Colaboradores - Lica Gimenes

Oficina de formação para professores marca lançamento do Combinando Palavras

10 de Novembro de 2016

Com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto e apoio do Sesc, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentou o projeto Combinando Palavras, no dia 9 de novembro, às 9h, na sede da Regional, na Avenida Nove de Julho, 378. Com a participação de 50 professores, um por escola da Rede Pública Estadual, teve início a formação dos educadores para o trabalho em sala de aula, com as obras de Lya Luft, Inácio de Loyola Brandão, Nélida Piñon, Zuenir Ventura e Fernando Veríssimo, autores já confirmados para a Feira do Livro de 2017.

 

 

 

“O projeto Combinando Palavras, inspirado na iniciativa exitosa da Escola Otoniel Mota  pretende envolver os professores e 5.500 estudantes do Ensino Médio, que após o contato com a literatura desses autores, se encontrarão com eles, no Theatro Pedro II, entre 5 e 10 de junho, durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto”, explica Adriana Silva,  presidente da Fundação do Livro e Leitura.

Adriana Silva

O objetivo é trabalhar a formação de leitores com atividades permanentes e comemorar os resultados durante a festa anual da literatura.  “Essa sempre foi a nossa meta, aproveitar a Feira para comemorar ações de longo prazo, que de fato, são as que promovem a formação do leitor”, comenta Adriana.

O Combinando Palavras teve origem na Escola Estadual Otoniel Mota. Sob a coordenação da professora Heloisa Alves, há dez anos é realizado ao longo de um semestre e tradicionalmente encerrado na Feira do Livro, com o lançamento de um livro com textos produzidos pelos estudantes inspirados no escritor escolhido. Os alunos já estudaram diversos nomes da literatura brasileira como Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Cecília Meireles e outros sete escritores. Agora, a professora Heloisa Alves é a curadora do novo formato do projeto.

Segundo a diretoria da Fundação, os autores escolhidos para atuar no Combinando Palavras aceitaram participar da proposta e se comprometeram com a execução do projeto. “Luís Fernando Veríssimo, Nélida Pinõn, Lya Luft, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão foram rápidos na resposta. Veríssimo e Luft ficaram receosos com a antecedência do compromisso, mas não resistiram e disseram sim. Pinõn elogiou e disse que projetos como este fazem a diferença na Educação. Ventura e Loyola, participantes em outras edições da Feira se animaram em voltar em um novo modelo de interatividade com os estudantes”, conta Laura Abbad, pedagoga da Fundação.

Diretoria da Fundação com parceiros do Sesc e da Diretoria Regional de Ensino

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/combinando-palavras.  As escolas deverão fazer suas inscrições por aluno participante e escolher o autor que vai trabalhar. Cada escritor poderá receber 1.100 inscritos, número de lugares do Theatro Pedro II, onde o encontro acontecerá durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2017.

A segunda atividade de formação será no início do ano letivo de 2017, quando de fato os professores iniciarão os trabalhos com os alunos. Ao final, todo material será organizado em livros digitais e disponibilizados no site da Fundação.

 

Parceiros

Durante a solenidade, a diretora regional de ensino, Simone Maria Locca, esteve presente e se demonstrou satisfeita com o projeto. “A ideia vem ao encontro do Currículo Oficial da SEE/SP, uma vez que evidencia a competência leitora como ponto de partida para a aprendizagem em sala de aula”, destacou.

O Sesc, que será responsável por viabilizar a participação dos escritores nos encontros com os estudantes, foi representado no lançamento pelo coordenador de programação, Cleber Rocha. De acordo com o gerente do Sesc Ribeirão Preto, Mauro Jensen, essa parceria se estabelece a partir de um objetivo comum entre as instituições que é o estímulo à leitura e à formação de leitores. “Enxergo o projeto como uma grande oportunidade para estes estudantes, pois ele diversifica a situação de aprendizagem. Sair da sala de aula e quebrar a rotina é muito estimulante, tanto para os estudantes quanto para os professores”, afirma. O gerente avalia ainda que conhecer a obra de escritores contemporâneos, que têm relevância e trazem questões e inquietações atuais, e depois poder conversar com eles, é uma experiência inusitada. “Acredito que isso deve despertar o interesse dos estudantes e instigá-los”.

crédito: Verbo Nostro Comunicação Planejada

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