Cultura - Teatro

Sesc Campo Limpo

5 de Agosto de 2015

 

Espetáculos, oficinas, debates e palestras integram o projeto para a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

 
 

Espetáculo: O Lançador de Foguetes - Com Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar

O Lançador de Foguetes está à procura do lugar ideal. O lugar que converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. Deslocando-se com destreza pela rua, com seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Utiliza malabares circenses e engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias. Personagem instigante, ele busca parceiros para esta jornada, computa todas as informações e, amparado por uma trilha sonora empolgante e curiosa, lança seus foguetes: idéias ao ar.  Atenção: Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas à ação gravitacional do planeta em mudança e à energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência.

O Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar fundado em 1988 vem criando uma linguagem própria, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o teatro de animação, de circo, de música e de artes visuais em um processo que se caracterizou pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar. Além de construir suas cenografias funcionais e maquinarias de cena, que são engenhosas engenhocas, bonecos com mecanismos de manipulação únicos, o grupo vem desenvolvendo uma dramaturgia peculiar, com seus experimentos em favor de novas propostas de linguagem para o teatro de rua.

Ficha técnica: Ator-criador, diretor, cenógrafo: Luciano Wieser. Produção, figurino, maquiagem, montagem, assistência de direção: Raquel Durigon. Contrarregra e montagem: Odair Fonseca. Música e execução: Jackson Zambelli e Sergio Olivé.

Livre. Grátis.

15/08. Sábado, às 17h30.

 

Espetáculo: Divino Com Núcleo Atmosfera - Nua (MA)

Um corpo que se constrói culturalmente e busca através da arte explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora cultura popular maranhense a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. O Núcleo Atmosfera (NUA) iniciou sua trajetória na UFMA em 2005 e estendeu-se para a comunidade, onde atualmente desenvolve seus projetos de forma independente. Fundou o Grupo Cara de Arte - Formação de Jovens Artistas, produziu eventos como MIDANÇA - Mostra de Investigações em Dança e Ocupação e concebeu um repertório variado de obras artísticas híbridas.

Ficha técnica: Concepção, direção e pesquisa: Leônidas Portella. Elenco: Leônidas Portella, Roxa Belfort (Mestra Roxa), Maria da Graça (Dona Gracinha) e Marina Corrêa. Operador de luz e contrarregra: Paulo Socha. Vídeos: Leônidas Portella, Diones Caldas, Janailton Santos e Paulo Socha. Fotografia e edição de vídeo: Paulo Socha. Objetos de cena e Figurino: João Almeida. Costuras: Diva Dias. Duração: 50 minutos.

Livre. Grátis.

16/08. Domingo, às 19h.

 

Bonecos: da Fantasia a Criação

Acompanhando uma linha de fantasia e criação, este projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias com o tema bonecos.

 

Workshop: Técnicas de Animação e Manipulação de Objetos e Bonecos - Com Lilly Curcio

O boneco com suas infinitas possibilidades em cena é mediador entre a realidade e o imaginário, entre o sagrado e o profano provocando em cada espectador, seja criança ou adulto, o que poderíamos chamar de viagem introspectiva, onde o impossível pode se tornar possível. A oficina propõe compartilhar com o público a experiência teórica prática de Seres de Luz Teatro, nas áreas de animação e manipulação de bonecos e objetos. Nesta atividade, se trabalham alguns dos fundamentos e técnicas específicas para a preparação corporal do ator- manipulador e primordialmente as que nos levam a animar um objeto em nossas mãos.

Com Lilly Curcio.

Obs.: Os participantes usem roupas pretas ou escuras. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc Campo Limpo. Não recomendado p/ menores de 18 anos. Grátis.

04 a 06/08. Terça a quinta, às 19h.

 

Estéticas da Periferia

Difundir e valorizar a arte e a cultura produzidas nas franjas da Cidade de São Paulo

 

Espetáculo: Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas - Com Cia. Os Crespos

Em cena, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada quando expõem suas trajetórias afetivas, permitindo ao público entrar em seus respectivos cotidianos. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos. Em um jogo, no qual a platéia acompanha a transformação da atriz em diferentes personagens, a peça cruza fragmentos de vidas, sem necessariamente confrontá-las, entregando para o público a linha que costura seus caminhos. A Cia investigou as relações entre afetividade, negritude, gênero e o impacto da escravidão na maneira de amar dos brasileiros, e elaborou uma “existência imaginada” que atenda também às necessidades emocionais do indivíduo. Dando à afetividade a mesma importância das lutas contra a segregação racial e a sobrevivência. Foram entrevistadas 60 mulheres negras na cidade de São Paulo e a partir de seus depoimentos o espetáculo foi construído. Os vídeos com as entrevistas reais fazem parte da peça, que usa o tom confessional para falar de família, beleza, alteridade e da saúde emocional dessas mulheres. Os Crespos é um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, por atores negros. Formou-se na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e está em atividade desde 2005, na construção de um discurso poético que debate a sociabilidade do indivíduo negro, na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.

Duração: 70 minutos.

Livre. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.

27 a 28/08. Quinta e sexta, às 20h30. Sábado, às 19h.

 

SERVIÇO

 

Sesc Campo Limpo

Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.

Campo Limpo – São Paulo/SP

Tel.: (11) 5510-2700

sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Comentários
Assista ao vídeo