Cultura - Teatro

Mel Lisboa é Vanda Marchetti em espetáculo musical da Cia

27 de Novembro de 2015
 

 

Boa tarde, caro ouvinte da Rádio Luz Negra, lembrando que na próxima segunda estará nas ruas o Jornal Luz Negra com toda a cobertura desse programa radiofônico vespertino, especial de hoje, que vem homenagear e comemorar os 107 anos de Luiz Gama "o maior abolicionista do Brasil". E o samba pede passagem para saudá-lo

                     

Mel Lisboa é Vanda Marchetti em "Luz negra", espetáculo musical da  Cia. Pessoal do Faroeste, que volta ao cartaz a partir do dia 30 de novembro

Segunda temporada vai até abril de 2016,

com intervalo entre 16 de dezembro e 17 de janeiro

 

      

 

 

                                               Fotos de cena de Bob Sousa

 

                       Mel Lisboa é Vanda Marchetti em "Luz negra", espetáculo musical da  Cia. Pessoal do Faroeste,

que estreia segunda temporada em 30 de abril       

 

Com Cloddoaldo Dias; David Guimarães; Flávio Rodrigues; Leona Jhovs; Mel Lisboa; Melvin Santhana; Raphael Garcia; Thais Dias e William Simplício.

 

Texto e Direção de Paulo Faria

Letras inéditas de Paulo Faria

Arranjos e direção musical – Felipe Roseno



 

A Cia. Pessoal do Faroeste estreia a segunda temporada de "Luz Negra" em 30 de novembro, segunda-feira, às 21h.  O espetáculo musical foi escrito por Paulo Faria e encerra a trilogia iniciada em 2012 com Cine Camaleão e no ano seguinte, em 2013, Homem Não Entra sobre temas relacionados à cidade de São Paulo, em especial a Região da Luz, a Boca do Lixo, onde a Cia Faroeste está instalada a uma década e meia. É também o espetáculo que reafirma a parceria entre a Cia e atriz Mel Lisboa na reconstrução da história da Região da Luz.

“Luz Negra” é um espetáculo musical, com nove partituras inéditas, sobre a região da Luz e a Frente Negra Brasileira em São Paulo nos anos 1930. O movimento Frente Negra foi criado em 1932 e revela várias facetas da participação dos negros no contexto político, cultural e social da época. Com a instauração da ditadura do "Estado Novo" no dia 10 de novembro de 1937, a Frente NegraBrasileira, assim como todas as demais organizações políticas, foi extinta. Este será o dia em que se passa a peça que inicia após o crime do castelinho da Rua Apa retratado no espetáculo Cine Camaleão da Cia.

O projeto também se estenderá ao cinema e trechos do filme de ficção “Luz Negra” (primeiro longa ficcional da Cia) dialogará com a dramaturgia. As personagens são inspiradas em figuras históricas deste movimento como Luiz Gama (a peça prestará uma homenagem ao abolicionista), Abdias Nascimento (criou o Teatro Experimental do Negro, que completa no dia 13 de outubro, 70 anos) e ao nascimento do sambista da Glete Geraldo Filme, além de personagens do cinema da Boca como a vilã Vanda Marquetti que será interpretada pela atriz Mel Lisboa – única personagem que diferentemente dos outros usará peruca loira e figurino branco.

Uma associação de comunicação (rádio, jornal, escola e recreativo) nos anos 30 será o cenário onde se dará a trama.  O samba será o tema musical da peça com composições inéditas e interpretações ao vivo. Os negros farão parte do núcleo de uma elite intelectual paulistana e os brancos da marginalia social, desenvolvendo uma dramaturgia em que os primeiros serão protagonistas desta história.  Recuperando assim a imagem do negro no topo de uma pirâmide social deste período, e como o final da década de trinta ceifou a possibilidade da acessibilidade do negro no Brasil de hoje e suas consequências na distribuição de renda, assim como sua permanência marginal na geografia urbana, social e econômica da cidade de São Paulo.

Outro ponto tratado no espetáculo será o cinema. Nesta década de 1930 as distribuidoras de filmes internacionais começam a ocupar a Rua do Triunfo, que viria a se tornar entre as décadas de 1950 e 1970 a maior produção de cinema do Brasil, quando neste período os cineastas e produtoras se mudam também para região da Boca do Lixo. O filme que foi produzido em setembro dialogará com o espetáculo. Para esta montagem o Pessoal do Faroeste convidou atores negros com experiência na pesquisa da cultura negra no Brasil, para somar, trocar experiências e saberes – integrando assim o elenco da montagem. Mel Lisboa será a única atriz da Cia que fecha uma trilogia sobre a Boca do Lixo, envolvendo “Cine Camaleão” e “Homem Não Entra”.


Elenco:Ficha Técnica:

Clency Santana – Benedito

Cloddoaldo Dias –Orland Claude

David Guimarães – Rubinato

Flávio Rodrigues – Abdias Nascimento

Leona Jhovs – Tinga

Mel Lisboa – Vanda Marquetti

Melvin Santhana – Zé Pretinho

Raphael Garcia – José Correa

Thais Dias – Flora Eunice

William Simplicio – Adan Smith

 

Dramaturgia e direção artística: Paulo Faria

1º Assistência de direção: Cleber Cajun

2º Assistência de direção (oficina de direção): Conrado Dess

 

Composição musical: Letras de Paulo Faria e música de Melvin Santhana, Thais Dias, William Simplício e elenco

Direção Musical e arranjos: Felipe Roseno e Michi Ruzitschka

 

Direção de vídeo: Dário José

 

Cenário: Marcos Freitas e Paulo Faria

Assistência de cenário: Cleber Cajun e David Guimarães

Cenotecnia: Marcos Freitas

 

Figurinos: Thais Dias e Paulo Faria

Assistência de figurino: Marilea Aguiar

Costureira: Elza Dias

Camareira: Luzia Sotero da Silva

Luvas e toca da atriz Mel Lisboa: À dor amores

Peruca: Lully Hair

Visagismo: Evandro Angelo  - CKamura

 

Luz: Beto Magnani

Assistência de luz: Flávio Pontes, José Henrique Terezan e Michele Bezerra

Assistência elétrica: Flávio Pontes e Paulo Meirelles

Preparação Percussiva: Jorge Peña

Preparação e regência vocal: Bel Borges

Preparação física: Érika Moura

Capoeira: Pedro Peu e Dalua

 

Coreografia: Verônica Santos e Paulo Faria

Criação de logo: Cleber Cajun

Arte gráfica: Lucas Lander

Coordenação de Produção: Priscila Machado

Assistência de produção: David Guimarães e Leona Jhovs

Produção Executiva: Elaine Bortolanza

Assistência de produção executiva: Adriano Mota

Assistência de produção administrativa: Lydia Arruda

Fotografia: Bob Sousa e Lenise Pinheiro

Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro - Oficio das Letras

 

Cena de filme: "Faroeste na Rua Apa" do “Cine Camaleão”.

Atores: Beto Magnani, Juliana Fagundes, Lorena Mesquita e Roberto Leite

 

Este projeto também inclui o longa metragem que está sendo realizado de agosto a dezembro de 2014. Será lançado em março de 2015.

 

Realização Pessoal do Faroeste 

Patrocínio Apoio: Programa Municipal de Fomento ao Teatro - Secretaria Municipal de Cultura

 

Pessoal do Faroeste 18 anos

A estreia do musical “Um Certo Faroeste Caboclo”  marca o nascimento  da Cia. de Teatro Pessoal do Faroeste.

O que seria homenagem póstuma a Renato Russo, acabou gerando um  processo contra o seu autor, Paulo Faria, movido pelo espólio do líder  da Legião Urbana.  O processo durou um ano e acabou nos tribunais, e o  autor da peça ganhou os direitos sobre o texto depois de comprovada a  livre inspiração e músicas inéditas. Como o processo foi parar nas

manchetes da época, foi indicada e recebeu prêmios, a trupe ficou conhecida como Pessoal do Faroeste.

Desde então a Cia. Pessoal do Faroeste tem se dedicado a temas ligados  à cidade de São Paulo, em especial a Região da Luz, onde está  instalada há 16 anos, dos 18 que completará no dia 19 de janeiro de  2016.

A Cia tem tido como fonte de pesquisa a vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura, e com  um olhar especial à cidade de São Paulo, especificamente o centro,  onde atualmente tem a Sua sede Luz do Faroeste, Rua do Triunfo, a Boca  do Lixo.

Tempo Norte Extremo é o primeiro tema amazônico tratado pelo autor,  após 26 anos na capital paulista e se dedicando a uma profícua  pesquisa sobre a Região da Luz, também militando em defesa dos  direitos humanos. Por essas ações Paulo hoje integra o Conselho Consultivo da Ouvidora do Estado de São Paulo.

Em dezembro de 2013, o Pessoal do Faroeste fez a Intervenção Urbana  Luz e Sombra que numa parceria com o SESC Bom Retiro criou a maior intervenção urbana em vídeo mapping da América Latina, com 200 mil  lumes, que aconteceu em frente ao antigo DOPS, por conta dos 50 anos  da ditadura, e tratava de temas como a Cracolândia, as ocupações e a  prostituição. O projeto partiu de cartas de amor da população para a região da Luz e envolveu mais de 100 pessoas no dia da Intervenção.

A Cia recebeu prêmios como CPT, Shell, Coca Cola de Teatro, Premio Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos, entre outros.

 Espetáculos do grupo:

Em 2014 o Pessoal do Faroeste completa 16 anos. A Cia tem tido como fonte de pesquisa a vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura, e com um olhar especial à cidade de São Paulo, especificamente o centro, onde atualmente tem a Sua sede Luz do Faroeste, Rua do Triunfo, 301/305. ?

 

1998

?“Um Certo Faroeste Caboclo” Prêmio Teatro Jovem Coca-Cola Melhor Direção: Paulo Faria; Melhor coreografia (Luis Miranda). Foi indicado ainda para Melhor Espetáculo, Melhor Música e Melhor Texto. Indicado ao Premio APETESP nas categorias Atriz (Lucia Romano) e Música (Eliseu Paranhos e Mauricio Pereira). Em 1999 "Um Certo Faroeste Caboclo” Prêmio Funarte na Cidade. Excursionou pelas cidades: Fortaleza, Terezina, Belém e Manaus,

?
2000

?“Um Certo Faroeste Caboclo” SESC / Circulou por 6 cidades do Interior de São Paulo. “Sabiá” Viagens Teatrais do SESI. Excursionou por 5 cidades do Interior de São Paulo, espetáculo.
“A Mulher Macaco” Paulo Faria recebeu Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia Plínio Marcos/Secretaria Estadual de Cultura,2000.

?
2001?

?A Cia inaugurou e manteve parceria com projeto de ocupação cultural por 2 anos com o atual Instituto Cultural Capobianco.

“Sabiá” Caravana Paulista de Teatro/Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Excursionou por 8 cidades do Interior de São Paulo, espetáculo Projeto Jovem Protagonista/Secretaria da Educação do Estado.


“A Mulher Macaco” EnCena Brasil. Patrocinado pelo Grupo Construcap via Lei Mendonça.

?
2002

?“Sabiá” Projeto Jovem Protagonista da Secretaria Municipal de Cultura. Levou 4.000 alunos da rede pública, ao Instituto Cultural Capobianco. O espetáculo foi assistido em 2 anos por mais de 50.000 pessoas no interior de São Paulo.

“Re-bentos” 1º Edital de Fomento ao teatro Para a Cidade de São Paulo 2002/03.

?
2003 a 2007

?“O Índio” Estreou no Teatro Alfa. Participou da Mostra de Teatro de São Paulo, projeto Escola aberta, Recreio nas Férias e Circuito CEUs entre 2003 a 2006.

“Os Crimes de Preto Amaral” 8º Edital de Fomento ao teatro Para a Cidade de São Paulo em 2006. Inaugura sua primeira Sede Luz do Faroeste na Cleveland, 677, em Campos Elísios. Neste endereço iria permanecer por 6 anos e desenvolveria a “Trilogia Degenerada”.

?
2008/09

?“Labirinto Reencarnado” 10º Lei de Fomento ao Teatro a Cidade de São Paulo. PROAC Ação Cultural/Secretaria do Estado de Cultura, Circulação pelo Interior do Estado de SP.
“Ibejis”. Edital PROAC Ação Cultural do Estado SP. Viagens Teatrais do SESI. Foi indicado a Melhor Espetáculo Infantil no Prêmio CPT.

?
2009

?“Trilogia Degenerada: Re-Bentos, Labirinto Reencarnada e Os Crimes de Preto Amaral” 12º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Paulo Faria recebeu o Prêmio de Melhor Projeto Visual. Foi indicado ainda a “Ocupação de espaço” e “Trabalho apresentado em espaços não convencionais”, no Prêmio CPT.

?
2010

?“Meio Dia do Fim” foi Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor (Paulo Faria) e foi indicado também a Melhor texto e Elenco (Marilza Batista e Paulo Faria) no Premio CPT. Participou da Mostra Território de Teatro em Belém do Pará, Festival de Ponta Grossa no Paraná e Festival de Teatro de Cubatão SP.

?
2011

?“Meio Dia do Fim” participou das Viagens Teatrais do SESI.

“Cine Camaleão, a Boca do Lixo” 18º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Teve 3 indicações ao premio Shell: Melhor Autor (Paulo Faria), Melhor Cenário (Paulo Faria e E. F. Kokotch e Melhor Figurino (Paulo Faria e E. F. Kokjotch), 3 indicações ao Premio CPT Melhor elenco (Mel Lisboa, Roberto Leite, Beto Magnani, Lorenna Mesquita, Thais Aguiar e Juliana Fagundes) e Melhor Projeto Visual. indicação ao prêmio Governador do Estado de SP.

?

 2012

?“Cine Camaleão, a Boca do Lixo” inaugura a Sede Luz do faroeste, e na Rua do triunfo, 305 e verticaliza os estudos sobre rua e do entorno das estações da Luz e Sorocabana.
“Borboleta Azul” PROAC Ação Cultural/Secretaria do Estado de Cultura. Projeto Circuito Cultural Paulista levou o espetáculo por 8 cidades do interior de SP.

?

2013

?21º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Projeto Boca livre – Montagem do espetáculo "Homem Não Entra" indicação ao Prêmio Acessibilidade 2013 na categoria cidade e finalista do 7º Prêmio QUEM Acontece como melhor direção.

 

Ciclo de Olhares Luz e Sombra de São Paulo em parceria com o SESC Bom Retiro com palestras-debates, oficinas, performance e a Intervenção Urbana Luz e Sombra de São Paulo.

 

2014

24º Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Projeto - Frente Negra

Ibejis - Temporada no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

 

O espetáculo “Luz Negra” ficou em cartaz na sede Pessoal do Faroeste no período entre 14 de outubro de 2014 e 08 de abril de2015.

Circulou no mês de junho pelos Teatros Alfredo Mesquita e Flávio Império

 

SERVIÇO:

Espetáculo “Luz Negra”

Estreia da segunda temporada em 30/11, segunda-feira, às 21h

Temporada até 15 de dezembro, segundas e terças-feiras, às 21h.

Volta ao cartaz em 18 de janeiro, segunda-feira, às 21h

Temporada até fim de abril

Duração: 75 min

Indicação 14 anos

Local: Sede Luz  do Faroeste.

Endereço : Rua do Triunfo, 301, Luz, São Paulo (Metrô Luz).

Telefone para informações: 11-33628883

Reserva: 3362-8883 ou reservafaroeste@gmail.com

Capacidade: 80 lugares

Ingressos: No sistema Pague Quanto Puder (Quem chegar uma hora antes define quanto quer pagar depois de ter visto a peça)

Antecipados ou reserva por R$ 40,00

(quem ligar antes para reservar lugar perde a vantagem do pague quanto puder)

Comentários
Assista ao vídeo