Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Rogério Filomeno Machado

27 de Novembro de 2014

Rogério Filomeno Machado foi o convidado do Cartão de Visita da última terça-feira (25), apresentado pela jornalista Débora Santilli. Procurador Federal e Vice-Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal é o atual Presidente da Associação Nacional dos Procuradores Federais - ANPAF. Especialista em Informática Jurídica e Processo Civil, também é coautor dos Livros Volume 1 e 2 sobre Propriedade Intelectual e um dos criadores do primeiro curso de pós-graduação em advocacia pública do país.

Zacarias Pagnanelli, Ana Hickmann, Rogério Filomeno e Ticiane Pinheiro 
 

A advocacia pública como forma de viabilizar políticas públicas foi o tema abordado durante a entrevista.

Zacarias Pagnanell foi convidado por Rogério Filomeno a compor a mesa de abertura do Congresso Nacional dos Procuradores Federais (CONPAF) que teve início nesta última quarta-feira (26/11).

O evento ocorre anualmente e reúne os principais operadores do Direito para discutir temas essenciais para o desenvolvimento do País. O tema central é “Procurador Federal: Fortalecer a carreira é investir no futuro do Brasil”. O encontro ocorre no Hilton Hotel Morumbi.

A abertura da 15ª edição do Congresso começou às 20h, no próprio hotel. A palestra de abertura foi com o Procurador Geral Federal, ministro Marcelo de Siqueira Freitas, que falou sobre o papel essencial do Procurador Federal ao desenvolvimento do Brasil. Ainda na primeira noite, a Procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia di Pietro, apresentou um painel sobre os 500 anos de Direito Administrativo no Brasil.

Zacarias Pagnanelli, Heródoto Barbeiro e Rogério Filomeno
 

Foram oito painéis que discutiram a Política Econômica e Desenvolvimento da Infraestrutura dos Portos e Aeroportos; o desenvolvimento sustentável sócio ambiental e agrário; os grandes jogos e o desenvolvimento; a Advocacia Pública no Estado democrático de Direito e outros temas. O encontro teve a participação do Constitucionalista, Jurista e Professor, José Afonso da Silva; do Sub Procurador Geral, Ricardo Ribeiro; do Presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR), Vinicius de Sá e Benevides, e outros nomes.

 

Para o presidente da ANPAF, Rogério Filomeno, o CONPAF é fundamental para promover um amplo e rico debate sobre temas da carreira, que influenciam diretamente em toda a sociedade.

Durante a abertura ocorreu também a entrega das Medalhas San Thiago Dantas, conferidas àquelas que prestam relevantes serviços à Advocacia Pública Federal. A primeira palestra do evento foi realizada nesta quinta-feira (27/11), às 10h.

Comentários
Assista ao vídeo