Cultura - Cinema

Meteora: Centro de Estudos Helênicos apresenta filme e promove debate

12 de Maio de 2016
 
(Foto: Reprodução)

Neste sábado (14), às 17h, o Areté - Centro de Estudos Helênicos promove uma sessão de cinema para exibir o filme "Meteora", do diretor grego Spyros Stathoulopoulos, que competiu pelo Urso de Ouro no Festival de Berlim e ganhou Menção Especial de Melhor Filme no Festival de Cartagena (Colômbia).

Após a exibição haverá uma palestra com Gilberto Safra, psicanalista e professor titular de Psicologia na USP, em que propõe um debate sobre a complexidade dos desejos que as personagens centrais protagonizam em todo enredo, incluindo angústias e paixão proibida.

O filme conta a história de um amor clandestino entre um monge grego e uma freira russa, ambos ortodoxos num dos cenários mais belos da Grécia: o monastério de Meteora.

A imponência do local é o cenário do longa de Stathoulopoulos que constrói sua narrativa nas questões dramáticas da paixão proibida e da descoberta da sexualidade em um sentimento de entrega desesperador, a tônica do filme e será debatido na palestra de Gilberto Safra sobre a dúvida das escolhas entre a espiritualidade e o desejo humano.

 

Serviço:

Encontro de cinema e debate sobre o filme Meteora de Spyros Stathoulopoulos

Data: 14 de maio, às 17h00

Palestrante: Gilberto Safra

Doação sugerida: R$ 20

Local: Areté – Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495- Vila Madalena | (11) 3032-3939

 

Mais informações: www.arete.org.br
Comentários
Assista ao vídeo