Cultura - Teatro

Roteirista e consultor franco-argentino Miguel Machalski

16 de Outubro de 2015

estará em São Paulo a partir de 19 de outubro

no Centro Cultural b_arco

 

Doctoring, masterclass e workshop de roteiro

 

O centro cultural b_arco programou três atividades no mês de outubro com o roteirista e consultor Miguel Machalski. Argentino radicado em Paris, Machalski foi consultor de filmes como Billy Elliot (Stephen Daldry), Tabu (Nagisa Oshima), Tango (Carlos Saura), Femme Fatale (Brian de Palma) e Menina de Ouro (Clint Eastwood), é também autor dos livros Roteiro Cinematográfico: Uma Viagem Imprevisível e El Punto G del Guión Cinematográfico. Na programação estão  um doctoring de roteiro, um worshop e uma masterclass.

A três atividades acontecem no período entre 19 e 28 de outubro. A Master Class – A Gênese de uma história audiovisual: da ideia ao roteiro e o Worshop de Criação para Roteiro Audiovisual têm início marcado para o dia 19/10 e o Doctoring de roteiro para dia 20/10.

 

Master Class – A Gênese de uma história audiovisual: da ideia ao roteiro

Dia 19 de outubro, segunda, das 19h às 23h

 

Como saber se uma história ou premissa pode se tornar um bom projeto?

Master Class interativa na qual os fundamentos da escrita audiovisual serão apresentados por meio de um processo criativo e não como teorias abstratas. Os participantes irão propor premissas a partir das quais o grupo desenvolverá coletivamente uma história com a orientação de Miguel Machalski. O objetivo não é desenvolver um projeto com verdadeiras perspectivas de produção, mas entender o processo da escrita dos diferentes componentes do roteiro: tema, gênero, tom, personagens, argumento e estrutura. A partir da experiência prática, os participantes aplicam noções fundamentais de roteiro para o desenvolvimento de uma história audiovisual.

Inscrições: até 19 de outubro

Opções:

À vista

Valor: 350,00

Desconto p/ pagamentos até 2/10

Valor: 300,00

 

Workshop de Criação para Roteiro Audiovisual

 

De 19 a 23 de outubro, segunda a sexta, das 19h às 23h

Da Ideia ao Roteiro – teoria e prática.

 

Oficina para roteiristas e interessados em ingressarem no estudo da escrita audiovisual. O objetivo não é desenvolver um projeto com verdadeiras perspectivas de produção – ainda que não se exclua essa possibilidade – mas entender o processo da escrita dos diferentes componentes do roteiro: tema, gênero, tom, personagens, argumento e estrutura.

O conteúdo não é teórico, no sentido de “aprender a escrever roteiros”, mas baseado em casos concretos, de modo que cada participante deve apresentar uma ideia para uma história audiovisual. O grupo selecionará de 4 a 6 dessas ideias, para então explorarem, juntos, as possibilidades de transformá-las em um roteiro de longa-metragem, série, minissérie, documentários, etc.

Os fundamentos da escrita audiovisual serão apresentados por meio de um processo criativo e não como teorias abstratas.

*A primeira aula do curso, na segunda, será a Master Class – A Gênese de uma história audiovisual: da ideia ao roteiro (que está inclusa no Workshop).

 

Inscrições: até 19 de outubro

Opções:

Desconto p/ pagamentos até 7/10 - à vista

Valor: 980,00

Parcelado em 2x de

Valor: 550,00

Após 7/10 - à vista

Valor: 1.400,00

Parcelado em 2x de

Valor: 800,00

 

Doctoring de Roteiro

 

Dias 20 e 22, ou 21 e 23, ou 26 e 28 de outubro

Terça e quinta-feira, ou quarta e sexta 10h às 14h

 

O trabalho acontece em duas sessões presenciais (com opção de mais encontros via Skype), nas quais será realizado um diagnóstico global do projeto para então percorrer o roteiro de ponta a ponta, buscando soluções para problemas de todo tipo: temática, argumentos, personagens, estrutura e dramaturgia.

A consultoria é personalizada e a metodologia se adaptará às necessidades de cada projeto. Porém, de modo geral, o primeiro encontro consistirá em examinar o projeto em sua totalidade, não somente os aspectos criativos, mas também estratégicos, como: coerência entre a proposta e o mercado, público alvo, viabilidade, potencial internacional, entre outros. Na segunda oportunidade, a sessão será focada em perceber detalhes, cena a cena, identificando quais são as alterações necessárias.

 O doctoring é direcionado a profissionais e projetos em vias de produção (de preferência respaldados por um produtor, ainda que não seja um requisito obrigatório). Além disso, é essencial que o roteiro esteja pelo menos em sua primeira versão para que seja estudado, podendo também estar em um ponto de desenvolvimento mais avançado.

O doctoring está previsto para acontecer em 2 encontros de 4 horas de duração.

Existe também a opção do doctoring de 4 horas (que pode acontecer em 1 ou dois encontros), para projetos em fase inicial.

Existe ainda a opção de seguir a consultoria com acompanhamento à distância, via Skype.

Valores da Sessão Extra à Distância via Skype (Opcional): À vista R$ 2000.00 ou Parcelado em 2x de R$1150.00.

*Após fazer a inscrição, os projetos devem ser enviados até, no máximo, dia 9 de outubro, para programacao@barco.art.br, para que sejam encaminhados ao consultor.

Carga horária total:

Opção 1:  8 horas (2 encontros de 4 horas)

Opção 2:  4 horas (em 1 ou 2 encontros)

Para roteiristas, produtores e diretores

 

Valores e Inscrições

Inscrições: até 20 de outubro

Opções:

8 horas | À vista

Valor: 5.000,00

Parcelado em 2x de

Valor: 2.750,00

4 horas | À vista

Valor: 2.800,00

Parcelado em 2x de

Valor: 1.600,00

 

Machalski também participa da quinta edição do BrLab – laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil que acontece de 29 de outubro a 4 de novembro de 2015 em São Paulo também no b_arco.

As atividades do laboratório são direcionadas ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem da América Latina e da Península Ibérica e à qualificação de profissionais do setor audiovisual de toda a região.

O BrLab é uma atividade desenvolvida pela Klaxon Cultura Audiovisual, e em 2015 conta mais uma vez com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e com a correalização da Spcine e da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Suas atividades acontecem de 29 de outubro a 4 de novembro de 2015 no marco da 39a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo também graças ao apoio da FiGa Films, da Vitrine Filmes, do Programa Cinema do Brasil, da LatAm Cinema, do Festival Rencontres Cinémas d'Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement), da Recam (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul), e do CNCINE – Equador.

 

 

 

 

Miguel Machalski

www.miguel-machalski.com

Miguel Machalski é nascido na argentina, de uma mãe britânica e pai polonês, vive em Paris e trabalha na área de cinema internacional como roteirista, consultor e educador. Seu perfil multicultural e poliglota e sua diversidade profissional lhe dão uma visão global sobre o desenvolvimento de projetos cinematográficos.

É autor e co-autor de 17 roteiros de diversos gêneros (comédia, comédia dramática, drama, relato histórico, policial…) e em três idiomas (Inglês, Espanhol, Francês). Dá oficinas e assessora projetos na Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina, em universidades, escolas de cinema, festivais de cinema, workshops nacionais e internacionais organizados por entidades públicas e privadas.

Colaborou com grandes estúdios (StudioCanal Plus, Gaumont, Svensk Filmindustri) e inúmeras produtoras independentes. Trabalha em vários programas de desenvolvimento e treinamento do europeu Media (Four Corners, Tareula, EAVE, Sources2). Colabora com o Instituto Binger na Holanda e com os Fundos Nacionais de Cinema da Catalunha, Jordânia e Colômbia, como consultor permanente.

Escreveu dois livros sobre escrita de roteiro: “El guion cinematográfico: un viaje azaroso”, publicado na Argentina, reeditado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão em Cuba e em versão eletrônica para iPod e iPhone; e “El punto G del guión cinematográfico”, publicado pela madrileña T&B. Seu primeiro livro foi também publicado em português no Brasil.

Foi consultor dos roteiros de filmes como Billy Elliot (Stephen Daldry), Tabu/Gohatto (Nagisa Oshima), Tango (Carlos Saura), Nadie Conoce a Nadie (Mateo Gil), The Golden Bowl (James Ivory), Femme Fatale (Brian de Palma), Spider (David Cronenberg), The Interpreter (Sydney Pollack), The Man Who Killed Don Quixote (Terry Gilliam), Saraband (Ingmar Bergman), Mar Adentro (Alejandro Amenábar), Million Dollar-Baby (Clint Eastwood) e muitos outros.

Tem atuado como supervisor de roteiro de vários filmes: Véspera de Natal (Camila Loboguerrero, Colômbia), Amadores (Gabriel Velazquez, Espanha), Depuis qu’Otar est parti (Julie Bertucceli, França, Geórgia) Guerreiro de Jade (Liro Küttner, Finlândia) Madam X (Lucky Kuswandi, Indonésia), El Futuro (Alicia Scherson, Chile), The Dancer (Ifa Isfansyah, Indonésia), Abra as portas e janelas (Milagros Mumenthaler, Argentina), De Jueves a Domingo (Dominga Sotomayor, Chile), Bonsai (Cristián Jiménez, Chile) … Os últimos três filmes tiveram notável sucesso em vários festivais internacionais, ganhando vários prêmios.

São produzidos três de seus roteiros: o filme argentino Kluge (El Arreglador – não lançado); Ramata, do congolês Leandre-Alain Baker, e America, produção porto-riquenha dirigida por Sonia Fritz.

Músico de formação, ele compôs a trilha sonora Kluge e de um curta-metragem de Paul Camp, Primeiro de Novembro.

 

Comentários
Assista ao vídeo