Notícias - Autoridades

Chegada do Papa ao Brasil

22 de Julho de 2013

Para prover a segurança e minimizar o impacto no transporte aéreo, o Comando de Defesa Aeroespacial (COMDABRA) definiu áreas de restrição de voo, previamente divulgadas à comunidade aeronáutica via NOTAM (Notice to Airmen), nas quais serão intensificadas as ações de defesa. Essas ações também contemplam a preservação da infraestrutura aeroportuária e de continuidade dos serviços afins.

Papa Francisco desembarca na Base Aérea do Galeão,
no Rio de Janeiro - RJ (Foto: Reprodução)

Na chegada do Pontífice, a FAB fará o controle da aeronave vinda do Vaticano, assim que adentrar o espaço aéreo sob responsabilidade do Brasil. Durante o evento, todo o transporte aéreo do Papa será realizado pela FAB, bem como o esquema de defesa durante os deslocamentos aéreos.

Aeronaves de defesa (F-5M Tiger, A-29 Super Tucano), transporte (VC-2, C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília), reconhecimento (VANT RQ-450, E-99) e asas rotativas (VH-34 Super Puma, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk) serão empregadas.

A atuação da Força Aérea Brasileira durante o evento, de forma integrada com órgãos de segurança pública, faz parte de uma autorização da Presidência da Republica para o emprego temporário das Forças Armadas em prol da garantia da lei e ordem.

Comentários
Assista ao vídeo