Business - Agronegócio

Educação a distância do SENAR completa 5 anos com novo portal e mais de 300 mil alunos

12 de Agosto de 2015

O portal de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) completa cinco anos no ar com nova arquitetura. Para ampliar ainda mais o acesso da população rural à educação a distância, o portal aperfeiçoou  sua acessibilidade, com navegação facilitada e conteúdos perfeitamente adaptados a qualquer resolução de tela. O aluno pode assistir as aulas com a mesma comodidade em seu computador de mesa, no tablet ou mesmo pelo celular.

 
 

“A demanda por cursos de educação a distância é cada vez maior pelas vantagens que a modalidade oferece, como a flexibilidade do horário e local, e agora também pela facilidade de acessar os cursos até pelo celular”, conta Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR. Ele acrescenta que outro fator importante para o sucesso do portal é abordar sempre assuntos atuais de grande interesse para quem vive ou trabalha no campo.  “Os cursos são montados de acordo com as necessidades e atualidades do mercado. Neste momento, estamos formatando três novos cursos sobre temas importantes para o País: sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), exigência do novo Código Florestal,  Norma Regulamentadora 31, que trata da segurança e da saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal e sobre a proteção de nascentes”, explica Daniel Carrara.

Nesses cinco anos, a educação a distância do SENAR já ultrapassa a marca de mais de  300 mil alunos matriculados em seus cursos. Homens e mulheres, jovens e adultos, com formação básica ou pós-graduados, em busca de novos conhecimentos para tornar melhor e mais produtiva a vida no campo. Gente como o produtor André Luiz Espíndula de Oliveira, plantador de soja, milho, arroz e feijão em Pedrinópolis, no Triângulo Mineiro.

“O produtor sempre quis aprender, mas faltava oportunidade. O portal do SENAR tem sido muito importante, facilitando o acesso do homem do campo ao conhecimento. O produtor não tem como ficar saindo da propriedade pra fazer um curso. Com a EaD ele pode aproveitar os intervalos no trabalho, ou o sossego da noite, para aprender mais, usando o tempo disponível para fazer os cursos do portal. Eles ajudam muito no dia a dia da gente. São abrangentes, unem a teoria à prática e têm uma linguagem bem simples. Pode ser a pessoa mais humilde que entende”.

O testemunho de André Luís, que além de produtor é administrador de empresas e está concluindo agora o curso de Direito, tem o aval de quem frequenta o portal do SENAR desde 2011, quando se matriculou pela primeira vez. Ele conta que vive atento ao site para não perder novas oportunidades. Sempre busca, especialmente, cursos que abordam as questões ambientais e jurídicas. Já coleciona vários certificados de cursos feitos no site.

“Nesses cursos a distância do SENAR o juridiquês é traduzido para uma linguagem bem simples e fácil e eles resumem muito bem tudo o que o produtor rural precisa saber na área do Direito. Já nos cursos que falam sobre meio ambiente e sustentabilidade, eu passei a conhecer melhor e aplicar corretamente as normas de cadastramento na minha propriedade. O portal nos direciona a fazer tudo de forma correta, mais sustentável e produtiva. Coloco em prática tudo o que eu aprendo ali”.

Temas focados nas necessidades a população rural

O portal de educação a distância do SENAR foi criado em 2010 para ampliar as chances de formação e profissionalização das pessoas do meio rural e, assim, aumentar a produtividade na agropecuária preservando o meio ambiente. Começou oferecendo cursos de inclusão digital, para garantir e facilitar o acesso dos potenciais alunos que ainda não dominavam a linguagem e o ambiente digital.

No mesmo ano, oferecia também a Escola do Pensamento, que está sendo atualizada. “Eram conhecimentos separados por temas como Meio Ambiente, Educação e Qualificação Profissional, Abastecimento e Renda, Direito de Propriedade, Trabalho Decente”, recorda Larissa Arêa, Gestora de Educação a Distância do SENAR. Em 2011, a entidade passou a oferecer também cursos nas áreas de saúde, empreendedorismo e gestão de negócios. De lá para cá, a oferta de novos cursos cresceu junto com a demanda por temas em diversas áreas do agronegócio.

Atualmente, estão disponíveis no portal SENAR Educação a Distância, quatro diferentes programas (Capacitações Tecnológicas, Inclusão Digital, Empreendedorismo e Gestão de Negócios e Qualidade de Vida) e um total de 35 cursos independentes e inteiramente gratuitos. O aluno tem a comodidade de estudar, de graça, quando e onde lhe for mais conveniente, e a garantia do certificado conferido pelo SENAR.

Conheça o novo portal de educação a distância do SENAR:

http://ead.senar.org.br

Comentários
Assista ao vídeo