Colaboradores - Mauro e Tati

Que tal namorar na cozinha?

9 de Junho de 2015

 

    Por Mauro Oliveira e Tati Basílio

 

 

Dia dos namorados está chegando e que tal sair do tradicional restaurante-motel e presentes para tentar uma proposta diferente?

Pra relacionar melhor nossa proposta com a data comecei procurando no dicionário o significado da palavra namorar.

Mauro e Tati
 

Namorar: (aférese de enamorar) esforçar-se para conseguir o amor de; cortejar, galantear: “…Atrair, cativar, inspirar amor a, seduzir: Andar em galanteios: Tornar-se enamorado; afeiçoar-se, apaixonar-se: Agradar-se, ficar encantado: e por aí vai…

Bom (é claro) que nossa sugestão para o dia dos namorados é cozinhar juntos! Mas o que isso tem a ver com namorar? Cativar aquela pessoa que você gosta, se inspirar para preparar algo que agrade os dois, trocar elogios e sorrisos, compartilhar bons momentos dividindo um belo vinho, isso tem muito a ver com namorar!

Tá, sei que tem coisas na cozinha que não são tão divertidas como picar cebola e alho, lavar a louça … mas em compensação tem o prazer de ir experimentando a comida, curtindo os aromas, acertando o tempero, provando com uma torradinha e um azeite especial. Curtindo todo o ritual ganhando um beijo enquanto mexe o molho, rindo dos acertos e das trapalhadas, aproveitando para se divertir e criar o clima.

Então nossa proposta é, convide seu amor para cozinhar e a gente te ajuda! Vamos dar algumas sugestões de menus baseado nos pratos que já publicamos aqui :)

Para que tudo dê certo é legal se programar e já ter os ingredientes comprados. Deixar para a última hora pode atrapalhar seu divertimento.

Se seu parceiro é daqueles avessos a cozinha, proponha essa nova aventura. E não tem essa de cozinha é coisa de mulher, hein! Os melhores chefs de cozinha do mundo são do sexo masculino, então porque não cozinhar na sua própria casa ou com quem você gosta. É meu amigo… cozinhar é coisa pra macho, também.

Mas se você é do tipo que como eu, adora cozinhar, inove. Convide ela para participar de uma nova experiência, busque uma receita diferente para continuar o encanto, mude o tempero, use novas especiarias, inove no sabor do molho, capriche na apresentação, compartilhe a receita, a ideia é mexer com a imaginação e os sentidos dela/dele.

Mas chega de papo, bora para o que interessa!

Só uma coisa, antes de começar. Para um jantar completo (entrada – prato principal – sobremesa) e romântico uma dica importante é não exagerar no peso e na quantidade de cada prato, afinal a noite promete e estar estufado depois do jantar pode estragar seus planos pro resto da noite…rs

Vamos ao menu!

Entrada: Brusquetas (Pode ser de carambola, de tomate, de espinafre). Capriche no molho, ideal trazer um pouco de acidez nesse momento (coloque limão no tempero) para preparar o paladar para o próximo prato.

Brusquetas como entrada

Brusquetas como entrada

Principal: Tagliarini com frutos do mar Esse prato, fácil de fazer e delicioso, contém frutos do mar que são ditos como afrodisíacos, será? Acho que vale a pena tentar.

 

Para harmonizar a entrada e o prato principal sugerimos um branco fresco, com boa acidez e levemente frutado. A sugestão é apostar na Sauvignon Blanc, algumas sugestões de rótulos, o chileno Antares (100% Sauvignon) ou o italiano Bianco Toscano Bellosguardo (corte de Sauvignon, Chardonnay, Trebbiano Pinot Grigio e Pinot Bianco)

Tagliarini com frutos do mar

Tagliarini com frutos do mar

Sobremesa: Delícia de suspiro com frutas vermelhas Seguindo a linha do paladar mais ácido, uma sobremesa leve de frutas vermelhas cai bem. Capriche nesse momento. Uma dica o açúcar da calda vai ser muito mais perceptível se as frutas estiverem bem maduras.

Pra harmonizar o gran finale vocês podem optar por um vinho de sobremesa, uma ótima é opção seria um Sauterne. Ou, se preferir algo mais ‘festivo’ um espumante que para acompanhar a sobremesa deve ser doce. Boa sugestões para isso são os Moscato D´Asti italianos.

Delicia de suspiro com frutas vermelhas

Espero que curtam muito!

Leia mais em: http://entrepanelasetacas.com.br/ 

Comentários
Assista ao vídeo