Notícias -

Copa América Chile 2015 apresenta mascote oficial do torneio

18 de Novembro de 2014

 

Copa América Chile 2015 terá como mascote a representação da raposa colorada. Conhecida no país pelo nome de “zorro culpeo”, esse animal tem como habitat natural desertos, bosques e montanhas da Cordilheira dos Andes, local que abriga a vida selvagem do país e que se mistura com as belezas das estações de esqui que atraem milhares de turistas anualmente. A concepção da ideia do mascote veio da empresa portuguesa Brandia, responsável pelo logotipo do torneio e pela realização do emblema da Copa do Mundo Rússia 2018. O nome será decidido por meio de votação pela internet e será revelado no final de novembro.

A partir do processo de pesquisa dos mascotes de outras competições, foi verificado que muitos seguiam atributos básicos como cor de acordo com o país de origem, representação de crianças de 10 a 14 anos e aspecto de um animal bastante conhecido no país. Após todas essas observações, o Comitê Organizador Local (COL) atribuiu ao mascote características de um personagem alegre, divertido, moderno e fanático por futebol. O corte de cabelo é baseado nos jogadores famosos que são imitados pelas crianças do mundo todo. Os símbolos da camisa representam a iconografia tribal dos povos antigos do Chile, e sua calda lembra o formato da Cordilheira dos Andes, local onde o “zorro culpeo” é facilmente encontrado. A raposa colorada também representa a astúcia e esperteza dos jogadores que disputarão o torneio.

O nome do mascote será decido pelo público em votação pelo site da Copa América e com três alternativas de escolha. A primeira opção é Zincha, que traz como significado a paixão pela raposa; a segunda é Kul, um jogo de palavras com os termos culpeo (raposa) e cool (legal); e a terceira é Andi, uma alusão ao habitat natural da raposa, localizado na Cordilheira dos Andes. A votação será encerrada no final de novembro com a revelação do nome do mascote. O “zorro culpeo” também terá uma conta no twitter que servirá como canal de interação com os outros usuários do microblog.

A raposa colorada é o segundo maior canídeo (família de mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros) da América do Sul, perdendo apenas para o lobo-guará. Sua dieta consiste em roedores, coelhos, aves e lagartos Além do Chile, o animal pode ser encontrado no Equador, Peru e Argentina.

Em sua 44º edição, a Copa América Chile 2015 é organizada pela WE MATCH, joint ventureformada pela Traffic SportsTorneos e Full Play.

 

Comentários
Assista ao vídeo