Viver - Saúde

Aleitamento Artificial

31 de Março de 2016

O leite materno é, indiscutivelmente, o alimento que melhor atende às necessidades nutricionais do recém-nascido e do lactente*. Entretanto, é sabido que existem algumas situações em que o aleitamento materno não é possível. Nessas situações, indica-se o aleitamento artificial, ou seja, o aleitamento feito com outro leite que não o humano (materno). Recomenda-se, preferencialmente, a utilização de formulas infantis.

Formulas infantis são a maioria delas feitas a base de leite de vaca modificado, produzidas industrialmente para atender as necessidades nutricionais dos recém-nascidos e lactentes.

O leite de vaca é totalmente inadequado e não recomendado para alimentação das crianças no primeiro ano de vida, por não apresentar características necessárias para satisfazer as necessidades nutricionais e orgânicas dos lactentes: Gorduras: baixos teores de ácidos graxos essenciais, Carboidratos: quantidade insuficiente, Proteínas: altas concentrações, com consequente elevação da carga renal e risco para o desenvolvimento de obesidade no futuro, Minerais e eletrólitos: fornecem altas taxas de sódio, e baixa disponibilidade de ferro e zinco, Vitaminas: baixos níveis de vitaminas D, E e C.

 

Fórmulas infantis de partida (identificadas com o número 1)

Fórmula infantil para lactentes é o produto, em forma líquida ou em pó, utilizado sob prescrição, especialmente fabricado para satisfazer, por si só, as necessidades nutricionais dos lactentes sadios durante os primeiros seis meses de vida (5 meses e 29 dias).

Formulações que preenchem adequadamente as necessidades de nutrientes de crianças saudáveis, quando utilizadas de forma exclusiva até 6 meses de idade.

 

Fórmulas de seguimento ou sequenciais (identificadas com o número 2 e 3)

Fórmula infantil de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância**: produto, em forma líquida ou em pó, utilizado quando indicado, para lactentes sadios a partir do sexto mês de vida até doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias).

 

Fórmulas Hipoalergênicas (identificadas com HA)

São aquelas onde a proteína do leite de vaca é mais processada no que numa fórmula comum, reduzindo o risco de desenvolvimento de alergia. Alguns pediatras e nutricionistas a recomendam no caso de existir histórico de alergia à proteína do leite de vaca na família do bebê, como um fator adicional de prevenção do problema.

Em casos de bebês com digestão muito difícil e muitas cólicas, podem ser especialmente interessantes. Recomendados para bebês de 0 a 12 meses e servem para prevenir alergias e não para o tratamento das mesmas.

 

Fórmulas à base de soja

Indicado para crianças com documentada alergia ao leite de vaca e crianças vegetarianas. Recomendam a introdução somente após o 6 meses de vida.

 

Fórmulas isentas de lactose (identificadas com SEM LACTOSE)

Todas as crianças que possuem intolerância à lactose causada por deficiência de lactase - lesões da mucosa intestinal ou causas genéticas.

Tratamento - suspensão da lactose por período prolongado (6 a 24 meses). Indicadas para crianças com má digestão da lactose (congênita, doença celíaca, ressecção intestinal, desnutrição, recuperação de diarréia).

 

Fórmulas anti-regurgitação (identificadas com AR)

O refluxo gastroesofágico (RGE) - considerado fisiológico no período neonatal (metade dos lactentes até 2 anos de idade). Essas formulas ajudam a retardar o esvaziamento gástrico, melhorando assim os episódios de refluxo.

Possuem um agente espessante, que torna a fórmula mais “pesada” e por isso mais difícil de voltar depois que o bebê mama.

 

Fórmulas semi-elementares (ex: Pregomin Pepti®, Pregestimil Premium®, Aptamil Pepti®, Althéra®, Alfaré®)

Formulações à base de proteínas quebradas em partículas bem pequenas, com menor potencial alergênico.

Indicadas em casos de alergia ao leite de vaca e soja, condições de má absorção (doença gastrintestinal, hepatobiliar, fibrose cística, SIC, colestase).

 

Fórmulas semi-elementares (ex: Neocate®, AminoMed®)

            Em casos mais severos de alergia a proteína do leite de vaca (APLV) podem ser as únicas toleradas pelo bebê. Podem ser usadas desde o nascimento. Seu processamento é mais elaborado, que resulta em aminoácidos livres (100%).

 

Fórmulas recém nascido pré termo (RNPT)/ baixo peso (BP) (identificadas com PRE)

            Bebês prematuros ou com baixo peso necessitam de uma nutrição diferenciada. A fórmula PRE suprir esta necessidade. Esta fórmula pode ser usada tanto em ambiente hospitalar ao longo do período de internação do recém-nascido prematuro quanto em casa após o recebimento da alta hospitalar. A fórmula propõe-se a ser um aditivo do leite materno ou, na impossibilidade do aleitamento materno, um substituto do mesmo.

 

*Lactente é a criança de zero a doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias)

**Criança de primeira infância: criança de doze meses até três anos de idade (36 meses)

 

Por Nutricionista Bianca Camila Bravo

CRN3: 38783

Comentários
Assista ao vídeo