Cultura - Teatro

Com direção do inglês John Mowat, Teatro de Senhoritas se inspira em Eduardo Galeano em nova peça

20 de Julho de 2015

Celebração da Realidade apresenta cenas inspiradas em contos escritos por Eduardo Galeano em "O Livro dos Abraços". A peça tem direção do cômico e mímico inglês John Mowat, muito conhecido por seu trabalho de mais de 20 anos na Companhia do Chapitô de Portugal, onde criou célebres espetáculos comoÉdipoA TempestadeO Grande Criador, entre outras adaptações cômicas de textos clássicos. A estreia acontece quinta-feira, 23 de julho às 20h na Oswald de Andrade. Grátis.

 

 
 

Na mesma linha dos trabalhos do diretor, abusando do sarcasmo e da visualidade, o espetáculo mantém a narrativa dos contos escolhidos que, através de uma linguagem sintética, contam fatos da história universal a partir de pequenos causos da vida cotidiana, assim como obra fonte de inspiração dessa montagem:O Livro dos Abraços.

 

As cenas relembram e apresentam fatos, mostram que os acontecimentos que aconteceram lá podem também acontecer cá; acontecimentos históricos que interferem na vida privada; vida íntima que modifica fatos políticos. Isso nos convida a refletir sobre nosso protagonismo e pertencimento na construção da História, especialmente neste momento em que se discute tanto questões relacionadas a cidadania, democracia, liberdade de expressão, religião, entre outros.

 

A trama trata a memória como coisa viva, sua memória pessoal e a nossa memória coletiva, da América. A montagem parte das expressões de Galeano em busca de uma dramaticidade que transporte seus personagens e situações para contextos inusitados cenicamente. A encenação propõe transformar em ação a escrita, transmutando-a em narrativas ou diálogos, para assim revelar a teatralidade.

 

Composta por cenas curtas e sintéticas, tal qual o livro que a inspira, a peça busca o equilíbrio entre momentos narrativos e ação dramática. “O jogo cênico é totalmente revelado, as transições de personagens e cenas são feitas abertamente, depositando sobre a corporeidade e a palavra a capacidade de transformação da cena.” Descreve Sandra Pestana.

 

 “As histórias trazidas por Eduardo Galeano relembram e apresentam fatos, mostram que os acontecimentos que aconteceram lá, podem também acontecer cá; acontecimentos históricos que interferem na vida privada; vida íntima que modifica fatos políticos. Desta forma, transformar os contos em cenas é um meio de vivificação de nossa memória americana que nos convida a refletir sobre nosso protagonismo e pertencimento na construção da História.” comenta Isis Madi.

 

O diretor, ator, mímico, escultor e cômico John Mowat, conduz com primor a conexão entre palavra, corpo e espaço, explorando as potencialidades físicas dos intérpretes. Em sua experiência como diretor, em especial da Companhia do Chapitô (Portugal), o modo como trabalha para que corpos e palavras se apropriem uns dos outros, em uma cena sem mais elementos cenográficos do que as panagens do teatro e com figurinos absolutamente cotidianos, evidenciam a enorme capacidade de síntese do diretor.

 

Celebração da Realidade é co-produzida pelo Teatro de Senhoritas e pela Périplo Produções que realizaram esse projeto a partir de recursos próprios.

 

SERVIÇO

 

ESPETÁCULO - CELEBRAÇÃO DA REALIDADE

Temporada de 23 de julho a 22 de agosto de 2015 (exceto 30/07)

Quinta a sábado às 20h (exceto 30/07)

Ingressos Gratuitos – Retirar convites com 30 minutos de antecedência

Duração do espetáculo: 70 minutos.

Recomendação etária: 14 anos

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo – SP

Informações: (11) 3222-2662 / 3221-4704

 

 Ficha técnica:

Direção e Encenação: John Mowat / Elenco: Isis Madi e Sandra Pestana / Assistência de direção: Bruno Garcia / Trilha Sonora: Paulo Kishimoto /Cenografia: Marcelo Andrade / Iluminação:  Bruno Garcia / Figurinos: Sandra Pestana / Assistente de Figurinos: Heide Monezzi e Mariana Mattar / Adereços: Heidi Monezzi, Matias Arce e Renan Bal-Heitz / Design Gráfico:  Criss de Paulo - Arca Ilustada / Fotos: Otávio Dantas / Técnico de Som: Matias Arce / Colaboração: Letícia Liesenfeld e Fabrício Lucursi / Produção Executiva: Gustavo Valezi e Mariana Novais / Diretor de Produção: Pedro de Freitas / Produção: Teatro de Senhoritas e Périplo Produções

 

SOBRE O TEATRO DE SENHORITAS

Fundado em 2007 pelas atrizes, pesquisadoras e produtoras Isis Madi, Sandra Pestana e Débora Zamarioli com intuito de criar uma metodologia de trabalho, baseada em estudos sobre técnicas narrativas, educação do movimento, visualidade cênica e fusão de linguagens. Atualmente, o grupo se dedica à circulação de seu repertório, que possui trabalhos voltados para o público adulto e infantil.

Em 2012, desenvolveu a intervenção poética Do Barro de Manoel. Essa performance leva a poesia do poeta Manoel de Barros em diferentes formatos e mídias para espaços urbanos. Em 2010, com o intuito de explorar espaços não convencionais e estabelecer uma relação artístico-performática entre a arte de rua, através do graffiti, e o Parangolé de Hélio Oiticica, Sandra Pestana criou a intervenção Parangolé-Graffiti. A performance que acontece nos mais variados tipos de espaços urbanos conta com a participação do público.

 

Em 2009 mergulhou no universo de Clarice Lispector para montar ANA-ME, espetáculo livremente inspirado no conto Amor. Em 2006, Isis Madi iniciou o projeto Mil e UmaHistórias que inclui contos tradicionais brasileiros, árabes e africanos dentre outros. Entre Divas e Senhoritas, criado em 2007, é o primeiro espetáculo do grupo. Baseado em entrevistas e nas biografias de atrizes brasileiras que participaram do movimento teatral dos anos 50 e 60 como Cacilda Becker, Etty Fraser e Nydia Licia. No campo da produção, o Teatro de Senhoritas desenvolve uma parceria com a Périplo Produções e com o grupo The Pambazos Bros, que já resultou na realização de diversos projetos contemplados por editais públicos e privados.

 

SOBRE JOHN MOWAT

John Mowat estudou escultura na Royal Academy de Londres e trabalhou para a BBC e o museu de cera Madame Tussauds. Participou de alguns cursos de verão com Jacques Lecoq até que em 1981, aos 33 anos estreou seu primeiro espetáculo solo no “Nine Mimes” no London International Mime Festival. Mowat visitou mais de 40 países apresentando seus espetáculos. Como diretor desenvolve projetos com diversos artistas, como a palhaça atriz Nola Rae, com a qual montou “Shakespeare the works” e a OddBodies Theatre Company da qual também é fundador. Desde 1992 é diretor artístico, ao lado de José Carlos Garcia, da Companhia do Chapitô de Lisboa, Portugal e já criou mais de 20 espetáculos, entre eles Don Quixote, O Grande Criador, A Tempestade, Cão que morre não ladra e Édipo. No Brasil desenvolve atualmente uma relação próxima com a atriz Andréa Padilha, ex-integrante do grupo Pé de Vento, de Florianópolis e com o Teatro de Senhoritas com o qual está dirigindo um novo espetáculo baseado em contos do Livros dos Abraços do autor uruguaio Eduardo Galeano. Mowat ministra aulas e cursos para atores por diversas partes do mundo e também é professor convidado e diretor em diversas faculdades de teatro, dança e música no Reino Unido e na Europa.

Comentários
Assista ao vídeo