Espaço Musical é dirigido pelo músico e educador Ricardo Breim
Completando 25 anos de carreira, a cantora Juçara Marçal será a convidada especial de setembro do projeto “Toque de Mestre – Intérpretes”, iniciativa que faz parte das atividades da Escola Espaço Musical. A apresentação ocorre no dia 22 de setembro (terça-feira) na sede da escola, a partir das 20h15, com entrada gratuita, porém com vagas limitadas.
Paro o Toque de Mestre – que tem como característica reunir bate-papo com interpretações de músicas marcantes da trajetória do artista convidado, Juçara mostrará ao público as canções presentes em seu primeiro disco-solo, “Encarnado”, lançado em 2014. Na apresentação, a cantora que também integra o grupo Metá-Metá (vencedor do Prêmio Multishow 2015 na categoria Versão do Ano) interpretará composições como “Velho Amarelo” (Rodrigo Campos), “Damião” (Douglas Germano/Everaldo Ferreira da Silva) e “Queimando a Língua” (Romulo Fróes/Alice Coutinho).
Toque de Mestre - É uma das categorias de eventos que integram o projeto educativo musical da escola Espaço Musical. O principal objetivo é promover uma aproximação entre os alunos e a música do entorno, ou seja, a música que melhor representa a cultura em que a própria escola está inserida. “No projeto o público conhece um pouco melhor o percurso percorrido pelo músico e as dificuldades para conseguir viabilizar sua profissão”, explica Ricardo Breim, um dos fundadores do grupo Rumo e umas das principais referências em ensino de música no país e diretor da Escola Espaço Musical.
Essa aproximação tem como foco o contato do público não com o produto final desses artistas - pois, para isso, normalmente já existem alternativas -, mas com o processo que cada um utiliza para a construção do seu trabalho. Dessa forma, os alunos da escola e o público em geral têm a oportunidade de identificar algumas questões que costumam estar presentes no seu próprio processo.
JUÇARA MARÇAL - Nascida em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, em 1962, Juçara Marçal começou sua carreira artística em 1990 com a Companhia Coral, que fundia música e teatro sob a regência do maestro Samuel Kerr. Em 1991, ingressou no grupo vocal feminino Vésper, que lançou três discos: “Flor D’Elis” (1998), “180 anos de samba cantando Adoniran e Noel” (2002) e “Ser tão paulista” (2004). Em 1998, participou como cantora na formação da banda “A Barca”, que lançou quatro discos: Turista aprendiz (2000), Baião de princesas (2002), Trilha, toada e trupe (2006) e Turista aprendiz (2010).[1]
Formou-se em jornalismo e letras pela Universidade de São Paulo, onde defendeu em 2000 sua dissertação de mestrado sobre o escritor Pedro Nava. Lecionou canto no curso superior de teatro da Universidade Anhembi Morumbi e realizou oficinas para grupos. Também é professora de língua portuguesa. Em 2007, além dos discos gravados com bandas, Marçal também lançou em parceria com Kiko Dinucci o disco “Padê”. Em 2011 e 2012 lançou dois álbuns com o trio Metá Metá, ai lado de Dinucci e Thiago França.
No começo de 2014, lançou seu primeiro álbum solo, Encarnado, que ganhou destaque na crítica especializada. Em outubro, regravou duas músicas de Isaura Garcia para o especial Cantoras do Brasil, do Canal Brasil, da Rede Globo. Em novembro, foi lançada sua participação com Criolo na canção “Fio de Prumo (Padê Onã)”, do álbum “Convoque Seu Buda”.
![]() |
legenda |
créditos |
SERVIÇO
JUÇARA MARÇAL – no Projeto Toque de Mestre – Intérpretes
Data: 22 de setembro (terça-feira), às 20h15
Local: Escola Espaço Musical
Endereço: Rua Paulistânia, 339
Ingressos: Grátis
Capacidade: 60 lugares
Duração: 100 minutos
Inscrições: Pelo telefone (11) 3813-2955 ou pelo e-mail contato@espacomusical.com.br