Cultura - Teatro

O cientista Edgar Morya e o artista plástico Eduardo Srur discutem novas tecnologias e humanismo no

28 de Novembro de 2015

Como os estudos e as pesquisas sobre o funcionamento cerebral podem contribuir para o bem estar humano e o que esperar para o futuro? À luz das novas tecnologias, ainda podemos falar em humanismo ou o próprio sentido do humano está se desconstruindo? Quais os caminhos da arte?

Para responder a essas questões o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo reúne o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e o artista plástico Eduardo Srur no último debate do ciclo Arte & Ciência, que acontece no dia 30 de novembro, a partir das 19h30. Com o tema O Futuro do Humano, o debate é gratuito e conta com a mediação do jornalista Ricardo Bonalume Neto.

Numa série de sete encontros mensais, o ciclo teve por objetivo discutir questões estimulantes e atuais, como os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas; o poder das artes e da música para o bem-estar psicológico; as fronteiras filosóficas da física e da cosmologia; as relações entre a lógica não-clássica e a arte, etc.

 

Além de Morya e Eduardo Srur, participaram do ciclo, nomes de prestígio no meio científico, artístico e intelectual, como os neurocientistas Ivan Izquierdo e Esper Cavalheiro; o músico José Miguel Wisnik; o escritor Michel Laub; os físicos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Rosenfeld; os filósofos Oswaldo Giacóia Jr. e Vladimir Safatle; a biogeneticista Mayana Zatz; o matemático Francisco Antonio Dória; o artista plástico Ivald Granato, e o dramaturgo e ator Oswaldo Mendes.

 

Edgard Morya é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1996), possui doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2003) e Pós-Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2006). Atualmente faz parte da equipe de Miguel Nicolelis, sendo coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Macaíba (RN), no Instituto Santos Dumont. Tem experiência na área de neurociência e neurofisiologia, com ênfase em eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor.

 

Eduardo Srur é artista plástico. Começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas. Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha. É idealizador e proprietário da ATTACK Intervenções Urbanas, especializada na produção de projetos especiais no espaço urbano.


O debate O Futuro do Humano tem duração de 120 minutos. As senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB São Paulo, a partir das 19h30.


PARA ROTEIRO
Evento: Arte & Ciência
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Centro Cultural Banco do Brasil 
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

Debate: O Futuro do Humano

Data: 30.11.2015 – Seguarta-feira

Horário: 19h30 às 21h30

Debatedores: Edgard Morya e Eduardo Srur


ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída a partir de uma hora antes do início do evento.

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO > Cinema

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)

Fone: (11) 3113-3651/3652

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Lotação: 70 lugares

 

www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp  

www.facebook.com/ccbbsp

 

Estacionamento conveniado:

Estapar Estacionamentos - Rua Santo Amaro, 272, R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Transporte gratuito até as proximidades do CCBB - embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

 

Acesso e facilidades para deficientes físicos // Ar-condicionado// Cafeteria Cafezal

Comentários
Assista ao vídeo