Notícias -

Observatório da Imprensa apresenta entrevista inédita e exclusiva com o ex-delegado Cláudio Guerra

23 de Setembro de 2014

O programa Observatório da Imprensa traz uma entrevista inédita e exclusiva com o ex-delegado do DOPS, Cláudio Guerra, nesta terça-feira (23) às 19h30 na TV Brasil. Durante o programa, apresentado por Alberto Dines, o matador implacável, hoje pastor, faz um apelo à Comissão Nacional da Verdade para aprofundar os depoimentos dos envolvidos na repressão. “Não tenho como restituir as vidas que foram tiradas, mas posso cooperar com o conhecimento da verdade e reconhecer que foi um erro”, admite.

Em recente depoimento à Comissão Nacional da Verdade, o ex-policial contribuiu para esclarecer o atentado no Riocentro, em 1981, e a morte da estilista Zuzu Angel, em acidente de carro no ano de 1976. Os dois fatos tiveram o envolvimento dos agentes de repressão do DOI-CODI do Rio de Janeiro. “Hoje eu tenho isso como dever: esclarecer a verdade em respeito às famílias que querem saber o que aconteceu com as pessoas mortas. E com a História, foi uma página negra que vivemos e que seja passada a limpo para não acontecer novamente”, enfatiza.

Na entrevista concedida ao jornalístico da TV Brasil, gravada no Espírito Santo, Cláudio Guerra conta como migrou do Esquadrão da Morte para eliminação de esquerdistas em 1973, no auge da repressão política. Ele foi o homem de confiança do coronel Freddie Perdigão, chefe do Serviço Nacional de Informação (SNI), responsável por dezenas de vítimas durante os 21 anos do regime militar. O ex-delegado detalhou como descobriu uma maneira de ocultar os cadáveres da esquerda: incinerando os corpos em uma usina de açúcar na cidade de Campos, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Observatório da Imprensa – terça-feira (23) às 19h30, na TV Brasil.

 
 
 
Comentários
Assista ao vídeo