Notícias - Televisão

Carlos Alberto Torres é o convidado do Cartão Verde desta terça-feira

2 de Julho de 2013
Celso Unzelte, Vladir Lemos, Rivelino 
e Vitor Birner (Foto: Jair Magri)

Carlos Alberto Torres estará no Cartão Verde desta terça-feira (02/07), para comentar sobre a Copa das Confederações, conquistada pelo Brasil no último domingo, 30/06. Capitão da seleção brasileira na Copa de 70, no México, Carlos Alberto Torres está na lista dos melhores laterais direitos da história do futebol mundial.

Marcado pela personalidade forte, pela elegância e técnica nos gramados, Carlos Alberto é considerado por muitos o maior jogador que já usou a braçadeira de capitão da Amarelinha. Foi ele também o autor do último gol brasileiro na vitória sobre a Itália por 4x1 na final da Copa do México, que assegurou ao Brasil o Tri Mundial.

Revelado pelo Fluminense em 1962, foi um dos primeiros laterais a apoiar o ataque regularmente, ajudando o Tricolor a conquistar o Campeonato Carioca de 1964. Anos mais tarde, retornou ao clube, integrando a Máquina Tricolor, com a qual foi de novo campeão estadual em 1976.

Nesse intervalo, vestiu a camisa do Santos por 10 anos. Na Vila Belmiro, ao lado de Pelé, conquistou cinco vezes o Campeonato Paulista, uma Taça de Prata e uma Taça Brasil. Carlos Alberto também foi citado por Pelé na lista dos 125 melhores jogadores vivos do mundo, feita pelo Rei em 2004.

O capitão do Tri ainda teve passagens breves e brilhantes pelo Botafogo e Flamengo. Voltou a dividir o campo com Pelé no New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde encerrou sua carreira como campeão da Liga Norte-Americana em 1982.

Como treinador, foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1983 com o Flamengo e do Campeonato Carioca de 1984 com o Fluminense. Mais recentemente, comandou a seleção do Azerbaijão, em 2005.

Carlos Alberto também ganhou lugar no time de embaixadores da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, nomeados pela FIFA e pela CBF.

Além da Copa das Confederações, também entra na pauta do programa o primeiro jogo pelo título da Recopa, que acontece nesta quarta-feira, dia 3, entre São Paulo e Corinthians, no estádio do Morumbi.

O Cartão Verde, que conta com a apresentação de Vladir Lemos e comentários de Celso Unzelte, Roberto Rivellino e Vitor Birner, é transmitido todas as terças-feiras, das 22h às 23h, na TV Cultura, e está no ar desde 1993.

Comentários
Assista ao vídeo