Viver - Saúde

Cuidando da saúde na gravidez Como evitar o inchaço nas pernas e pés

27 de Novembro de 2015

Um dos problemas mais comuns entre as gestantes costuma ser o inchaço de pernas e pés, que causam enorme desconforto às futuras mamães. Isso acontece porque as quantidades de estrogênio e progesterona, produzidos pela mulher na gravidez, causam a dilatação das veias.

Além disso, durante a gestação, o crescimento do útero exerce compressão nas veias da região pélvica e na veia cava inferior (responsável por drenar o sangue proveniente dos membros inferiores), aumentando a pressão sanguínea nas veias das pernas e influenciando o desenvolvimento das varizes. Segundo o cirurgião vascular José Luiz Cataldo, "mesmo quem nunca teve varizes pode desenvolver o problema. Quem já sofre pode ter o mal agravado", alerta.

 

Durante a gravidez é importante que a mulher tome certos cuidados, como beber bastante líquido, evitar o sal, reduzir o uso do salto alto e não ficar muito tempo numa mesma posição ajudam a diminuir os sintomas.

 

O uso de meias de compressão graduada também é recomendado nesta fase. Elas tratam varizes, aliviam os sintomas de pernas e pés pesados, reduzem o inchaço e acomodam o abdômen sem comprimir. Podem ser usadas desde o início da gestação - e não tem risco para o feto. “O uso diurno e contínuo das meias de compressão graduada causa diminuição do calibre das veias e permite que o sangue flua mais rapidamente, o que melhora a circulação venosa, diminuindo o edema e também a probabilidade de formação de coágulos”, explica Cataldo.

 

SIGVARIS, empresa suíça pioneira na produção de produtos voltados para a terapia de compressão e no tratamento de doenças venolinfáticas, possui duas linhas especialmente desenvolvidas para a gestação.

 

Audace: essa linha tem compressão de 15-20mmHg, podendo ser adquirida sem prescrição médica. As futuras mamães podem escolher, por exemplo, a meia calça materna, com opção de ponteira aberta ou fechada. Além disso, as gestantes podem escolher ainda os modelos panturrilha (3/4) e meia-coxa, que também atuam na prevenção de inchaços e dores nas pernas típicos da gravidez. A linha Audace contém bacteriostático, que inibe o crescimento de colônias de bactérias que causam o mau odor.  

  

Select Confort Premium: A linha é indicada para as grávidas que têm fatores de risco ou que já apresentam sintomas de doenças circulatórias e só é vendida com prescrição médica. Com compressão de 20-30 mmHg/30-40 mmHg, as meias são revestidas internamente com uma microfibra especial, que auxilia na transferência da umidade da pele (suor) para o meio externo, oferecendo uma agradável sensação CLIMÁTICA, além de tornar o produto mais sedoso e confortável. Outro diferencial da Select Confort Premium é o calcanhar mais longo e reforçado, que envolve melhor os pés, e excelente elasticidade, que dá mais facilidade ao vestir e retirar a meia. Disponível nos modelos meia calça gestante e também panturrilha (3/4) e meia-coxa.  

 

Mais informações sobre a SIGVARIS e todos os produtos oferecidos pela marca podem ser conferidas no site www.sigvaris.com.br.  

 

Serviço:

Sigvaris Linha Medical – Audace e Select Confort Premium

Onde encontrar:

Boa Coisa: (11) 4442.1704 - www.boacoisa.com.br

Velocità: (11) 5093.4545 - http://www.velocita.com.br/

FisioStore: (11) 5105-1111 - http://www.fisiostore.com.br/

Center Saúde: (11) 2090-0260 - http://www.centersaude.com.br/

Saúde Store: (11) 2677.7944 - www.saudestore.com.br

Drogaria Araújo: 0300-313-1010 – www.araujo.com.br

Confira todos os pontos de vendas no Brasil: http://www.sigvaris.com.br/dealer-locator

Mais informações: www.sigvaris.com.br

 
Comentários
Assista ao vídeo