, com câmeras, iluminação e tecnologia de ponta, estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. A nova estrutura, os processos de concepção, produção e veiculação possibilitaram mais agilidade e integração. 

Para o conforto de seus colaboradores, visitantes e convidados, a estrutura dispõe de restaurantes, lanchonetes, café, salão de beleza, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços. 

Na busca constante por novas realizações, para entreter e informar o telespectador, a emissora estreou, também nos anos de 1990, o polêmico ‘Aqui Agora’. O formato “jornalismo-verdade” difundiu um novo padrão, seguido por outras emissoras.  

Em 1993, com a estreia do ‘Domingo Legal’, com Gugu Liberato, o telespectador recebia mais uma opção de entretenimento. O programa ocupou o primeiro lugar de audiência ao mesclar quadros divertidos e informações jornalísticas de âmbito nacional e internacional. 

No final dos anos de 1990, o ‘Programa do Ratinho’, apresentado por Carlos Massa, o Ratinho, e o ‘Show do Milhão’ tiveram ampla repercussão. 

O acordo firmado com a rede mexicana Televisa disseminou um novo estilo de teledramaturgia, influenciando a produção de novelas nacionais. Entre elas estão a trilogia ‘Marimar’, ‘Maria do Bairro’ e ‘Maria Mercedes’, além de ‘Carrossel’, ‘Chispita’, ‘Café com Aroma de Mulher’ e ‘A Usurpadora’. 

A teledramaturgia nacional recebeu a atenção do SBT ao produzir textos clássicos com bom gosto como: ‘Cortina de Vidro’ (1989), ‘Brasileiros e Brasileiras’ (1990), o clássico ‘Éramos Seis’ (1994) e ‘Os Ricos Também Choram’ (2005). 

Em 2001, com a exibição de Casa dos Artistas, a emissora reinventou o formato do reality show ao mostrar a vida e o comportamento de celebridades confinadas em um espaço. 

O projeto de reformulação do departamento de jornalismo resultou na contratação de Ana Paula Padrão, em 2005, como principal âncora do ‘SBT Brasil’. A emissora criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas, além de formar uma equipe de correspondentes internacionais. No ano seguinte, a contratação de Carlos Nascimento, responsável pelo ‘Jornal do SBT Noite’, reforçou o núcleo jornalístico. Com quatro telejornais em exibição, o SBT dispõe de uma redação com o que há de mais moderno em tecnologia digital. 

 O resultado desses e outros investimentos rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo. 

No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação do departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela ‘Cristal’. O programa ‘Rei Majestade’, apresentado por Silvio Santos, trazia ao palco artistas do passado. As estreias de ‘Ídolos’ e ‘Supernanny’ garantiram liderança ao SBT. O primeiro percorreu o Brasil em busca de novos talentos na música brasileira. Já o segundo, ‘Supernanny’, a pedagoga Cris Poli auxilia pais na educação dos filhos. Em 2012, o novo ‘Supernanny’ trouxe 26 episódios com nova linguagem visual, temas mais abrangentes e polêmicos com reportagens especiais de temas como: bullying, obesidade infantil, gravidez na adolescência. 

O programa ‘Astros’, que estreou em 2008, realizou o sonho de artistas no anonimato. Sob o comando de Beto Marden e Ligia Mendes, a atração tornou-se um celeiro de novos talentos musicais. Em 2012, a atração foi reformulada e voltou ao ar com sucesso sob o comando do apresentador André Vasco e dos jurados Arnaldo Saccomani, Thomas Roth, Cyz Zamorano e Carlos Miranda. 

No segundo semestre de 2008, Iris Abravanel ingressa na teledramaturgia com o lançamento da novela ‘Revelação’. Um ano depois, a autora partiu para o segundo projeto, com a estreia de ‘Vende-se Um Véu de Noiva’, um texto com adaptação livre da obra de Janete Clair. 

O ‘Domingo Legal’ já faz parte da vida dos brasileiros. Há 21 anos, a atração leva até a casa do telespectador um programa especial, com música, reportagens, celebridades, notícias e quadros que são campeões de audiência. Em 2009, Celso Portiolli assume o Domingo Legal, e faz deste um dos programas mais queridos e assistidos pelos brasileiros. 


Em 2009, a apresentadora Eliana volta ao SBT para fazer famílias ainda mais felizes. Semanalmente, ela leva informação, diversão e alegria aos telespectadores, que se surpreendem com as novidades da atração e se emocionam com quadros já consagrados. O programa ‘Eliana’ é uma atração para a toda a família, que busca uma opção lazer e entretenimento na TV aberta. 

Além de deter a exclusividade nos direitos autorais de duas séries de sucesso na televisão latina, os mexicanos ‘Chaves’ e ‘Chapolin’, oSBT comemora um recorde: a TV aberta com maior número de séries no ar – são 20. 
Em 2010, o autor Tiago Santiago passa a fazer parte do time do SBT, e estreia sua primeira novela na emissora, ‘Uma Rosa com Amor’, que conquistou crítica e audiência com uma história de amor, e abriu espaço para a segunda trama do autor na casa, ‘Amor e Revolução’. No mesmo ano, o apresentador Raul Gil retorna para o SBT, depois de 25 anos longe da emissora, trazendo a alegria contagiante do ‘Programa Raul Gil’ para as tardes de sábado da programação. Quem também voltou para a emissora nesse ano foi a jornalista Marília Gabriela, fazendo entrevistas reveladoras no ‘De Frente com Gabi’. 

O primeiro semestre de 2011 foi marcado por grandes estreias no SBT. A segunda temporada do reality show ‘Solitários’ foi sucesso ao mostrar o confinamento dos participantes sob o comando da autoritária Val. Outro reality que agradou e emplacou duas temporadas, foi a competição de cantores mirins ‘Cantando no SBT’, comandada por Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara com Afonso Nigro como jurado. Quem tem talento para a dança também teve espaço na programação, com a primeira temporada de ‘Se Ela Dança, Eu Danço’. Apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden, o programa contou com a experiência dos jurados Jarbas Homem de Mello, João Wlamir e Lola Melnick, e revelou John Lennon da Silva. A conciliadora de casais e terapeuta sexual Ana Canosa entrou em cena no‘SOS Casamento’ para solucionar problemas da vida a dois. E quem ainda não encontrou o par perfeito conta com a ajuda do psiquiatraJairo Bouer e da consultora de imagem Alana Rodrigues, os experts do ‘Esquadrão do Amor’. 

No segundo semestre de 2011, a psicóloga Suzy Camacho ocupa a faixa nobre nas noites de sexta com o ‘Quem Convence Ganha Mais’. Além de terem seus conflitos pessoais resolvidos com conselhos de uma profissional, os participantes levam prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil. E o mais novo programa comandado por Silvio Santos, ‘Um Milhão na Mesa’, estreou no segundo semestre de 2011, um emocionante jogo, com premiações de até R$ 1 milhão. 

O stylist Arlindo Grund estreou em novembro de 2011 o programa ‘Tenha Estilo’, um programete de cinco minutos, que tem como proposta orientar o telespectador sobre moda, estilo e comportamento. Em janeiro de 2012, Patricia Abravanel tem a sua estreia como apresentadora de programa de entretenimento ao lado de Marcio Ballas na primeira temporada do game show ‘Cante Se Puder’. A atração mostrava duelos musicais com famosos que enquanto cantavam, passam por diversas distrações divertidas e inusitadas. 


Silvio Santos ficou à frente do programa ‘Um Milhão na Mesa’, que estreou em setembro de 2011. O game show de perguntas e respostas tinha como prêmio máximo R$ 1 milhão. 


 ‘O Maior Brasileiro de Todos os Tempos’, comandado por Carlos Nascimento, estreou no dia 11 de julho de 2012. Baseado no formato criado pela BBC, “The Greats”, o programa elege aquele que mais fez pela nação e se destacou pelo seu legado à sociedade. Na primeira fase do projeto, mais de 1.293.691 milhões de internautas participaram de forma democrática, indicando o seu favorito livremente. 


O ‘Esquadrão da Moda’ estreou no SBT em 2009, apresentado pela top model e consultora Isabella Fiorentino e pelo stylist Arlindo Grund. A dupla ajuda mulheres consideradas sem estilo ou que simplesmente se vestem de forma inadequada. Os participantes são indicados por amigos e familiares. O telespectador também aprende a entender o que vestir e, principalmente, o que ele não deve usar.

  
‘Corações Feridos’, adaptação de Iris Abravanel, estreou em janeiro de 2012 e emocionou os telespectadores com a história de amor entre Eduardo Sotelli (Flávio Tolezani) e Amanda (Patrícia Barros). A trama contou com nomes como Lívia Andrade, Antônio Abujamra, Adriana Lessa, Blota Filho, Vitor Pecoraro, entre outros.  

 
A novela Carrossel, adaptação de Iris Abravanel, com direção geral de Reynaldo Boury, que estreou no dia 21 de maio de 2012, às20h30, ocupou um lugar de sucesso. Professora Helena (Rosanne Mulholland) e os alunos do terceiro ano passaram por todo o tipo de experiências na Escola Mundial, emocionando telespectadores e unindo a família brasileira. A trama é considerada um fenômeno em audiência - vice-liderança isolada - e de repercussão em redes sociais, comercial e de licenciamento. 


A novela ainda deu origem a um projeto inédito, a série ‘Patrulha Salvadora’, com autoria de Iris Abravanel. A série estreou em 11 de janeiro de 2014 em uma nova faixa-horária: sábados, às 20h30. ‘Patrulha Salvadora’ conta a história de nove patrulheiros que possuem superpoderes para manter a ordem da fictícia cidade de Kauzópolis, que é constantemente atacada por vilões. 
Em 15 de julho de 2013 estreou no SBT a novela Chiquititas, mais uma trama adaptada pela autora Iris Abravanel, que consolidou a vice-liderança de audiência da faixa horária das 20h30, iniciada por Carrossel. A história de Mili (Giovanna Grigio) e de todos os demais moradores do orfanato Raio de Luz completou um ano no ar com sucesso de licenciamento, são mais de 300 produtos. As canções da trilha sonora da trama se tornaram grandes hits para as crianças e seus videoclipes também conquistaram a família brasileira. 


Em novembro de 2013, Patricia Abravanel comanda uma nova atração na emissora, o ‘Máquina da Fama’, que agradou os telespectadores com a competição entre covers de cantores nacionais e internacionais. A atração se consolidou na vice-liderança de audiência nas noites de segunda-feira. 


No ano de 2014, o SBT estreou a atração de dois grandes nomes contratados pela emissora, Danilo Gentili, que comanda desde 10 março o talk-show ‘The Noite com Danilo Gentili’ e o apresentador Otavio Mesquita, que apresenta a atração ‘Okay Pessoal’ desde 28 abril. 


E mais, o ‘Troféu Imprensa’ realizou em 2014 sua 56ª edição. O evento, que é transmitido anualmente pelo SBT, premiou os maiores destaques da televisão brasileira do ano de 2013. O ‘Troféu Imprensa’ foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (falecido em 2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos para elegerem os vencedores que eram divulgados posteriormente pelos jornais, pois não havia estatueta. Em 1970, Plácido cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos. 

SBT em números: 

33 anos de vida; 
114 emissoras, que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores; 
24 horas de programação diária diversificada; 
A participação do SBT - em junho de 2014 - é de 13,4% na Grande São Paulo e de 12,1% no mercado nacional. 
 Em média, no Brasil, cerca de 10,8 milhões de domicílios e 18,8 milhões de indivíduos assistiram pelo menos 1 minuto do SBT no mês de junho de 2014; 
O SBT tem a participação de 18,6% do bolo publicitário em TV aberta, considerando o período de janeiro a junho de 2014. 
Está presente em 96,6% de todo o IPC brasileiro dos lares com televisão; 
O SBT atinge 191 milhões de telespectadores e 58 milhões de lares. 
Apresenta mais de 20 seriados de sucesso mundial; 
O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês; 
O Facebook do SBT é o mais curtido entre as tevês abertas com mais de 6,3 milhões de fãs; 
No Twitter possui mais de 1,8 milhão de seguidores; 
O perfil da emissora no Instagram possui mais de 37 mil seguidores; 
No Google+, o perfil do SBT já superou a marca de 650 mil seguidores; 
Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV; 
A sede na Vila Guilherme recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhanguera recebe em média 2.300 pessoas por semana, o que corresponde a 9 mil pessoas por mês; 
O site do SBT recebe mais 5 milhões de visitantes/mês e tem mais de 30 milhões de pageviews/mês; 
O Programa Silvio Santos entrou para o Guinness 93 por ser um dos programas mais duradouros da TV, com mais de 30 anos; 
O CDT/Anhanguera conta com 8 estúdios, somando uma área total de mais de 4.400 m², que inclui uma ampla e moderna redação de Jornalismo; 
A cidade cenográfica da emissora possui uma área de 6.500 m². 


Filiadas do SBT em Ribeirão Preto, Jaú e Nova Friburgo ganham marcas regionalizadas 

SBT BRASÍLIA, SBT PARÁ, SBT RIO E SBT RS também lançam nova identidade visual acompanhando conceito inovador da marca nacional 
 

Comentários
Assista ao vídeo