Notícias - Motor

Dicas UBP: Cuidados com o carro em temperaturas baixas

23 de Julho de 2013

Nesta época do ano, de baixas temperaturas, fazem com que os condutores tenham maior cuidado com os carros, já que os veículos causam muitos problemas no momento da partida. 




Com a tecnologia da injeção eletrônica, os problemas tornaram-se mais simples, porém, os cuidados com o veículo devem ser mantidos. “O carro tem uma temperatura ideal de funcionamento que só é alcançada após o acionamento do eletroventilador do radiador. Por isso, no frio, essa temperatura está muito abaixo do normal quando o carro permanece parado”, explica Edson Bulhões, professor de mecânica automotiva do Senai de Vitória, no Espírito Santo. 



Em tempos frios, é importante esperar um pouco até que o carro esquente o motor. O ideal é colocar a chave de ignição e virar até que o painel acenda. Espere por três segundos, e então acione o motor. O cuidado está em não sobrecarregar o sistema elétrico. O recomendável é ligar o carro primeiramente para depois ligar os sistemas elétricos como o farol, aquecedor e ar-condicionado, se forem necessário.



É relevante lembrar que o motor, câmbio, transmissão, suspensão e freios demoram mais para atingir a temperatura ideal de funcionamento, e por isso não se deve forçar muito o seu carro, pois irá ter outros tipos de problemas.
 

Comentários
Assista ao vídeo