Cultura - Teatro

Sesc Campo Limpo - Programação Infantil/Agosto

21 de Agosto de 2015

BAGUNCINE - Filmes infantis pra divertir as crianças e toda a família. Toda quarta-feira, às 19 horas, com distribuição de pipoca.

 
 

Filme: Up - Altas Aventuras

Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.  Direção: Bob Peterson e Pete Docter. EUA, 2009, 96’. Animação.

Livre. Grátis.

26/08. Quarta, às 19h

 

BONECOS: DA FANTASIA A CRIAÇÃO - Acompanhando uma linha de fantasia e criação, o projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias sempre com o tema bonecos.

 

Espetáculo: O Menino Que Abria Portas - Com Cia Articularte

A peça conta a história de um velho meio caduco e bem humorado que conta e vive as aventuras de Eruma Vezeu: um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua e o seu mundo. Abrindo portas (metaforicamente), o menino Eruma Vezeu vive experiências divertidas e conquista amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo (que nasce a partir de um tapete) e o menino Lico. Juntos, eles aprontam muitas ‘artes’, para o desespero e diversão da vizinhança. Eruma Vezeu encontra ainda sua primeira namoradinha e continua com suas escapadas de liberdade até que as últimas portas de sua infância sejam abertas. Com Cia Articularte. Dramaturgo e diretor: Dario Uzam.

Livre. Grátis.

22 a 23/08. Sábado e domingo, às 17h

 

Espetáculo: O Casamento da dona baratinha - Com Cia. Stramboli

O casamento da Baratinha conta a história de uma Baratinha (Carú Lima) que quer se casar. Afim de encontrar o marido ideal, ela investiga diversos bichos: o Jacaré, o Sapo, o Carneiro, o Macaco e o Rato, bonecos de fio manipulados por João Grembecki e Affonso Lobo. A Baratinha tem como conselheira uma Coruja com quem discute aspectos de sua própria identidade. O espetáculo tem música original de Fernando Mastrocolla e João Grembecki, com músicas clássicas do imaginário infantil como O Sapo Mão Lava o PéCarneirinho, Carneirão e outras, cantadas ao vivo pelos atores. Com Cia. Stramboli.

Livre. Grátis.

29 a 30/08. Sábado e domingo, às 17h

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

Histórias: O Palhaço Sem Graça e o Rei Aborrecido e A Terra do Povo da Graça

Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos.  Na primeira, O Palhaço Sem Graça, imaginem um palhaço que não tem graça nenhuma, embora continue sendo palhaço! Fazer o quê?... Agora imaginem u rei que não é possível agradar e, apesar de toda sua riqueza e poder, nunca sorri. Estes são os personagens principais desta história, uma pequena parábola sobre autoconhecimento, a busca por um propósito na vida e sobre o servir. A segunda, A Terra do Povo da Graça, ocorre em um futuro imaginado, no qual o planeta esgotou seus recursos naturais, toda sua cultura, e a civilização humana teve de ser reinventada a partir dos escombros da velha cultura, sendo a alegria a maior fonte de energia para o nascente Povo da Graça. Com Sérgio Serrano.

Livre. Grátis.

29/08. Sábados, às 14h

 

Histórias: A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias e O Criador de Joaninhas

Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos. No conto A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias o Contador de Histórias traz consigo uma caixa misteriosa de onde tira temas e inspirações para suas performances. Um dia, sua caixa aparece vazia. E agora? De onde virão as histórias? De onde vêm as histórias? O que acontece com elas depois de serem contadas? Em O Criador de Joaninhas João tem uma bicicletaria bem lá longe, na periferia. Na selva de pedra, mar de casinhas, correntezas de automóveis... Mesmo assim, João tem uma floresta em seu quintal. Bem, ela não é muito grande, cabe numa latinha. Nessa floresta na latinha, João vê surgirem joaninhas que inspiram seus sonhos e mudam a vida de João. Com Sérgio Serrano.

Livre. Grátis.

30/08. Domingos, às 14h

 

Histórias: Raimundo e a Menor Banda do Mundo e O Catador de Histórias

Sérgio Serrano conta duas histórias e estimula o público a participar de histórias de uma maneira divertida e descontraída, as pessoas são levadas a acompanhar o artista, mergulhando em contos de músicos, catadores, palhaços e diversos personagens curiosos. Na primeira história Raimundo vive solitário em sua ilha. Ele ama música e aprende com os pássaros e com a natureza a ouvir e interpretar seus sons. Ele constrói uma traquitana – a menor banda do mundo – e com ela viaja em busca de novas sonoridades. Em O Catador de Histórias Crispim deixa a roça onde nasceu e vai para a cidade grande em busca de um sonho. Porém o sonho vira pesadelo e ele se vê morando na rua, sobrevivendo como carroceiro recolhendo sucata. Aos poucos, ele percebe uma riqueza maior naquilo que é descartado e monta na sua carroça: o Museu de Histórias Catadas. Com Sérgio Serrano.
Livre. Grátis.

22/08. Sábados, às 14h

 

História: Navio de Rua: Eru e Cuia

Levamos em nosso navio a bagagem dos povos de cá, os indígenas, e os que para cá vieram, os africanos trazidos pelo mar. Mas nosso navio chega pelo asfalto. Somos piratas de nós mesmos, capitães de areia, asfalto e terra. A água, assim como a memória, escorre pelos dedos, porém nossas histórias não são escassas, transbordam mar afora e nos inundam. Com Julia Barnabé e Inayara Silva.

Livre. Grátis.

23/08. Domingos, às 14h

 

Artes Manuais / BONECOS: DA FANTASIA A CRIAÇÃO - Acompanhando uma linha de fantasia e criação, este projeto reúne espetáculos, workshop, oficinas e contação de histórias com o tema bonecos.

 

Oficina: Construção de Bonecos

Compondo uma programação especial sobre o tema, a oficina tem o intuito de mostrar diversas técnicas e materiais para cada um construir seu próprio boneco como, por exemplo, boneca de fio, boneca hippie, boneca de trança, boneca de fuxico, matrioska, bonecas aboyomi e bonecas de feltro. Com Cristine Torcchia.

Livre. Grátis. Inscrições com 1h de antecedência na central de atendimento. 20 vagas.

25 e 26/08. Terças e quartas, às 14h e às 18h

 

Oficina: Construção de Bonecos Manipuláveis

A oficina tem como tema a construção de diferentes técnicas de bonecos manipuláveis. Entre eles: kabuletê, fantoche de meia, pupi e boizinho. Com Anderson Gangla.

Livre. Grátis. Inscrições com 1h de antecedência na central de atendimento. 25 vagas.

27 e 28/08. Quintas e sextas, às 14h

 

JOGADAS DE MESTRES - Aulas, torneios relâmpagos, bate-papos e jogos simultâneos com mestres dos tabuleiros.

 

Vivência: Jogos de Tabuleiro do Mundo

Jogos de tabuleiro com origens em diversos lugares do planeta, entre eles: o Youté, do oeste da África; o Quarto, da França; e o Pancha Keliya, da Índia. Além de aprender regras, táticas e sentidos dos jogos, os participantes são estimulados interagir e cooperar. A equipe Corpo & Mente Eventos, que realiza oficinas e arbitragem no ramo desde 2002, demonstra os jogos e ministra as atividades.

Livre. Grátis.

22/08. Sábados, das 16h às 19h

 

Vivência: Simultânea de Xadrez e Jogada do Mestre

O mestre Edson Kenji Tsuboi - integrante da equipe brasileira nas Olimpíadas de Xadrez disputadas nos Emirados Árabes (1986), na Sérvia (1990) e Filipinas (1992), e campeão paulista absoluto, em 1984 e 1987 - comanda um bate-papo sobre o jogo e apresenta uma de suas complexas jogadas, além de desafiar até 30 pessoas para jogos simultâneos. Para o participante desafiá-lo é necessário obter conhecimentos básicos do jogo. A participação ocorre por ordem de chegada.

Livre. Grátis.

23/08. Domingo, das 16h às 19h

 

Vivência: Festival de Xadrez

Torneio de xadrez realizado em um dia. A equipe Corpo em Mente faz a arbitragem e organização do festival. Necessário ter conhecimentos prévios do jogo para participação.

Inscrições gratuitas pessoalmente na central de atendimento de 01/08 a 27/08/15. 40 vagas.

Livre. Grátis.

29/08. Sábado, das 16h às 19h

 

Vivência: Festival de Damas

Torneio de um dia de Jogo de Damas. A equipe Corpo em Mente faz a arbitragem e organização do festival. É necessário ter conhecimentos prévios do jogo para participação.

Inscrições pessoalmente na central de atendimento de 01/08 a 29/08. 40 vagas.

Livre. Grátis.

30/08. Domingo, das 16h às 19h

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

 

Vivência: Tênis de Mesa

Vivência recreativa desta que é uma modalidade olímpica. Além de mesas e raquetes em dimensões aproximadas às oficiais, serão disponibilizadas mini mesas, que sugerem um jogo com as mesmas regras e dinâmicas, mas exigindo um maior controle dos gestos. Com equipe Sesc.

Livre. Grátis.

22 a 30/08. Sábados, das 19h às 21h30; Domingos, das 12h30 às 15h30

 

Vivência: Ginástica Geral Pais e Filhos

Circuito lúdico de experimentação de elementos da ginástica geral. Orientado pela equipe de profissionais do Sesc, sugere o aprendizado e experimentação de movimentos como o rolar, saltar e parada de mão, além de promover a interação familiar. Recomendado para crianças de até 08 anos acompanhadas de seus familiares. Sugestão: utilizar de vestimentas leves.

Livre. Grátis.

23 e 30/08. Domingos, das 16h às 19h

 

Vivência: Jogos Gigantes

Vivência que propõe a experimentação de jogo de damas, xadrez, jogo da velha e dominó em grandes dimensões. A equipe Sesc fará orientações básicas e organizará as partidas, com o intuito de ensinar regras e promover a integração.

Livre. Grátis.

22 a 30/08. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos, das 11h30 às 19h30

 

Vivência: Circuito de Slackline

Vivência que explora o equlíbrio, a coordenação motora, a velocidade de reação e a consciência corporal. Praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico. Também trabalha atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades. Com orientação da equipe Sesc.

Livre. Grátis.

22 a 30/08. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30. Domingos, das 11h30 às 19h30

 

Saúde / ROTINAS DO EQUILÍBRIO - Conjunto de atividades com ênfase em informações, estímulos e ações educativas relacionadas aos cuidados com a saúde.

 

OUTROS

 

Oficina: Oficina de Violão

Introdução às técnicas básicas do violão, história do instrumento, apreciação musical e prática instrumental. O trabalho será feito com base na apreciação de diversos gêneros musicais e por algumas práticas de repertório, sugeridos pelos participantes e pelo professor. Caio Chiarini - Músico, compositor e educador musical, graduado em licenciatura e educação musical pelo Instituto de Artes da UNESP e mestrando em música pela mesma universidade. Estudou também no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). É educador musical pela Associação de Amigos do Projeto Guri atuando dentro da Fundação Casa Rio Tâmisa. Trabalhou também na Fundação Casa Itaquera e no Projeto Tocando e Cantando em Mogi das Cruzes.
Seu mestrado tem como objeto de pesquisa a atuação dos professores de música da Fundação Casa, buscando processos e projetos educacionais que valorizam a experiência do ato de se fazer música.

Livre. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 1º de junho.

26/08. Quartas, das 19h às 21h

 

Vivência/jovens: MOVM VD - Movimento Vídeo Dança

Proposta que envolve a linguagem artística de vídeo dança: apresentação das estruturas de dança contemporânea e alfabetização audiovisual, em especial os enquadramentos e o pensar fílmico. Recomendado para faixa etária de 11 a 16 anos.

Livre. Grátis.

22 a 29/08. Sábados, das 13h às 16h

 

 

SERVIÇO

 

Sesc Campo Limpo

Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.

Campo Limpo – São Paulo/SP

Tel.: (11) 5510-2700

sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Comentários
Assista ao vídeo