Colaboradores - Valéria Calente

I Congresso de Direito Médico do Conselho Regional de Medicina de São Paulo

25 de Maio de 2018
Mauro Aranha, Lavinio Camarim, Marcos da Costa e Osvaldo Simonelli
fonte: acervo pessoal

Nos dias 23 e 24 de maio o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo realizou o I Congresso Paulista de Direito Médico, sob a coordenação de Osvaldo Simonelli, Superintendente Jurídico e Mauro Gomes Aranha de Lima, Coordenador do Departamento Jurídico.

A interface entre o Direito, a Medicina e a Sociedade foi a temática que conduziu o Congresso, realizado na sede do Conselho, em São Paulo. O evento também marcou a inauguração do novo auditório da instituição.

Foram convidados importantes nomes das áreas do Direito e da Medicina para discutir questões de relevância jurídica e social que envolvem o tema, como a terminalidade da vida, a responsabilidade profissional médica, o ensino médico e os desafios da Medicina para o século XXI.

O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, fez a abertura do evento, que contou também com a presença do coordenador do Departamento Jurídico do Conselho, Mauro Aranha, do corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Fernando Maia Vinagre, e do presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa.

Ao final do primeiro dia foi realizada justa homenagem ao Professor Flaminio Favero, titular do registro no CRM de São Paulo número 1, médico legista, primeiro presidente do CREMESP, que nesta cerimônia foi representado por seus familiares. Nos idos tempos de sua gestão Flaminio Favero ja dizia, na frase abaixo, que está transcrita na placa inaugural do auditório:

“O nosso Conselho não agradou a todos os médicos. Aí está o melhor elogio que eu quero registrar.”

 A cerimônia foi seguida de coquetel, com participação de todos os presentes, em agradável clima de confraternização entre as carreiras medica e jurídica.

No segundo dia de Congresso, com a participação do presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, deu-se o lançamento do Núcleo de Defesa da Prerrogativa Médica, que, a despeito do mesmo serviço prestado pela OAB, reveste-se de extrema importância no desagravo de profissionais.

As jornalistas Patricia Fernandes e Valéria Calente, colaboradoras do Portal Cartão de Visita, e, também, advogadas e membros da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil, participaram do evento.

Confira fotos na galeria abaixo:

Crédito: Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo