Business - Agronegócio

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola aborda tratamento biológico de solo

26 de Agosto de 2015

Considerados grandes desafios para a agricultura nacional, os nematoides são tema de discussão no Ciclo de Desenvolvimento Agrícola, promovido pela Alltech Crop Science, especializada em nutrição vegetal. A ação, iniciada em fevereiro, percorre 12 regiões apresentando a importância do controle de patógenos do solo com ferramentas naturais. Até o momento, 550 agricultores participaram das palestras.

 
 

De acordo com Ney Ibrahim, diretor comercial da empresa no Brasil, o Ciclo surgiu a partir da demanda do próprio setor. “Percebemos que havia uma carência, já que grande parte dos agricultores, além de desconhecer a doença em si, desconhece o patógeno, como ele é, seu comportamento e o ciclo de vida no solo”, explica.

 

A falta de conhecimento, conforme o palestrante Jaime Maia dos Santos, professor doutor da Unesp Jaboticabal (SP), deve-se aos sintomas silenciosos. “O produtor não percebe a presença de patógenos. Os sintomas causados pelos nematoides não são específicos. Isso atrapalha porque, sem reconhecer o problema, o agricultor busca outras soluções, que não são as necessárias para esse fim”.

 

Segundo Santos, a principal mensagem disseminada é sobre o manejo biológico para controlar nematoides. “É uma ferramenta extremamente útil, menos impactante para o meio ambiente e sem as consequências danosas dos químicos. Quando povoamos o solo com organismos que competem com os nematoides, ocupando seu lugar e ainda com ação direta ou indireta sobre eles, tudo fica mais fácil”.

 

Programação

 

Com encerramento previsto para setembro, o Ciclo vai passar por 12 cidades, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. Os locais foram definidos conforme a necessidade apresentada pelos agricultores. “Os gerentes de campo entraram em contato com os próprios produtores. Assim, elencamos as regiões em que o problema é mais intenso, além de existir carência de informações e de atitude em relação à doença”, explica Ibrahim.

 

Os próximos eventos serão realizados nos municípios paulistas de Apiaí, Registro e Piedade, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, respectivamente. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (19) 98175-6657, com Márcio Ferreira, para realizar a inscrição.

 

Serviço:

 

Ciclo de Desenvolvimento Agrícola Alltech Crop Science

 

• Cidade: Apiaí (SP)

Data: 15/9, às 19h30

Local: Centro de Eventos Sergio Leitoa

Endereço: Rua Paulo Bogucheski, nº 115

 

• Cidade: Registro (SP)

Data: 16/9, às 19h30

Local: Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar)

Endereço: Avenida Haguemu Matsuzawa, nº 875

 

• Cidade: Piedade (SP)

Data: 17/9, às 19h30

Local: Chácara Espaço Ypê

Endereço: Rua José Batista, nº 963 – Vila Grácio

 

Contato para inscrições (vagas limitadas): Márcio Ferreira – (19) 98175-6657

 

-----------------------------------

Sobre a Alltech Crop Science

 

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), e pela sede em Araucária (PR).

Comentários
Assista ao vídeo