Notícias - Autoridades

Sérgio Moro recebe título honorário em Universidade americana

21 de Maio de 2018

Convidado para discursar na formatura da turma de 2018 da University of Notre Dame, o juiz Sérgio Moro foi apreciado com o título “Doctors Law Honoris Causa” anunciado pelo reverendo John I. Jenkins.

“Ao corajoso e campeão de justiça que tem lutado para a integridade através da aplicação inflexível da Lei... Por um esforço altruísta para devolver as responsabilidades e integridade ao serviço público”, declarou Jenkins em homenagem.

A função de orador já foi desempenhada anteriormente pelos então presidentes dos EUA George W. Bush (2001) e Barack Obama (2009). Em sua vez, Moro falou sobre o trabalho na Operação Lava Jato, sua importância para o Brasil e citou o emblemático presidente norte-americano, Theodore Roosevelt:

“Este trabalho não tem sido fácil. Velhos hábitos de corrupção sistêmica e impunidade são difíceis de superar. Evidentemente, a corrupção sistêmica descoberta no Brasil é vergonhosa. Mas há outra maneira de ver esse fato. Não há vergonha na aplicação da lei. Como já foi dito pelo ex-presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, "A exposição e a punição da corrupção pública é uma honra para uma nação, não uma desgraça".

Para os alunos da Universidade de Notre Dame,Moro deixou quatro conselhos. Primeiro, nunca desiste de seus sonhos, mesmo se você perder o que importa é o que você representa;

Segundo, lembrem-se que, mesmo que pareça que os desafios diante de você são insuperáveis, você nunca estará sozinho se estiver lutando por uma causa justa;

Terceiro, lembrem-se que seu comportamento pode inspirar outras pessoas. Você ficará surpreso com a forma como outras pessoas poderiam ajudar se tivessem bons exemplos e recebessem os incentivos corretos.

Quarto, nunca se renda aos males da corrupção ou do desespero, não há vitória se, ao longo do caminho, você perder sua alma.

Comentários
Assista ao vídeo