Notícias - Motor

Equipe BMW Motorrad conquista prata inédita para a vela brasileira na Oceania

8 de Agosto de 2013

Válido pela primeira etapa do Campeonato de Hobie Cat da Oceania, o Great Fiji Warm-up terminou nesta quarta-feira (7), com disputas muito acirradas envolvendo vários barcos separados por apenas um ponto. Num duelo particular com os australianos Aaron Worral (campeão mundial de Hobie Cat) e Bradley Wilson e forte marcação entre as duas duplas, Marcos Ferrari e Carolina Sylvestre, da BMW Motorrad, conquistaram um primeiro e um terceiro lugar, garantindo a inédita medalha de prata da competição para o Brasil. O ouro ficou com Worral e Wilson.

O dia final de disputas do Great Fiji Warm-up começou com ventos fortes de 20 nós (35 km/h) em Pacific Harbour. Marcos Ferrari e Carolina Sylvestre saíram na frente, vencendo a primeira regata, e alcançaram os líderes Worral e Wilson. "Nossa preocupação, nessa primeira regata, era velejar em velocidade máxima no vento em popa e ao mesmo tempo evitar uma capotagem frontal, o que aconteceu com vários adversários", ponderou Marcos Ferrari.

Já na segunda regata, os ventos um pouco mais fracos, em torno de 15 nós e que mudavam rapidamente de direção, obrigaram as equipes a fazer ajustes de pressão na vela ao longo da corrida. Empatadas em número de pontos, a dupla brasileira e a australiana se revezaram na liderança durante todo o percurso, novamente com uma intensa marcação. "Perto do final, sofremos uma pequena colisão com a dupla de Hong Kong, que navegava sem direito de passagem. Cruzamos a linha de chegada praticamente empatados com os australianos e o barco de Hong Kong", contou Ferrari.

Fiji Challenge

Primeira dupla brasileira a disputar o Campeonato de Hobie Cat da Oceania, Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, contam com o patrocínio da BMW Motorrad e o apoio de OAKLEY, GARMIN, Tecelagem Santa Constância e Companhia Athlética. Os dois encerraram a primeira etapa, o Great Fiji Warm-up, com cinco vitórias nas doze regatas disputadas. A próxima etapa, o Fiji Challenge, terá início nesta sexta-feira (9) e contará com uma longa regata de percurso contornando as Ilhas Fiji, dividida em cinco pernas - uma por dia. Ganha a dupla que somar o menor tempo acumulado após as cinco etapas. A largada será dada em Pacific Harbour, com destino a Suva. Na sequência, os velejadores tomam o rumo de Leleuvia, voltando depois para Suva.

"Chegamos em Fiji há 9 dias, tivemos cinco dias de aclimatação, quatro dias de competição e agora teremos um dia de descanso antes de iniciarmos este desafio. Estamos completamente adaptados às condições de vento daqui para iniciarmos o desafio", avaliou Marcos Ferrari, contando que os dois vão dedicar a quinta-feira (8) à recuperação física e aproveitar para revisar o barco e os equipamentos de navegação. "Outro fator importantíssimo será a velejada em mar aberto nos trechos oceânicos. Quando estivermos indo de uma ilha para outra, teremos que nos preocupar com os ventos fortes, as grandes vagas (espaço entre as ondas) e principalmente o rumo certo a seguir."

Caroline também está confiante para o próximo desafio em Fiji. "Enfrentamos todos os tipos de ventos, aqui, e estamos bem preparados para este desafio único. Vamos analisar bem os percursos de cada perna, pois passaremos por várias barreiras de coral que, apesar de lindas, são extremamente perigosas. Como a água é absolutamente transparente, não dá para saber exatamente a profundidade em que navegamos e já tomamos vários sustos com isso", completou a velejadora".

Resultado final do Great Fiji Warm-up após doze regatas e dois descartes

1- Aaron Worrall e Brad Wilson (AU) - 16 ponto perdidos (1+1+2+[3]+1+1+2+[3]+2+3+2+1)
2- Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre (BR) - 18 pp (2+3+[4]+2+[3]+2+1+2+1+1+1+3)
3- Murray Peterson e Sharon Rayner (AU) - 30 pp (4+[6]+[6]+1+2+3+4+1+4+4+3+4)
4- Shing Tong e Kit Tong (HK) - 49 pp (7+5+8+[9]+6+[14]+3+4+3+2+9+2)
5- Grahame Southwick e Meliki Tuicaucau/Nunn (FJ) - 50 pp (3+2+3+8+[9]+5+5+6+[9]+6+6+6)

Marcos Ferrari

O velejador fez parte da Equipe Olímpica Brasileira na classe 49er em dois ciclos. Fora da água, Ferrari também é um divulgador da vela em emissoras de TV como ESPN Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo