Cultura - Teatro

Você Não Está Aqui

19 de Outubro de 2015

Espetáculo inédito de Pedro Granato e Ricardo Malerbi faz ocupação no MIS a partir de 30 de outubro

 

Peça imersiva convida a plateia a ver a Terra a partir de outra perspectiva e preparar uma missão espacial para Marte.

Ricardo Malerbi conduz um processo de seleção de tripulantes e materiais que coloca em questão nossos valores.

 

Você Não Está Aqui. é um espetáculo que une performance, teatro e ilusionismo. Concebida pelo diretor Pedro Granato e pelo mágico Ricardo Malerbi, a peça convoca a participação da plateia. O ponto final do título é uma homenagem ao famoso texto “Pálido ponto azul” do astrônomo Carl Sagan, que propõe um convite a uma reflexão profunda sobre o que nos caracteriza. No espetáculo, intérprete e público buscam juntos o que poderíamos levar em uma missão para outro planeta. A estreia acontece dia 30 de outubro, sexta-feira às 21 horas no salão redondo do MIS, espaço mais nobre do Museu.

 

O espetáculo é fruto de um longo trabalho de reflexão dos parceiros Pedro Granato e Ricardo Malerbi aprovado pelo edital PROAC. Eles pesquisaram diversas fontes científicas e filosóficas para conceber a peça e se debruçaram sobre estudos de pensadores consagrados como o físico Albert Einstein, o astrônomo Carl Sagan, assim como os últimos livros de ciências dos materiais ainda não traduzidos no Brasil, como o recém – premiado pelo Royal Society “Stuff Matters” de Mark Miodownik.

 

O aparente desejo de conhecer e habitar outros planetas é uma das inspirações de Você Não Está Aqui. A NASA anuncia evidências de água liquida em Marte na mesma semana em que grandes estúdios lançam um filme de ficção no planeta vermelho com  suporte da NASA. A empresa planeja missões tripuladas para Marte nas próximas décadas. Atualmente o projeto “Mars One” (http://www.mars-one.com), por exemplo, promete uma expedição só de ida para Marte em 2025.

 

Mais de 200 mil pessoas se inscreveram, dos 100 candidatos escolhidos na última etapa, 24 deles serão selecionados para que equipes de quatro tripulantes possam ser enviadas a Marte. O objetivo é formar uma “colônia no planeta vermelho”. Antes de irem para o espaço, os colonizadores terão de participar de um reality show perante o mundo todo.

 

“Como ainda usamos o termo colônia depois de séculos de experiências desastrosas?” provoca Ricardo. “A forma como a seleção da tripulação se dá impressiona por carregar uma experiência tão simbólica para a humanidade de valores muito questionáveis de nossos dias” comenta o diretor Pedro Granato.

 

“Essa não é a primeira vez que somos instigados a nos definir por conta de uma viagem espacial. Nos anos 70, a sonda Voyager enviou para o espaço um disco de ouro com uma seleção de sons que definiam a terra e a experiência humana”, lembra Ricardo.

 

Ricardo Malerbi se dedica a explorar os limites da mágica e buscar o cruzamento com outras linguagens. Sua múltipla formação cênica se concretiza em espetáculos como “Enquanto Houver Encanto” e “Além da Mágica”, apresentados há 6 e 9 anos, respectivamente. Já apresentou programas na internet e na televisão, participou de filmes e aproximou a mágica de novas tecnologias.

 

Pedro Granato já dirigiu espetáculos em conceituados centros como CCBB, diversas unidades no SESC, com temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Foi selecionado para passar um mês com diretores do mundo todo no Directors LAB, no Lincon Center em Nova York. Atualmente duas peças dirigidas por Pedro estão em cartaz, “Fortes Batidas” em São Paulo e “As Lágrimas Quentes de Amor Que Só o Meu Secador sabe Enxugar”, no Rio de Janeiro.

 

Ficha Técnica

Texto: Pedro Granato e Ricardo Malerbi

Direção: Pedro Granato

Elenco: Ricardo Malerbi

Participacao Especial: Vladimir Rocha

Cenário: Diego Dac

Luz: Beto de Faria

Figurino: Jade Marinera

Trilha Sonora: Fil Pinheiro

Assistente de direção e operação de luz: Gabriel Tavares

Consultoria astronômica: Otavio Triverio 

Produção: Victória Martinez

 

Serviço

Estreia dia 30 de outubro.

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158
Salão Redondo – 100 lugares

sextas 21h, sábados e domingos 18h (12 apresentações).

Duração: 70

Indicação: a partir de 14 anos

Ingressos: R$20 - meia R$10

 

Comentários
Assista ao vídeo